Car@s colegas,
No próximo dia 10 de Abril, pelas 18h00, a Secção de Pré-História da Associação dos Arqueólogos Portugueses retomará a sua actividade com uma conferência.
Título:
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À DECORAÇÃO CERÂMICA DA PRÉ-HISTÓRIA RECENTE. UMA NOVA FERRAMENTA PARA ABORDAR O INDIVÍDUO NO PASSADO.
Autor: Rodrigo Paulos Bravo - Universidad Complutense de Madrid
Resumo:
Em Arqueologia, entre os agentes envolvidos na formação do registo arqueológico, há mais o que nos escapa, do que aqueles que tradicionalmente podemos inferir. Por isso, cada vez mais, os investigadores recorrem a ferramentas já utilizadas noutros campos da ciência para resolver questões cada vez mais complexas. A visão computacional das imagens e a aplicação de algoritmos de Deep Learning já estão a dar frutos nos problemas colocados pelo Paleolítico, mas o seu poder não se esgota aí.
A Arqueologia Experimental oferece um quadro que permite aplicar estes métodos para abordar questões de importância vital para a Pré-História Recente, tais como a técnica utilizada para fazer cerâmica ou mesmo quem a fez. Desta forma, podemos olhar mais de perto para um nível tão complicado como o do indivíduo nas sociedades pré-históricas.
A sessão, para a qual estão todos convidados, irá decorrer no auditório do Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa.
Contamos com a vossa presença!
Secção de Pré-História
Mariana Diniz
César Neves