Lista archport

Mensagem

[Archport] A arqueologia em Portugal, hoje… há mais de três décadas

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Archport] A arqueologia em Portugal, hoje… há mais de três décadas
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 4 Dec 2020 18:14:09 -0000

Olá!

            Pode ser descarregado gratuitamente, a partir de https://www.sendspace.com/file/m5x2yx , o texto a que o Dr. Luís Raposo se refere no texto que abaixo se reproduz.

            Atenção: sendspace é gratuito e temporário.

 

                                    J. d’E.

 

 

A arqueologia em Portugal, hoje… há mais de três décadas

 

Por me terem pedido a digitalização, dada a dificuldade de acesso, e atento o eventual interesse para a história da arqueologia portuguesa, pareceu-me oportuno, 31 anos e alguns meses depois, deixar aqui ao dispor de todos o dossiê “A arqueologia em Portugal, hoje”, que organizei a convite da revista “Vértice”. Consta ele de conversa (mais do que entrevista) que tive com Jorge Alarcão, peça que eu mesmo transcrevi e depois distribui previamente por todos os colegas por mim convidados para fazerem os seus depoimentos. Foi isto publicado no nº 18 daquela revista, datado de Setembro de 1989. Verificando-se todavia um lapso arreliador, que trocou e desfigurou os depoimentos meu e de Vítor S. Gonçalves, a mesma revista republicou-os devidamente corrigidos, no nº 20, datado de Novembro do mesmo ano e que segue também no ficheiro em anexo.

A todos os possíveis interessados desejo boas leituras. Muito mudou entretanto, sobretudo nos planos profissional e sociológico. Algo também no plano universitário, tanto da leccionação como da graduação. Menos talvez em termos científicos. E sobretudo menos, quase nada, no plano do aparelho de Estado, da qualidade da democracia e da adultícia cidadã. Por isso mesmo a quadra é também propícia a estas leituras: é natal, um natal que renasce todos os anos, como manifestamente é o caso de muito do que ali se disse… e poderia continuar a dizer.

Luís Raposo

3 de Dezembro de 2020

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Lançamento do n.º 4 da Revista Ophiussa Próxima mensagem por data: [Archport] O santuário romano de Panoias
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A Arqueologia dos Açores e a Universidade Próxima mensagem por assunto: [Archport] A Arqueologia em Portugal entre o final do século XX e o início do século XXI (1970 - 2014)