Re: [Archport] Dois artigos sobre couros artísticos existentes em museus portugueses
Caro Franklin Pereira,
Agradeço as informações e relativamente ao último parágrafo posso
referir que a revista "Conservar Património", publicada pela ARP -
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal,
está interessada na publicação desse tipo de estudos.
Trata-se de uma revista com revisão por pares, indexada em várias
bases de dados internacionais, que este ano, após 8 anos de publicação
em papel, passou a publicar-se apenas em formato digital com acesso
livre - com a vantagem de, além de outras, os artigos ficarem
disponíveis poucos dias depois de serem aceites.
Mais informações sobre a revista e o primeiro número em formato
digital estão disponíveis em
http://revista.arp.org.pt/
António João Cruz
------- Mensagem Original -------
De: Franklin Pereira [frankleather@yahoo.com]
Para: Archport@ci.uc.pt [Archport@ci.uc.pt]
Data: 13-10-2013, 20:38
Assunto: [Archport] Dois artigos sobre couros artísticos existentes em museus portugueses
> Dois artigos meus forampublicados sobre artefactos de couro
> artístico de fabrico estrangeiro existentes em museus portugueses:
> Fun in the vegetable garden – aesthetics of machine-embossed
> giltleather - revista “Leather Artisan”nº 148 (Setembro 2013), pág
> 15, editada pela Associação de Artesãos do Couro da Nova Zelândia
> (onde escrevo regularmente desde 1992). Trata de estofos em cadeirão
> e almofada - em guadameci dourado e pintado -, relevados por molde,
> com cenas de animais e insectos da horta; considero ser obra
> francesa do século XIX. Encontram-se no Palácio Nacional da Ajuda.
> German leather art in Portugal– the work of Hendrik Schulze -
> “Newsletter” nº 122 (Outono 2013),págs. 16-20, publicada
> sazonalmente pela “The Tool and Trades HistorySociety”/Inglaterra
> (onde escrevo regularmente desde 1990). Foca-se no painel, fixo em
> estrutura de madeira, em couro lavrado, pintado, com folha de ouro,
> relevado e com cortes sob a derme, assinado pelo mestre alemão
> Hendrik Schulze (discípulo de George Hulbe); encontra-se no Palácio
> de Mafra, e existe uma foto do rei D. Luís tocando violoncelo,
> frente a esse painel, datando de 1889. Refiro ainda um biombo,
> também na Ajuda, com técnica semelhante, que admito ser da mesma
> procedência. Graças à revista “Jornal da Mulher” e catálogos de
> exposições na Sociedade Nacional de Belas-Artes, de inícios do
> século XX, torna-se possível admitir a influência da arte do couro
> vinda da Alemanha no desenvolvimento de artistas portugueses (melhor
> dizendo, portuguesas), em particular na época da Arte Nova. O
> “Jornal da Mulher” chega a referir artistas alemães de circa 1880,
> que desenvolveram as artes do couro, espalhando-as pela França,
> Suécia, Noruega, Áustria, Inglaterra e Holanda, antes de atingir
> Portugal. Note-se, também, que a corte lusitana ornamentava os
> interiores palacianos com obras estrangeiras, além das peças
> portuguesas (nomeadamente cadeiras lavradas).
>
> A publicação no estrangeiro destes(e de outros) pequenos artigos –
> já inseridos num grande estudo sobre couros portugueses, redigido
> enquanto bolseiro da Fundação Gulbenkian em 1997-98 – prende-se com
> a dificuldade em encontrar suficientes revistas nacionais abertas a
> este serviço de estudo e divulgação do património.
>
>