Prezados Srs.
Informa-se que durante os meses de junho, julho e agosto estará patente ao público, no Museu Monográfico de Conimbriga, das 10h00 às 19h00, a exposição temporária “Ossos que contam história”.
“A Arqueozoologia (ou Zooarqueologia, como também é conhecida) é a disciplina que estuda os restos dos animais recuperados em sítios arqueológicos. O seu propósito é compreender as relações estabelecidas entre o Homem e o Ambiente do passado. Identificando as espécies animais que caçou, pescou, domesticou ou aproveitou, reconhecendo como elas lhe proporcionaram diferentes recursos – carne, pele, leite, ovos, penas, estrume, ossos… ficamos a saber como chegámos até aqui!
É um vasto domínio de pesquisa que nos permite igualmente reconhecer como evoluíram ao longo do tempo as espécies que partilham connosco o planeta no presente, quando se extinguiram muitas delas, ou ainda, como muitas outras, que aqui viveram há milénios, se distribuem atualmente por regiões distantes do nosso território…
Estima-se que existem aproximadamente 50.000 espécies de vertebrados. No interior de cada uma delas existe um esqueleto, resultado de milhões de anos de evolução e de diferentes estratégias adaptativas aos sucessivos desafios lançados por uma natureza em permanente mudança.
Vamos começar a conhecê-los…”
Mais informação: geral@mmconimbriga.dgpc.pt / 239 941 177
Atentamente
Humberto Rendeiro
Ossos que contam história.jpg
Description: JPEG image
OSSOS QUE CONTAM HISTÓRIA.pdf
Description: Adobe PDF document
Mensagem anterior por data: [Archport] O imaginário extraterrestre na cultura portuguesa : do fim da Modernidade até meados do séc. XIX | Próxima mensagem por data: [Archport] A cabeça da divindade Endovélico em análise, amanhã! |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga: logomarca do cinquentenário | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Museu Monográfico de Conimbriga apresenta: Quarteto Santa Cruz e Joana Neto |