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[Archport] Fwd: MNA DIGITAL Julho 2020

To :   Archport <Archport@ci.uc.pt>, histport <histport@ml.ci.uc.pt>, museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fwd: MNA DIGITAL Julho 2020
From :   Filomena Barata <barata.filomena@gmail.com>
Date :   Thu, 2 Jul 2020 15:03:18 +0100



MNA DIGITAL Julho 2020
MNA Digital: Boletim n.º 70
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Primeiro Domingo do Mês
Primeiro Domingo do Mês
5 de Julho


O MNA promove mensalmente uma visita gratuita à exposição "Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)" guiada pela mediadora cultural Isabel Maria Leal.
As inscrições são limitadas a 10 pessoas, no próprio dia da visita, ao balcão da receção do museu.

Para mais informações contactar pelo endereço eletrónico: malbuquerque@mnarqueologia.dgpc.pt 
Notícias do MNA
Jornadas Europeias de Arqueologia
19 a 21 de junho



O MNA aderiu, a exemplo de 2019, às Jornadas Europeias de Arqueologia, que tiveram lugar de 19 a 21 de junho, através da partilha de reconstituições em 3D, reportagens, visitas virtuais ou eventos.


Poderão as mesmas ser consultadas aqui.
Para ver no MNA
Exposições permanentes
Tesouros da Arqueologia Portuguesa
 
Coleção de ourivesaria arcaica constituída por cerca de 1.500 peças, fruto de aquisições e recolhas avulsas, das quais 600 se encontram expostas. Da coleção de joalharia antiga destaca-se um conjunto de ourivesaria Pré e Proto-histórica, um dos mais importantes em toda a Europa. Este conjunto contribui decisivamente para que o MNA seja o museu nacional com o maior número de bens classificados como "Bens de Interesse Nacional" (Tesouros Nacionais).
Antiguidades Egípcias
 
Coleção constituída por 586 peças das quais 309 se encontram expostas. O acervo é a mais numerosa colecção em Portugal e foi reunido por José Leite de Vasconcelos e pela família real, tendo sido também significativas as doações da família Palmela, Bustorff Silva e Barros e Sá. As peças expostas encontram-se distribuídas de acordo com um critério temático-cronológico desde a Pré-História à Época Copta, abrangendo um período de mais de 5.000 anos de História.
Exposições temporárias
Identidade e Cultura.
Património Arqueológico de Sharjah (EAU) 


A exposição "Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)" dá a conhecer a ocupação humana numa parte da Península Arábica - o território de Sharjah -, desde a Pré-História à contemporaneidade.
Numa organização da Direcção-Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia e da Autoridade Arqueológica de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a exposição estará aberta ao público, em Lisboa, até ao final de 2020.
O conjunto de bens culturais expostos, num total de cerca de 170, integra os cedidos por Sharjah, e outros, propriedade de relevantes instituições culturais portuguesas, tais como: Direção-Geral do Património Cultural, Arquivo Nacional/Torre do Tombo, Biblioteca do Forte de São Julião da Barra/Ministério da Defesa Nacional; Academia Militar/Exército Português, Sociedade de Geografia de Lisboa, Academia de Ciências de Lisboa, bem como dos colecionadores Mário Roque e Mário Varela Gomes.





 
Religiões da Lusitânia. 
Loquuntur Saxa

 
Retomando um tema e uma perspetiva de estudo muito cara a José Leite de Vasconcelos, apresenta-se esta exposição que convida a conhecer duas tradições religiosas, Hispania Aeterna e Roma Aeterna, que se mesclam por força da Pax Romana, e que foram estudadas de forma exaustiva pelo eminente investigador e fundador do museu, dando origem a uma importante obra cientifica e literária comemorada nesta mostra expositiva.
Cornellius Bocchus.
Um Lusitano Universal


No âmbito da programação "Mostra Espanha 2019", o Museu Nacional de Arqueologia organizou com o Centro de Arqueologia de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa, o Museo Nacional de Arte Romano e o Consórcio Ciudad Monumental de Mérida, esta exposição, visando conhecer melhor o legado romano.
Nela estão em destaque uma inscrição proveniente de Lisboa e a inscrição de Bocchus de Mérida.
Lucius Cornelius Bocchus é um cidadão romano nascido na Lusitânia, pertencente a uma família muito representada na epigrafia de Salacia (Alcácer do Sal), aceitando-se que aquela ali se tenha fixado no final da República / início do Império. Foi homenageado em várias cidades. Algumas inscrições, identificadas em centros urbanos na antiga província da Lusitânia romana e mesmo em outros pontos do Império, apresentam idêntico apelido Bocchus, mas nomeiam diferentes ascendentes paternos, referindo-se, pois, a mais do que um indivíduo.
Tributo às Gravuras do Côa

O Museu Nacional de Arqueologia, em colaboração com a Fundação Côa Parque, inaugurou a 30 de Janeiro a exposição “Tributo às Gravuras do Vale do Rio Côa” .
Esta exposição é composta por obras de artistas portugueses, nomeadamente Mário Cesariny, Graça Morais, Rui Chafes, Rui Sanches, José Pedro Croft, Manuel Zimbro, Lourdes Castro, Ângelo de Sousa, Ilda David, Pedro Proença, Pedro Calapez, entre outros, que se associaram ao movimento social que, em meados dos anos 90 do século XX, impediu a construção de uma barragem no Rio Côa que implicaria a destruição deste património.
A exposição é acompanhada por um catálogo organizado por Ana Pessoa Mesquita com textos de Pedro Proença e de Duarte Belo, também autor das fotografias.
A mostra que agora está patente no MNA foi organizada pela primeira vez pela editora Assírio & Alvim, em 1995, tendo sido inaugurada a 5 de Maio, sob o título «Artistas por Foz Côa».

 
 
Taça de Troia em exposição no MNA
 
Tem estado temporariamente exposta ao público no MNA, após o que regressará, em data ainda a definir, ao Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, a denominada "Taça de Troia", descoberta em 1814, naquele importante sítio com ocupação romana.

A peça foi apresentada ao público no dia 13 de dezembro de 2018,  no Museu Nacional de Arqueologia, na sequência da visita do Presidente da República e da Ministra da Cultura, por altura da celebração do 125º aniversário do Museu. 
Na ocasião, foram apresentados os estudos da investigação arquivística e química efetuados, na sequência da reidentificação da taça nas coleções da Fundação da Casa de Bragança.
Foi a investigação científica realizada por Maria Teresa Caetano Aqui  que possibilitou a reconstituição da história deste objeto, após a sua descoberta em Troia e a sua integração na coleção de D. Fernando II.

Relembramos que a história desta taça e o seu feliz reencontro foi alvo de um artigo na National Geographic.



Desenhos  (adap.) a partir dos publicados pelo Padre Gama Xaro in “Annaes da Sociedade Archeologica  Lusitana”, Imprensa Nacional,  n º 1 ,1850, Lisboa. Aqui
 
Exposições Virtuais
 Exposições Virtuais do MNA disponíveis no Google Arts & Culture
 
O MNA é um dos 22 museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que integra o projeto "Portugal: Arte e Património", apresentado no passado dia 15 de janeiro no Museu Nacional dos Coches. Aqui 

Resultado de uma parceria entre o Google Arts & Culture e a DGPC, no âmbito do projeto Simplex+, o MNA disponibiliza, digitalmente naquela plataforma, bens culturais pertencentes ao seu acervo e exposições virtuais.

Pode agora ficar a conhecer um pouco melhor as coleções do MNA e visitar virtualmente algumas das exposições que propomos aqui.

No final do mês de Março de 2019, foi disponibilizada mais uma exposição dedicada ao «Naufrágio do San Pedro de Alcantara1786» e, em Dezembro, a exposição sobre «O Mosaico das Musas».

No passado mês de Abril, foi lançada a exposição «Lisbon Mummy Project».





 
LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades»
 
No âmbito da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades» que teve lugar no Museu Nacional de Arqueologia, o Município de Loulé realizou uma mostra virtual sobre a mesma que vos convidamos a conhecer aqui.
Biblioteca



A biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia é uma das mais importantes e mais antigas bibliotecas portuguesas (instituída pelo decreto de 24 de dezembro de 1901) especializadas em Arqueologia, possuindo igualmente um acervo significativo na área da Etnografia e da Museologia.

Conta com cerca de 23.000 monografias e 1800 títulos de publicações periódicas e uma mapoteca constituída por 1500 cartas geológicas, topográficas e diversas. 

Possui ainda coleções especiais com cerca de 2000 manuscritos, 5 incunábulos, e mais de 2000 livros antigos, 917 folhetos de literatura de cordel, cerca de 3900 registos de santos e ainda gravuras diversas. A maior parte destas coleções especiais encontra-se já catalogada e disponível na base de dados on-line.
 

Arquivo Histórico Digital

A digitalização do Arquivo Histórico do Museu Nacional de Arqueologia é uma prioridade desta Instituição. Pese ser ainda reduzida a documentação histórica digitalizada, está parcialmente disponibilizado ao público o epistolário de José Leite de Vasconcelos, o que tem maior procura por parte dos investigadores e público em geral, no Site do Museu, que pode ser consultado. Aqui .

O MNA encontra-se a trabalhar, em diálogo com a comunidade científica, no sentido de serem  disponibilizados novos núcleos documentais.

O Arquivo Histórico do Museu Nacional de Arqueologia contempla vários fundos documentais, como os arquivos pessoais dos primeiros diretores que incluem a sua correspondência e manuscritos relacionados com a sua atividade profissional. Destaque para o de José Leite de Vasconcelos, de Manuel Heleno, de Sebastião Estácio da Veiga, e de antigos funcionários, para além do arquivo do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia, bem como algumas doações.

 

Serviço Educativo e de Extensão Cultural
 



O Serviço Educativo e de Extensão Cultural o Museu acolhe e promove um conjunto de atividades educativas, a exemplo de visitas orientadas e temáticas, no âmbito das exposições permanentes e temporárias. Promove outras ações de índole formativa como ateliês pedagógico-didáticos para públicos escolares e não escolares, e participa em múltiplos eventos de divulgação das atividades do Museu.

Neste momento, o MNA tem disponível um conjunto de materiais didáticos, consultáveis aqui.


 
Pode contactar o serviço através do endereço de e-mail
malbuquerque@mnarqueologia.dgpc.pt.


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Loja
 

 
A loja do Museu Nacional de Arqueologia disponibiliza uma variada gama de produtos que obedecem aos mais elevados padrões de qualidade. 
Aqui poderá encontrar também um vasto conjunto de edições, designadamente o «Arqueólogo Português» e catálogos das exposições do MNA.

Já é possível adquirir na Loja do MNA, máscaras sociais reutilizáveis em têxtil com 2 padrões diferentes. O padrão das Musas alusivos ao Mosaico das Musas de Torre de Palma das coleções do MNA (nº de inventário 999.149.1) e o padrão com o guerreiro calaico-lusitano das colecções do MNA (nº de inventário E3397).
Existem máscaras em tamanho M e tamanho L e seguem as normas do CITEVE 5089/2020, NÍVEL 3. Contém 5 filtros.

O preço por unidade de venda ao público é de € 8,50.

Poderá ainda adquirir um conjunto de pequenas recordações que o farão lembrar a sua visita a algumas exposições.
 
T-Shirt
Preço –5,00 €
T-Shirt algodão "Museu Nacional de Arqueologia"


 
O Site do MNA e as Redes Sociais
O Museu Nacional de Arqueologia encontra-se representado nas redes sociais. Pode visitar-nos aqui:

Página do Site do MNA Aqui




Página do MNA no Facebook Aqui

Extramuros

Exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património / Enchanted Places, Heritage Spaces”.
Museu Nacional de Etnologia, 31 janeiro a 4 outubro 2020

 

O Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, inaugurou no dia 30 de janeiro a exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património / Enchanted Places, Heritage Spaces”.
Para esta exposição o Museu Nacional de Arqueologia cedeu seis fragmentos de talhas islâmicas provenientes de Mértola e três documentos.  A exposição estará patente ao público  de 31 de janeiro a 4 de outubro de 2020.

A Exposição é realizada no âmbito do Projecto HERILIGION (“The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe” - HERA.15.033), financiado pela União Europeia, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia e é o culminar da pesquisa desenvolvida em Portugal, entre 2015 e 2019.
 
Resultando de um consórcio constituído por cinco países (Dinamarca, Holanda, Polónia, Portugal e Reino Unido), este Projeto de investigação foi desenvolvido em locais religiosos e patrimoniais desses mesmos países, e teve como objetivo compreender as consequências da patrimonialização de sítios, objetos e práticas religiosas.
 
Em Portugal o projeto incidiu sobre quatro estudos de caso – Fátima, Lisboa (Mouraria), Mértola e Sintra –, tendo a pesquisa antropológica sido assegurada por uma equipa de investigadores e bolseiros de investigação pertencentes ao Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da FLUL e ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).
Inauguração da Exposição Itinerante "Baçal Segundo o seu Abade»



O Museu do Abade de Baçal, em colaboração com o Museu da Terra de Miranda, inaugurou em 9 de novembro a exposição  itinerante “Baçal segundo o seu Abade”.
Para esta exposição o Museu Nacional de Arqueologia cedeu 6 bens culturais, 3 documentos e 3 fotografias do Arquivo Pessoal Leite de Vasconcelos.
Esta exposição documental, comissariada por João Carlos Garcia, retrata a passagem de Orlando Ribeiro por Bragança, os seus contactos científicos com Francisco Manuel Alves, abade de Baçal, e as suas relações com José Leite de Vasconcelos. 
A exposição “Baçal segundo o seu Abade” estará patente ao público no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, entre 9 de novembro de 2019 e 26 de janeiro de 2020, seguindo depois para Miranda do Douro para o Museu da Terra de Miranda, entre 7 de fevereiro e data a anunciar.

 
Exposição “Francisco de Holanda em Évora. Nascimento de um artista humanista. 1534-1537/ 1544-1545”
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, 28 de Dezembro a 31 de Agosto 2020
 
O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, inaugurou em 28 de Dezembro 2019 a exposição “Francisco de Holanda em Évora. Nascimento de um artista humanista. 1534-1537/ 1544-1545”.
Para esta exposição o Museu Nacional de Arqueologia cedeu 33 fragmentos iluminados, em pergaminho, com letras capitulares, de Francisco de Holanda.

 
 
"Idolos Oculados. Miradas Milenarias"
Museu Arqueológico de Alicante
Desde 29 de janeiro a 5 de julho 2020.


O Museu Arqueológico de Alicante inaugurou a 29 de Janeiro uma exposição, comissariada por Jorge A. Soler Díaz e Primitiva Bueno Ramírez, em parceria com o Museu Arqueológico Regional de Madrid, sobre "Idolos Oculados. Miradas Milenarias".
Para essa mostra o Museu Nacional de Arqueologia cedeu 37 importantes bens culturais da sua colecção, como diversos ídolos, placas de xisto e vasos cerâmicos, sendo oito classificados como Bens de Interesse Nacional, vulgo “Tesouros Nacionais”, alguns dos quais mereceram particular destaque, a exemplo das placas de xisto antropomótficas, designadamente a proveniente de Mértola (MNA N.º de Inventário: 2006.370.1), e o ídolo oculado proveniente de Moncarapacho (MNA N.º de Inventário: 8594).

Inaugurará a 23 de julho Museu Arqueológico Regional de Madrid, em Alcalá e Henares, até 10 de janeiro de 2021.


O vídeo da exposição poderá ser visto Aqui




Ao abrigo desta colaboração entre as duas instituições, foi cedido temporariamente ao Museu Nacional de Arqueologia um fragmento de uma estátua monumental em bronze da cidade romana de Lucentum, representando a mão de um imperador que segura uma espada com o punho rematado por uma águia bicéfala.

 
 
Notícias em destaque

Digitalização do Manuscrito com Poemas em Criolo

O manuscrito único e de relevantissimo interesse histórico, linguístico e literário sobre Batavia do século XVIII, hoje Jacarta, capital da Indonésia, já divulgado no Boletim Digital o mês de Junho motivará a publicação pela Imprensa Nacional do seu facsimile em livro – “O Livro de Pantuns de Lisboa”. Encontra-se em fase de digitalização na Imprensa Nacional.
Esta descoberta, que regista um forte envolvimento da equipa do MNA, volta a chamar a atenção para o relevante acervo do Museu, instituição que guarda documentos relevantes de várias tipologias e naturezas, muitos deles reunidos graças a labor de José Leite de Vasconcelos que, com um olhar sempre plural, pretendia garantir a mais completa e caracterização do “Homem Português” e do seu registo arqueológico e antropológico. 
O estudo do documento está a ser efetuado por uma equipa de investigadores portugueses e estrangeiros e conta com a participação de Alan Baxter, linguista australiano, especialista em crioulos, precisamente porque além de poemas malaios, há também poemas em crioulo de base portuguesa.
Segundo o Professor Ivo Castro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que coordena a equipa de investigação, “este manuscrito parece ser a única fonte escrita contemporânea (XVII) para um tipo de poesia em malaio e crioulo que era popular em Java. Claro que há recolhas novecentistas dessa literatura e documentação linguística moderna, mas não havia um original do tempo.”
Recorde-se que Pantum é um poema de origem malaia “composto de quadras com rima cruzada, e caracterizado pela repetição de certos versos e pelo paralelismo de duas ideias centrais”. É uma forma de expressão oral tradicional.
A notícia foi agora tornada publica em Macau, no Jornal Tribuna de Macau

Guerreiro galaico-lusitano, proveniente de Outeiro, Castro de Lezenho, de regresso ao MNA 

O MNA integrou temporariamente a exposição "Galicia, un relato en el mundo", apresentada no Museo Centro Gaiás, da Fundação Cidade de Cultura, em Santiago de Compostela.
Esta exposição, inaugurada em 8 de novembro de 2019, foi patrocinada pela Xunta de Galicia, no contexto da "Cidade Da Cultura" e foi comissariada por Manuel Gago Mariño.
Este bem cultural, proveniente de Outeiro, Castro de Lezenho, é classificado como de Interesse Nacional (vulgo, Tesouro Nacional) e encontra-se, desde o dia 17 de junho, de novo patente ao público na exposição “Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa”, em quarentena, cumprindo todas as recomendações emanadas pela DGS calibradas com as boas práticas instituídas no MNA.


Imprensa Nacional associou o Museu Nacional de Arqueologia  em projecto de disponibilização digital de obras

A Imprensa Nacional, a Editora do Estado, criou mais um projeto de serviço público, que ganhou especial relevância, no momento em que grande parte da população portuguesa está em isolamento social, devido à pandemia de COVID-19 e à declaração de Estado de Emergência Nacional.

O projeto “Livros para a Quarentena” partiu da constatação de que, por um lado, grandes setores da população dispõem de mais tempo livre, devido às restrições de circulação impostas e à orientação de confinamento e, por outro, devem ter à sua disponibilidade, via digital, produtos culturais de inegável qualidade que a IN tem no seu catálogo e pode disponibilizar livremente.

Nesta primeira fase, trata-se de dar o acesso a obras fundamentais da Cultura Portuguesa, publicadas no âmbito da colecção “O Essencial Sobre”, bem como outras obras em versão digital.

O Museu Nacional de Arqueologia aceitou o honroso convite da Direção da Unidade de Edição e Cultura da Imprensa Nacional para ser a primeira instituição a associar ao projeto, disponibilizando digitalmente algumas obras que preservam e divulgam também o essencial da memória, do património e da investigação científica, bem como as colecções do Museu.

O Arqueólogo Português, publicação periódica centenária, espécie de repositório da Arqueologia Portuguesa, uma das mais antigas e prestigiadas do género na Europa em continuidade de edição, ficou acessível aqui.

Importa recordar que o Doutor José Leite de Vasconcelos (1858-1941), o primeiro diretor do Museu Nacional de Arqueologia, era um autor prolixo do catálogo da Imprensa Nacional e, em 1895, logrou garantir as condições para publicar com a chancela da Editora do Estado a revista oficial do Museu, ligando assim indelevelmente as duas instituições..

No século XIX como no século XXI, em momentos mais favoráveis como em momentos especialmente difíceis, as duas instituições - Museu Nacional de Arqueologia e a Imprensa Nacional - estão juntas, partilhando o objetivo de prestar um serviço público de qualidade.

António Carvalho

Diretor do Museu Nacional de Arqueologia

 

Os Museus, Palácios e Monumentos nacionais vão associar-se à campanha do Turismo de Portugal de atribuição de selo “Clean & Safe”.

Esta campanha foi criada como forma de reconhecer as empresas e organismos com interesse para o setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde, evitando a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

Pretende-se, desta forma, incentivar e reforçar a confiança no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.

A medida, dinamizada pelo Turismo de Portugal, conta com a garantia que os Museus, Palácios e Monumentos nacionais cumprem todos os requisitos definidos pela DGS.

O Museu Nacional de Arqueologia integra a lista do locais com interesse turístico que cumprem os requisitos da DGS.

Publicação em destaque

Publicação em Destaque 

O MNA destaca o Catálogo da exposição “Religiões da Lusitânia” – LOQUUNTUR SAXA, em versão encadernada, editado em 2002, de que existem poucos exemplares, completos 18 anos da sua inauguração, a 27 de junho passado.

Com coordenação geral de Luís Raposo e coordenação científica de José Cardim Ribeiro, a diversidade e a qualificação do expressivo número de autores envolvidos nesta publicação continuam a constituir umas edição de consulta ainda hoje fundamental em torno das Religiões da Lusitãnia.

Preço Versão Encadernada: € 100,00 

Peça em destaque

Tendo já passado o Solstício, inaugurando o Verão, lembramos a importância que o Sol assumiu, desde as primeiras sociedades nómadas, no Egito com Rá, o deus da "barca solar", a divindade central do panteão egípcio, e muitas outras divindades. O seu culto prevalece do Oriente ao Ocidente mediterrânico em época Greco-romana.
Sekhmet era, no Antigo Egito, a deusa da vingança, da guerra e medicina. Era o símbolo da punição de Rá, também ele o deus sol. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis. A deusa egípcia é normalmente representada com a cabeça de uma leoa e tem o calor do sol como o seu principal poder.
O Sol ou Ormuzd, para os Persas, enquanto fonte de Luz, representava a Vida, a Saúde e a Fertilidade da terra, enquanto criadora de todas as coisas necessárias à sobrevivência do Homem. Por sua vez, à Lua ou Ahrimã, atribuíam-lhe forças maléficas; as trevas, a esterilidade da Terra, a obscuridade e a desordem.
As forças de Ahrimã são repelidas por Ormuzd, deus da luz, da ordem e do bem, que usa como arma o relâmpago, Atar.
Por sua vez, Mitra, essa divindade também de origem persa que os soldados romanos importaram para o Império, representa a Luz Celestial, ou a essência da Luz, que desponta antes do Astro-Rei raiar e que ainda ilumina depois dele se pôr e, porque dissipa as trevas.
É também o deus da Integridade, da Verdade e da Fertilidade, motivo pelo que surge associado à força genésica do Touro.
Mitra, ou Mithras, cujo nome significa em Sânscrito «Amigo», em Persa quer dizer «Contrato». >Trata-se de um Deus luminoso que incita os homens a seguirem o seu caminho no combate pela Luz contra as Trevas.
O Domingo é o dia dedicado ao seu culto. (em Latim, domingo é «Dies Solis», ou «Dia do Sol»).
Talvez por isso mesmo a data do seu nascimento corresponda, tal como o nascimento de Jesus Cristo, ao Solstício de Inverno, momento a partir do qual os dias começam novamente a crescer.
Em Roma, o culto do Sol remonta à sua fundação e, ao que se sabe, existiria um santuário dedicado Sol Indiges no Quirinal, construído por Tácio, rei dos sabinos.
Existiria também um templo do Sol (assim como um para a Lua) no Circus Maximus, onde corridas de bigas decorreriam sob os auspícios dessas divindades (Tácito, Anais, XV.74; Tertuliano, De spectaculis , VIII.1).
Quer as festividades na Colina do Quirinal, bem como a fundação do templo se teriam desenrolado em agosto, quando o calor do sol é mais intenso.
Em Roma, em 219 d.C., quando o imperador Heliogábalo havia regressado da Síria, onde tinha sido o sacerdote hereditário do deus sol Elagabal, introduz-se o culto do Sol Invictus. Heliogábalo foi imperador da Dinastia Severa, nascido em Emesa Síria, em c. 203 d. C. e assassinado a 11 de Março de 222 d.C. 
Após o assassinato do jovem imperador, três anos depois, o culto foi suprimido, para ser restabelecido meio século depois, pelo imperador Aureliano (imperador entre 270-275), que erigiu um magnífico templo de Sol no Campus Agrippae (Historia Augusta, XXV.6, XXXV.3, XXXIX.6; Aurelius Victor, XXXV.7; Eutrópio, IX.15.1). Ao que dizem as fontes, terá sido em 274 d.C., um ano depois do regresso do imperador da conquista de Palmira, onde vira "uma forma divina" (Sol) apoiá-lo na batalha contra Zenobia (XXV.3, 5).
 

Estatueta de Sekhmet
N.º de Inventário: E 199
Séculos VII a.C. - IV a.C. 

Peça fragmentada da deusa Sekhmet com cabeça de leoa e com o disco solar de onde irrompe frontalmente a serpente sagrada. Os traços do rosto leonino estão admiravelmente esculpidos e são bem completados com a cabeça tripartida estriada. O braço direito mantém-se caído ao longo do corpo enquanto o esquerdo está flectido para que a mão segure à frente o símbolo "uadj" do qual se vê apenas o remate superior com uma corola papiriforme decorada. 

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Direção: António Carvalho
Coordenação: Filomena Barata
Edição: Ana Teresa Rodrigues; Carlos Diniz; Mário Antas Textos: Equipa técnica do MNA
Imagens: Equipa técnica do MNA; Arquivo de Documentação Fotográfica / Direção-Geral do Património Cultural (ADF/DGPC), Google Arts & Culture, Isabel Zarazúa
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Mário Nuno Antas
Técnico Superior
S.Projectos e Comunicação

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tel: 213 620 000
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