Lista archport

Mensagem

[Archport] DRCNorte presente na Feira do Património

To :   "Archport" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] DRCNorte presente na Feira do Património
From :   Comunicação - DRCN <comunicacao@culturanorte.pt>
Date :   Fri, 10 Oct 2014 11:44:01 +0100

DRCNorte presente na Feira do Património

10, 11 e 12 Outubro | Casa da Memória | Guimarães

 

 

A Direção Regional de Cultura do Norte está presente na Feira do Património que, de hoje até domingo, decorre em Guimarães. Oficinas de restauro, ações de conservação, ateliers, e atividades dirigidas aos mais jovens, são algumas das nossas propostas para o fim-de-semana.

A Feira do Património é um encontro de profissionais do meio, alargado a outros agentes económicos dos setores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.

Adicionalmente, a Feira do Património é também um evento para todos que pretende demonstrar como o Património Cultural pode ter um lado lúdico e pedagógico valioso. Apresenta uma programação paralela de eventos culturais para o público generalista com gastronomia, vinhos, música, ateliers, demonstrações de técnicas tradicionais ao vivo, animação pedagógica, conferências e debates.

 

Programa de atividades da DRCNorte na Feira do Património

 

Dia 10 de Outubro

 

- Ações de conservação e restauro de material arqueológico (trabalho realizado pelos técnicos de conservação e restauro do Museu D. Diogo de Sousa).

- Oficinas/atividades lúdico pedagógicas – “Oficina Tesselatum, mosaico romano: o que é e como se constrói”, das 15h às 16h, e “Cerâmica Manual: como fazer em barro”, às 16h, promovidas pelo Museu D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscaínhos.

- Apresentações dos projetos: “Recolhimento da Santa Maria Madalena e São Gonçalo, ou das Convertidas, Braga 2014 - Intervenção de Conservação Preventiva 1ª Fase” e Projeto de construção de uma Rede de Castros do Noroeste Peninsular.

 

Dia 11 de Outubro

- Ações de conservação e restauro de peças em talha da Igreja de S. Cristo de Outeiro, trabalho realizado sob a responsabilidade dos técnicos de conservação e restauro que se encontram a coordenar o trabalho no âmbito do projeto “IGREJA DE SANTO CRISTO DO OUTEIRO. BRAGANÇA. TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ESPÓLIO ARTÍSTICO DA IGREJA”, da responsabilidade da DRCN.

- Oficinas/atividades lúdico pedagógicas – “A Biodiversidade na Cerca do Mosteiro”, das 15h às 16h, atividade promovida pelo Mosteiro de Tibães, pretende explorar os diversos ecossistemas presentes na cerca, nomeadamente no que se refere à sua riqueza em termos de fauna e flora, dando a conhecer as diferentes espécies que aí habitam, procurando assim sensibilizar os participantes para a sua proteção.

- Apresentações dos projetos: “Vale do Varosa” e “Sabores Beneditinos”*

 

*SABORES BENEDITINOS, com degustação de alguns produtos

Nos Mosteiros, o hábito de comer fruta conservada em açúcar ganhava força nos dias de peixe e de jejum, porque se considerava o açúcar um dos alimentos mais nutritivos em comparação com o peixe, frio, húmido e sem grandes componentes nutricionais.

No Mosteiro de Tibães, temos notícias do consumo de marmelada, ladrilhos de marmelada, marmelo aos quartos, geleia, doce de abóbora, pessegada, perada e cidrada. Mas também de doce de chila, ameixa, laranja, ginja, melão, melancia, romã e de pepino.

Outros sabores mais fortes, como o perrexil e a mostarda, faziam também parte do quotidiano alimentar enriquecendo e corrigindo as componentes mais frias e húmidas da carne e do peixe.

 

Dia 12 de Outubro

- Ações de conservação e restauro de peças em cerâmica, realizadas sob a responsabilidade dos técnicos de conservação e restauro que se encontram a realizar o trabalho sob a orientação de Técnicos da DRCN.

- Oficinas/atividades lúdico pedagógicas – “Construção de Máscaras. D. João I e D. Filipa de Lencastre/Afonso Henriques e D. Mafalda” e “Construções de marionetes de sombra: Mumadona/Afonso Henriques/D. João I/ Castelo de Guimarães/ Igreja da Oliveira”, das 15h às 16h, promovidas pelo Paço dos Duques de Bragança e Museu Alberto de Sampaio.

- Apresentação do projeto: “Extensão do Museu Alberto de Sampaio”, recentemente inaugurado.

 

 

Mais informações e programa completo da Feira do Património 2014: http://www.feirapatrimonio.pt/

 

 

 

Logo DRCN

 

 

 





Mensagem anterior por data: [Archport] Visita noturna às gravuras rupestres do Castro da Senhora da Assunção | Barbeita, Monção Próxima mensagem por data: [Archport] Conimbriga e os Caminhos de Santiago
Mensagem anterior por assunto: [Archport] DRCAlgarve_Programa de Apoio à Ação Cultural 2012 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Druidas e o Património