Lista archport

Mensagem

[Archport] Fwd: Pequena exposição bibliográfica na BA: Manuel Farinha dos Santos

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fwd: Pequena exposição bibliográfica na BA: Manuel Farinha dos Santos
From :   Rui Gomes Coelho <ruigomescoelho@gmail.com>
Date :   Mon, 2 Dec 2019 13:19:41 -0500

Caros colegas,

Tive a oportunidade de expressar a minha preocupação sobre esta exposição à sua organizadora, na Biblioteca de Arqueologia da DGPC. No entanto, dado que se trata de uma instituição pública e que a mostra tem estado a ser divulgada na Archport, entendi partilhar a minha opinião convosco (ver abaixo). Resumindo numa frase: nos tempos que correm não podemos normalizar figuras como Manuel Farinha dos Santos.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Gomes Coelho 

Sent from my iPhone

Begin forwarded message:

From: Rui Gomes Coelho <rui_gomes_coelho@brown.edu>
Date: December 2, 2019 at 10:29:44 AM EST
To: ftorquato@dgpc.pt
Subject: Re:  [Archport]  Pequena exposição bibliográfica na BA: Manuel Farinha dos Santos

Cara Fernanda Torquato,

Espero que esta mensagem a encontre bem, e quero aproveitar para agradecer o trabalho que tem feito em prol da arqueologia portuguesa através destas exposições bibliográficas. Não existe comunidade profissional sem memória, e a sua atividade tem providenciado muitos recursos para refletirmos sobre a arqueologia portuguesa.

É precisamente por isso que lhe escrevo hoje. Como não existe comunidade sem memória, não podemos ignorar que esta tem um contexto em que é produzida e valorizada. 

Farinha dos Santos foi um arqueólogo com um extenso percurso profissional. No entanto, ele não foi apenas arqueólogo: foi inspetor da PIDE e esteve envolvido na tortura de opositores políticos, alguns deles bastante conhecidos (Domingos Abrantes e Mário Soares). Foi por isso mesmo condenado em tribunal depois da instauração da democracia. 

Enquanto arqueólogo, a sua atividade não esteve dissociada da experiência na polícia política. Por exemplo, em 1969 ele propôs a criação de um ficheiro geral da arqueologia portuguesa em que se centralizassem informações sobre toda a atividade arqueológica. Pode parecer uma excelente ideia, mas na época a proposta foi motivada por uma intenção disciplinadora e punitiva. Também se sabe que a forma como Farinha dos Santos geriu a descoberta da gruta do Escoural beneficiou do peso social de ter sido um inspetor da PIDE.

Seria muito importante que as informações veiculadas por uma instituição pública como a DGPC tivessem mais nuance, dando a conhecer figuras históricas como Farinha dos Santos em toda a sua complexidade e não de forma higienizada. Como instituição pública, a DGPC tem o dever de contribuir para o aprofundamento de um país informado e democrático. Não é possível separar o arqueólogo do inspetor da PIDE. Nos tempos que correm, em que voltam a aparecer sombras no horizonte político, não podemos normalizar percursos como o de Farinha dos Santos.

Obrigado pela atenção e continuação de bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Gomes Coelho 

Sent from my iPhone

On Dec 2, 2019, at 6:41 AM, José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> wrote:



Bom dia

 

A obra de Manuel Farinha dos Santos está  em destaque na Biblioteca de Arqueologia da DGPC, numa pequena exposição bibliográfica, de 1 a 31 de dezembro de 2019.

Esta exposição é a quadragésima segunda de uma série que pretende destacar a obra dos autores com bibliografia no acervo da  BA que têm relação com o acervo epistolar de Georg e Vera Leisner, também ele depositado na biblioteca.

 

Neste âmbito, sugere-se a consulta do Arquivo Leisner, onde se encontra a correspondência trocada entre este autor e  o Casal Leisner, assim como a leitura de uma pequena Biografia

 

 

No caso de querer ver este e/ou os anteriores “biografados” pode fazê-lo consultando o seguinte endereço:

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/exhibitions/obra-de-manuel-farinha-dos-santos-esta-em-destaque-na-biblioteca-de-arqueologia-da-dgpc/

 

 

Aproveitamos para agradecer a amável colaboração do Professor Doutor João Luís Cardoso, que se prontificou a elaborar e ceder a biografia apresentada.”

 

 FT

 

 

 


Fernanda Torquato

(bibliotecária)

Biblioteca de Arqueologia

Divisão de Documentação, Comunicação e Informática (DDCI)

Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)

Palácio Nacional da Ajuda

Ala Norte - 2º Piso

1349-021 LISBOA (PORTUGAL)

Tel.: 351 21 361 42 00 (Ext. 1298)

Email: : ftorquato@dgpc.pt

 

 

<image003.gif>

<image004.gif>

 



_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport




Mensagem anterior por data: [Archport] Fwd: MNA DIGITAL Dezembro 2019 Próxima mensagem por data: [Archport] Archaeofauna
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fwd: O TEXTO DO ANÙNCIO (OBRIGADO) Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fwd: Programa_Encontro Internacional “O Território e a Gestão dos Recursos entre a Antiguidade Tardia e o Período Islâmico”- Mértola, 10 e 11 de Maio