Colegas
Enviamos em anexo um documento que foi motivado pelo processo de Integração dos serviços públicos e competências do sector do Património Cultural nas CCDR.
O documento foi assinado pela maioria dos arqueólogos e investigadores que trabalham nas entidades envolvidas nas transferências, DGPC e DRC (70%).
Trata-se de um assunto que muito nos preocupa, sobretudo pela forma negligente como está a ser tratado e, por isso, no dia 7 de Março o documento anexo foi enviado ao Sr. Ministro da Cultura, solicitando uma audiência sobre esta matéria. Hoje foi acusada a recepção do mesmo e fomos informados que seguiu para o Gabinete da Secretária de Estado da Cultura. Aguardamos ainda o agendamento da audiência.
Foi dado conhecimento desta tomada de posição, com o envio do mesmo documento às Direcções Regionais de Cultura e à Direcção-Geral do Património Cultural.
Também a 7 de Março o documento foi enviado para a Presidência da República, para a Assembleia da República e para o Governo (Primeiro Ministro), verificando-se que tanto os órgãos de soberania, como o Primeiro Ministro, através dos seus serviços, acusaram a sua recepção.
Refira-se, ainda, que a Assembleia da República encaminhou o documento para as Sras. Deputadas e Srs. Deputados da "Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto".
Hoje também, a iniciativa teve eco na comunicação social:
Saudações arqueológicas,
Jacinta Bugalhão, Orlando Sousa e Maria Ramalho