Lista archport

Mensagem

[Archport] Faleceu René Rebuffat

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Archport] Faleceu René Rebuffat
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 2 Dec 2019 12:44:52 -0000

         Acaba Yann Le Bohec de me informar que, aos 89 anos, acaba de falecer René Rebuffat.

         Para quantos tivemos a alegria de o conhecer, guardaremos dele a imagem do historiador e do arqueólogo mui competente, um dos que melhor conhecia a história antiga de Marrocos e da África romana, em geral; e, para além disso, a do amigo e companheiro sempre bem disposto.

         Recordarei sempre a entusiasmada conferência que nos fez, no Centre Pierre Paris, em 1977, sobre as últimas descobertas num oásis perdido, em Golaia, no deserto da Tripolitânia... Era o vento que fazia descobrir as inscrições e havia uma ao Génio de Golaia em cada uma das portas do acampamento. Daí que eu me haja feito eco dessas informações:

 

Quand la vexillatio de la IIIème Legión Augusta Pia Victrix Severiana, au début du IIIème siècle, est arrivée à un oasis perdu du désert lybien, la première chose que les soldats on fait a été bâtir un temple au dieu Hammon et leur legatus, C. Iulius Dignus, dans la chapelle du praetorium a fait faire, tout de suite, une inscription Genio Gholaiae (Golaia c’etait le nom de l’endroit), pro salute Augustorum, et il l’écrit expréssement : «qui primo die quo ad locum ventum est ubi domini nostri tres castra fieri iusserunt locum consecravit». Dès le premier jour, la consécration au Génie local. Parce qu’il fallait créer de bonnes racines, en toute Amitié avec les dieux.

 

         No final da conferência, tão entusiasmados ficámos que nos perguntávamos «onde é que está o avião para irmos de imediato para Bu-Njem!»!!!

         Mostrou-me, um dia, aquando de uma das sessões de L’Africa Romana, creio que na Tunísia, dois dos utensílios que trazia sempre no bolso: um bâton para o cieiro e um apito (este para uma emergência de assalto, por exemplo, porque daria ao ladrão a ilusão de estar a polícia por perto!...).

         Um amigo, um entusiasta pelo seu trabalho!

         Que descanse em paz o grande lutador, o grande Mestre!

 

                            J. d’E.

 

        

        

        

............................................

Professor Doutor José d'Encarnação

R. Eça de Queiroz, 89

PAMPILHEIRA

P - 2750-662 CASCAIS

Tel. (+351) 214 866 409

TM: (+351) 96 302 34 10

 

Attachment: René Rebuffat.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Archport] Boletim UNIARQ DIGITAL 34 - Dezembro de 2019 Próxima mensagem por data: [Archport] Lançamento da Bolsa DAI 2019 para o ano de 2020
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] FALECEU O HISTORIADOR JUAN JOSÉ ZOZAYA Próxima mensagem por assunto: [Archport] Faleceu Romero de Magalhães