Lista archport

Mensagem

[Archport] Dois artigos sobre couros artísticos existentes em museus portugueses

Subject :   [Archport] Dois artigos sobre couros artísticos existentes em museus portugueses
From :   Franklin Pereira <frankleather@yahoo.com>
Date :   Sun, 13 Oct 2013 12:38:21 -0700 (PDT)

Dois artigos meus foram publicados sobre artefactos de couro artístico de fabrico estrangeiro existentes em museus portugueses:
Fun in the vegetable garden – aesthetics of machine-embossed gilt leather - revista “Leather Artisan” nº 148 (Setembro 2013), pág 15, editada pela Associação de Artesãos do Couro da Nova Zelândia (onde escrevo regularmente desde 1992). Trata de estofos em cadeirão e almofada - em guadameci dourado e pintado -, relevados por molde, com cenas de animais e insectos da horta; considero ser obra francesa do século XIX. Encontram-se no Palácio Nacional da Ajuda.
German leather art in Portugal – the work of Hendrik Schulze - Newsletter” nº 122 (Outono 2013), págs. 16-20, publicada sazonalmente pela “The Tool and Trades History Society”/Inglaterra (onde escrevo regularmente desde 1990). Foca-se no painel, fixo em estrutura de madeira, em couro lavrado, pintado, com folha de ouro, relevado e com cortes sob a derme, assinado pelo mestre alemão Hendrik Schulze (discípulo de George Hulbe); encontra-se no Palácio de Mafra, e existe uma foto do rei D. Luís tocando violoncelo, frente a esse painel, datando de 1889. Refiro ainda um biombo, também na Ajuda, com técnica semelhante, que admito ser da mesma procedência. Graças à revista “Jornal da Mulher” e catálogos de exposições na Sociedade Nacional de Belas-Artes, de inícios do século XX, torna-se possível admitir a influência da arte do couro vinda da Alemanha no desenvolvimento de artistas portugueses (melhor dizendo, portuguesas), em particular na época da Arte Nova. O “Jornal da Mulher” chega a referir artistas alemães de circa 1880, que desenvolveram as artes do couro, espalhando-as pela França, Suécia, Noruega, Áustria, Inglaterra e Holanda, antes de atingir Portugal. Note-se, também, que a corte lusitana ornamentava os interiores palacianos com obras estrangeiras, além das peças portuguesas (nomeadamente cadeiras lavradas).
A publicação no estrangeiro destes (e de outros) pequenos artigos – já inseridos num grande estudo sobre couros portugueses, redigido enquanto bolseiro da Fundação Gulbenkian em 1997-98 – prende-se com a dificuldade em encontrar suficientes revistas nacionais abertas a este serviço de estudo e divulgação do património.




Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Os Maroiços da Ilha do Pico: Arqueologia e (Mau) Jornalismo Próxima mensagem por data: [Archport] Élites et crises dans les sociétés antiques
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Dois artigos e duas notícias Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Dois artigos sobre couros artísticos existentes em museus portugueses