Lista archport

Mensagem

[Archport] AGENDAR: 26 de novembro

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, <antclass@uc.pt>
Subject :   [Archport] AGENDAR: 26 de novembro
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 10 Oct 2025 20:16:02 +0100

 

Uma imagem com esboço, desenho, desenhos de criança, Gráficos

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

ADECAP – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COOPERAÇÃO EM ARQUEOLOGIA PENINSULAR (Porto)

 

Organiza a seguinte palestra, de acesso livre, por Teams,

no dia 26 de novembro de 2025, às 21,30 h. (hora portuguesa; 22.30 h. (hora espanhola) (não é necessária inscrição)

 

Título:

 

Arqueologia Transfronteiriça: Conectando Paisagens, Comunidades e Conhecimento na Pré-História Recente

 

pela

Prof.ª Doutora Beatriz Comendador Rey

Faculdade de História no Campus de Ourense da Universidade de Vigo

 

Uma imagem com quadro, desenhos de criança, desenho, arte

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Foto enviada pela autora da palestra

 

Resumen:

A arqueologia transfronteiriça propõe um novo olhar sobre o estudo de territórios, paisagens e processos em escalas que transcendam fronteiras políticas modernas. Esta abordagem é essencial para investigar fenômenos da Pré-História Recente, como a circulação de matérias-primas, ideias, animais e pessoas, além da produção de arte rupestre. Esses processos frequentemente ocorreram em regiões que hoje são separadas por limites nacionais, exigindo metodologias colaborativas e uma visão integrada para compreendê-los de forma mais completa.

Esta conferência abordará, em primeiro lugar, como as fronteiras atuais têm fragmentado o estudo de paisagens históricas e como a arqueologia pode superar essas divisões ao aplicar enfoques compartilhados e transregionais. Em segundo lugar, explorará maneiras de praticar uma arqueologia comprometida com a construção coletiva do conhecimento, enfatizando o impacto real e positivo que a disciplina pode ter nas comunidades locais, especialmente aquelas em regiões rurais ou marginalizadas por discursos hegemônicos centralizados.

Por fim, será discutida a importância da descolonização do conhecimento arqueológico, desafiando narrativas que frequentemente excluem territórios periféricos e promovendo um diálogo mais inclusivo e equitativo. A conferência propõe "transfronteirizar" não apenas como um método de pesquisa, mas também como uma prática ética e social, conectando passado, presente e futuro de maneira significativa.

Esta proposta visa inspirar novas formas de pensar a arqueologia e seu papel na sociedade, promovendo uma visão integrada dos territórios e reforçando sua relevância para os desafios contemporâneos.

Palavras-chave: Arqueologia transfronteiriça; Pré-história recente; Arte rupestre; Circulação de matérias-primas; Decolonização; Construção coletiva do conhecimento

 

Autora:

Beatriz Comendador Rei (Vilagarcía de Arousa, 1967) é arqueóloga e professora titular na área de Pré-História da Faculdade de História no Campus de Ourense da Universidade de Vigo. Exerceu funções como decana (2011-2014) e vice-decana (2014-2017) da Faculdade, além de coordenar o Mestrado em Valorização, Gestão e Proteção do Património Cultural (2014-2017). Atualmente, lidera o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Proteção do Património Cultural e coordena o grupo de inovação docente "EducAcción Educação Patrimonial" da Universidade de Vigo.

Especialista em Pré-História Recente, dirigiu investigações em sítios como Penedo Gordo (Vilardevós, Ourense) e A Ceada das Chás/Castelo de Lobarzán, ambos com achados de arte esquemática pintada em Galiza. Foi investigadora no projeto LandCRAFT – Os contextos socioculturais da arte da Pré-História Recente no Vale do Côa- liderado por Lara Bacelar Alves e realizou estadias de pesquisa em universidades e instituições de Portugal e Espanha, aprofundando-se no estudo da pintura esquemática.

Na sua trajetória destaca o compromisso com a valorização do património e a integração de comunidades locais no processo de construção do conhecimento histórico.

 

 

 

 

Link Teams para acesso à palestra: ADECAP | Meeting-Join | Microsoft Teams

https://teams.microsoft.com/meet/3943987557687?p=73SB5cS8qAzuQahyQ4

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Uma arte que vem dos Romanos Próxima mensagem por data: [Archport] CIL XI 7584 encontrada em Nova Orleães
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Afro-Alentejo Próxima mensagem por assunto: [Archport] A Idade do Bronze no Alentejo Interior