Caríssimos colegas, professores e amigos,
Isto não é só "Conversa" :) Também há algum trabalho de campo. Por isso, aqui vai uma partilha...
O Modelo 3D de um
Marco de Foro (a designação é atribuída, pelo que se aceitam melhores e mais adequadas).
Esta peça está numa propriedade particular, aqui em Vila Franca do Campo, e não tenho muitas informações sobre o fenómeno, à excepção de um
texto de jornal, por sinal muito bem elaborado, sobre algo análogo que ocorre em Angra do Heroísmo, mas como elemento integrado nas paredes das casas e não nos terrenos rústicos associados.
Agradecem-se eventuais recomendações bibliográficas.
O proprietário, holandês de naturalidade, contactou um guia turístico. Por sua vez, o guia turístico contactou a Câmara e eu acabei por ir ao local, onde estão duas pedras destas, exatamente iguais, a uma distância de c. de 25m, encostadas a um muro.
Uma está no seu local original. A outra foi retirada, mas o local original identificado, pois foi o próprio proprietário que a retirou. Pese embora a "descontextualização", foi-me possível realizar este modelo 3D e a informação do local de recolha também, que já temos registada topograficamente. A "musealização" é apenas uma experiência, também a melhorar.
Acabámos por conseguir, desta forma, disponibilizar a peça, e a história que ela conta (em construção), ao público em geral, sem intervir quer na privacidade dos proprietários, quer no seu contexto, que se mantém original (pelo menos o marco que não foi retirado).
Fico a aguardar o vosso feedback... 🙂
Um agradecimento especial ao Prof. Encarnação, pelas conversas já trocadas sobre o assunto.
Cumprimentos a todos e a todas e, com especial apreço pelos residentes na Região de Lisboa, saúde!
--