Lista archport

Mensagem

[Archport] Acerca de ''Arqueologando'' e do ''património como bem de consumo''.

To :   port arch <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Acerca de ''Arqueologando'' e do ''património como bem de consumo''.
From :   Manuel de Castro Nunes <arteminvenite@gmail.com>
Date :   Tue, 4 Mar 2014 21:15:51 +0000

Acerca de ‘’Arqueologando’’ e do ‘’património como bem de consumo’’.

 

Impedido, por motivo de convalescença de uma cirurgia breve recente, de estar presente na sessão de 4 de Março, deixo uma breve reflexão.

É notório que o novo paradigma que se vai consolidando na relação dos profissionais do património com o binómio património versus consumo começa a ser, de um ponto de vista talvez tradicionalista, talvez céptico, preocupante.

Adivinha-se um futuro em que o objecto da musealização deixe progressivamente de ser o património e passe a ser o consumidor.

O objecto da musealização transfere-se progressivamente da parede ou da vitrine para a cafetaria ou para a loja de ‘’recordações’’ numa panóplia de réplicas do consumidor, desde o café ou do galão com torrada à caneca estampada, à agenda, ou ao postal.

Do ponto de vista do conhecimento, de resto, mobiliza-se a sociologia do ‘’marketing’’, passando a ser muito mais relevante compreender e caracterizar o consumidor do que descrever ou compreender o património, que se pressupõe compendiado.

É pois nos estratos mais profundos da génese desta nova disciplina que devemos formular a questão: ‘’Sou ou não sou arqueólogo?’’

E saber como ‘’comeremos’’ o património, com o corpo, com a mente ou com o espírito.

 

Saudações.

Manuel.


--
Manuel de Castro Nunes

Mensagem anterior por data: [Archport] Prazo para preenchimento do Inquérito Individual perto do fim Próxima mensagem por data: [Archport] Conferência em torno da Cerâmica "Campaniense" - Museu Vila Franca de Xira
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Acerca da remota percepção do mundo Próxima mensagem por assunto: [Archport] Acerca de ''Arqueologando'' e do ''património como bem de consumo.