Evento de divulgação científica
Inaugura no dia 13 de setembro de 2019, pelas 17h, no Pátio das Laranjeiras do Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional, a exposição itinerante “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2017”, onde permanecerá patente ao público até dia 3 de novembro próximo. A entrada é gratuita.
A exposição tem como objetivo promover o conhecimento gerado pela arqueologia e sensibilizar o público para esta atividade, através da apresentação de algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas realizadas em 2017 em todo o território nacional. Anualmente são realizadas mais de 1500 intervenções arqueológicas e identificados importantes sítios arqueológicos, mas frequentemente esta informação passa despercebida do público em geral.
Na inauguração, haverá lugar à apresentação da exposição “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado” por Maria Catarina Coelho, Diretora do Departamento dos Bens Culturais da DGPC. Em seguida, o arqueólogo Virgílio Hipólito Correia apresenta uma conferência sobre os últimos trabalhos arqueológicos realizados nas ruínas romanas de Conimbriga. O encerramento dos trabalhos será efetuado por José Ruivo, Diretor do Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional.
Esta exposição é promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, contando também com a participação da Direção Regional da Cultura dos Açores.
Depois de Lisboa, Faro, Sintra, Vila Nova de Gaia, São Pedro do Sul, Alcobaça, e, agora, Conimbriga esta exposição continuará a percorrer o país durante o corrente ano.