Mangualde investe no Património
FORAIS RESTAURADOS E VALORIZADOS
Assinala-se este ano os 500 anos das cartas de foral.
Os Forais outorgados por Dom Manuel ao concelho de Azurara e ao concelho de Tavares, em 1514, propriedade da Câmara Municipal de Mangualde, foram, recentemente, objecto de intervenção de restauro e conservação. Estas cartas de foral já se encontram novamente à guarda do Município.
A iniciativa foi da autarquia mangualdense, através do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura, e demonstra o zelo pelo passado histórico desta terra. Aqueles documentos históricos, que assinalam, este ano, os 500 anos de existência, foram intervencionados em Coimbra por uma restauradora/ conservadora especialista no assunto.
Os Forais de Dom Manuel são diplomas importantes, pois, longe do carácter de reconhecimento das populações e dos seus direitos e obrigações, e de consolidação de um território e de um reino, como os da Idade Média, pretendiam implementar políticas de uniformização e de ordenamento jurídico do território, assim como a regulamentação dos direitos e deveres tributários perante a Coroa ou para com os donatários.
Mensagem anterior por data: [Archport] Formação Património: a Organização do Sector | 27 Junho | 17h00 | Próxima mensagem por data: [Archport] A peça do mês de Julho - Inscrição em honra do Imperador Augusto, Apresentada pelo Professor Doutor José d'Encarnação, 5 de Julho, às 15h, no MNA |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Food and Drink in Archaeology 2009 | Próxima mensagem por assunto: [Archport] FORAL DE MOURA EM E-BOOK |