UNIARQ - CURTAS, 30 de Outubro, 2013
No âmbito da operação conduzida pela UNIARQ e pela Palimpsesto no processo de classificação da Arrábida como património da Humanidade, a pedido da Associação de municípios da Região de Setúbal, concluiu-se a reescavação do monumento da Idade do Bronze da Roça do Casal do Meio (Sesimbra). Começaram agora os trabalhos nas Grutas artificiais do Casal do Pardo (um PATA que poderá evoluir em 2014 para PITA, segundo os bem humorados acrónimos da DGPC).
Na Roça do Casal do Meio, os trabalhos foram requeridos por Victor S. Gonçalves, Ana Catarina Sousa e por técnicos da Palimpsesto e da Arqueohoje, duas reputadas empresas de Arqueologia. No caso do Casal do Pardo, as sondagens centram-se em duas anomalias detectadas pelo levantamento geofísico a poucos metros das grutas. São conduzidos por Victor S. Gonçalves e por Michelle Santos, arqueóloga da Câmara Municipal de Palmela, com trabalho de campo assegurado pela Palimpsesto.
Alunos da Faculdade de Letras das unidades lectivas de Introdução à Arqueologia, Sociedades da Idade do Bronze e Seminário 1 visitam hoje o Casal do Pardo, Chibanes (actualmente em escavação por Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares) e o Museu da Arqueologia e Etnografia da Assembleia Distrital de Setúbal.
.
Prof. Victor S. Gonçalves
Centro de Arqueologia - Faculdade de Letras
P-1600-214 Lisboa, Portugal
00351-217920057, 966033693, Fax: 217920059