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[Archport] Boletim MNA Março 2021

To :   Archport <Archport@ci.uc.pt>, histport <histport@ml.ci.uc.pt>, museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Boletim MNA Março 2021
From :   Filomena Barata <barata.filomena@gmail.com>
Date :   Thu, 4 Mar 2021 20:00:41 +0000

MNA Digital: Boletim n.º 78
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Notícias em destaque
 
O Museu Nacional de Arqueologia encontra-se temporariamente encerrado ao público, devido ao estado de emergência em vigor no país, considerando o disposto no Decreto n.º 3-F/2021 Diário da República n.º 40/2021, 3º Suplemento, Série I de 2021-02-26.
O MNA retomará o seu normal funcionamento assim que as circunstâncias o permitam. Até à reabertura do Museu estaremos consigo nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.  
Exposição Internacional "Ídolos. Miradas Milenares"



 

Em janeiro de 2021, iniciou-se, no Museu Arqueológico Regional de Madrid (MAR), em Alcalá de Henares, a desmontagem da exposição "Ídolos. Miradas Milenarias", comissariada por Primitiva Bueno Ramírez e Jorge A. Soler Díaz que começou a ser montada em Lisboa, no passado dia 28 de janeiro, no Museu Nacional de Arqueologia.

A deslocação do Menir da Caramujeira, concelho de Lagoa, datado do VI-V milénio a. C. , que assume a função de figura convite da exposição, foi um dos momentos marcantes do início desta montagem, em Lisboa, tendo sido dado testemunho público do mesmo Aqui Aqui 

No MNA a exposição que se denominará “Ídolos. Olhares Milenares/Ídolos. Miradas Milenarias/Idols. Millennial Gazes”  inaugurará em data a definir, assim que tivermos indicação para reabrir o Museu ao público, encontrando-se já em curso a fase preparatória da sua montagem.

 




















 
A exposição Ídolos. Miradas Milenarias organizada pela Fundação C.V. MARQ em colaboração com o Museu Arqueológico Regional de Madrid, inaugurou originariamente no Museu Arqueológico de Alicante no início de 2020, e abriu ao público, no dia 28 de Julho de 2020, no Museu Arqueológico Regional de Madrid, em Alcalá de Henares, onde esteve patente até 10 de janeiro de 2021.

Segundo o MAR, registou 16.996 visitantes. No Museu Arqueológico Regional de Alicante (MARQ) teve cerca de 30.000 visitantes, apesar de ter sido temporariamente encerrada, a partir de Março e durante dois meses, em consequência da 1ª vaga da pandemia de COVID-19. Por esse facto algumas virtualizações foram produzidas e disponibilizadas, permitindo que o mundo digital substitua o contacto direto, mas também que estimule desejáveis e insubstituíveis visitas presenciais, logo que são possíveis.










































Além dos bens 155 bens arqueológicos pertencentes a 16 Museus espanhóis, e um colecionador privado, em Portugal, a exposição contará mais 115 bens – sendo 76 pertencentes às coleções do MNA (21 deles classificados como Bens de Interesse Nacional/”Tesouros Nacionais”), e as restantes de outas 10 instituições da Administração Central, Regional e Local, representando o património arqueológico de 34 municípios portugueses distribuídos por 10 distritos.

Também a empresa ERA-Arqueologia, que já tinha cedido bens culturais aos organizadores para a exposição, o MNA associou outras instituições portuguesas da Administração Central, Regional e Local, que emprestaram artefactos fundamentais para, em Portugal, ilustrar o tema. Trata-se do Museu Arqueológico do Carmo/Associação dos Arqueológos Portugueses, o Museu Geológico/Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Direção-Regional de Cultura-Alentejo/Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, as Câmaras Municipais de Cascais, Torres Vedras e Portimão e a UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. A exposição será acompanhada por um Guia e um Catálogo. Para o catálogo foram convidados cerca de uma vintena de autores.

 
Da importância da participação portuguesa em Espanha, fez já eco a Imprensa de Alicante Aqui bem como a Imprensa portuguesa e inglesa.
 
Não deixe de ver os vídeos promocionais da exposição Ídolos. Miradas Milenarias Aqui, que em Portugal se designará Ídolos. Olhares Milenares, bem como o primeiro esboço preliminar do Arquiteto Angel Rocamora. Aqui, bem como o vídeo produzido pela ERA, para divulgação do Vaso do Sol, do Complexo Arqueológico dos Perdigões que figurará na exposição. Aqui














 

 
Fotografia no topo: Menir da Caramujeira, Lagoa
 
Trabalhos de conservação e restauro, no âmbito da exposição internacional "Ídolos. Olhares Milenares".

Os trabalhos de conservação e restauro, prévios à montagem da exposição "Ídolos. Olhares Milenares" iniciaram-se já, num conjunto de bens culturais cedidos por várias entidades emprestadoras.

O Laboratório de Conservação e Restauro do MNA, que desempenha um papel fundamental na conservação das coleções do Museu, tem ainda como prioridade dar apoio a todas as entidades com as quais estabelece parcerias expositivas. No caso presente, será da maior importância para a conservação dos bens culturais a ser expostos, pois foram cedidos objetos de grande relevância por várias entidades públicas portuguesas.





Fotografia 1 - Reintegração estrutural, para conferir estabilidade física, de um pequeno recipiente cilíndrico em osso, com ref. MMLT.005811 BOR/90, proveniente do Tholos da Borracheira, Museu Municipal Leonel Trindade, Torres Vedras.
Fotografias 2 e 3  - limpeza do Ídolo placa com ref. AH/197, proveniência Alter do Chão, Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN)/Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

 
Tertúlia "O Egipto na Literatura e Vida de Eça de Queiroz"
5 de março (sexta-feira), 18h00 e em streaming direto no Facebook.
 
À conversa com...

Luís Manuel de Araújo, egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Maria José Albuquerque, técnica superior e responsável do Serviço Educativo e de Extensão Cultural do Museu Nacional de Arqueologia (MNA); e João Neto, diretor do Museu da Farmácia e presidente da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta tertúlia, promovida pelo Museu da  Farmácia, propõe um olhar sobre o património museológico nacional relativo ao Egipto, a sua ligação à escrita de viagens e ao papel cultural que a viagem assume no séc. XIX. Através do olhar de Eça de Queiroz, que retrata em “A Relíquia” o ambiente exótico do Oriente e da sua ligação ao Egipto, será abordada a importância das coleções egípcias existentes em Portugal para o conhecimento de uma das culturas mais cativantes da História.

 


Í

 
                                         
Isis com Horús. Bronze    
MNA nº invº E 180
Fotografia: José Pessoa.©MNA/DGPC-ADF

             
 I
                                                 
 
O projeto EU-LAC Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas.
 
O projeto EU-LAC Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas (http://www.eulacmuseums.net), financiado pelo programa horizonte 2020, terminou.
Durante 4 anos, a equipa multidisciplinar do consórcio que foi constituída  por  investigadores e profissionais de museus da  Universidade de St. Andrews na Escócia (Coordenador), o ICOM, a Pontifícia Universidade Católica do Peru, o Museu Nacional da Costa Rica, a Universidade Austral no Chile, a Universidade das Índias Ocidentais (UWI), a Universidade de Valência (Espanha) e  do Museu Nacional de Arqueologia em Portugal, procurou aproximar a investigação científica das comunidades, desenvolvendo atividades em museus isolados e comunidades remotas da América do Sul, Caraíbas e Europa.

Os museus EU-LAC enfrentaram uma série de circunstâncias difíceis, incluindo o El Niño no Peru, em 2017, os furacões na Costa Rica e nas Caraíbas em 2017, a agitação civil no Chile em 2019 e a crise da pandemia do Covid 19. Contudo a resiliência e a capacidade de superar as dificuldades ficaram bem demonstradas nas atividades desenvolvidas ao longo destes 4 anos

..

O EU-LAC conseguiu alcançar, quer por meio presencial, ou por meio digital, 167 países, interagindo com mais de 180.364 pessoas, nas atividades do projeto e no Portal da Web. Para além disso, foram  alcançadas cerca de 1.483.152 pessoas através de plataformas  de  redes sociais e meios de comunicação tradicionais, como a televisão. O projeto desenvolveu 125 workshops, em todos os países parceiros, e oficinas pedagógicas em 31 lugares diferentes que envolveu aproximadamente 27.897 participantes em:  Barbados, Chile, Costa Rica, Jamaica, Peru, Portugal, Escócia, Espanha e Trinidad e Tobago.
 
Entre as principais realizações do projeto destacam-se:

1. Através de  um Programa de Intercâmbio Juvenil  (setembro de 2016 - agosto de 2018), envolvendo 7 museus comunitários e 72 jovens da Costa Rica, Portugal e Escócia, promoveu a educação em museus comunitários
2. O desenvolvimento de tecnologias 3D  através da cocriação de objetos 3D, com base na comunidade e workshops de digitalização em 360 graus realizados em 9 países (Barbados, Chile, Costa Rica, Jamaica, Peru, Portugal, Escócia, Espanha e Trinidad & Tobago).
3. O diálogo intercultural através da criação de um museu virtual participativo EU-LAC de Migração e Memória das Caraíbas.
4. A integração regional e bi-regional no Chile e no Perú, que após inundações devastadoras desenvolveu uma colaboração com  Espanha sobre a importância da água. O “Tribunal de las Aguas de Valência” e os “Jueces de Corongo”, Património Cultural Imaterial da Humanidade colaboraram neste importante intercâmbio.
 
De todos os objetivos que este projeto alcançou, destaca-se o principal: o projeto aproximou as comunidades do património e contribuiu para uma melhor compreensão do passado e, acima de tudo, deu ferramentas para que as comunidades desenvolvessem o seu potencial de preservação do património cultural e ambiental de forma sustentável.

  
 


                
 
Para ver no MNA
Exposições Permanentes
Tesouros da Arqueologia Portuguesa
 
Coleção de ourivesaria arcaica constituída por cerca de 1.500 peças, fruto de aquisições e recolhas avulsas, das quais 600 se encontram expostas. Da coleção de joalharia antiga destaca-se um conjunto de ourivesaria Pré e Proto-histórica, um dos mais importantes em toda a Europa. Este conjunto contribui decisivamente para que o MNA seja o museu nacional com o maior número de bens classificados como "Bens de Interesse Nacional" (Tesouros Nacionais).
Antiguidades Egípcias
 
Coleção constituída por 586 peças das quais 309 se encontram expostas. O acervo é a mais numerosa colecção existente em Portugal e foi reunido por José Leite de Vasconcelos e pela família real, tendo sido também significativas, entre outras, as doações da família Palmela, Bustorff Silva e Barros e Sá. As peças expostas encontram-se distribuídas de acordo com um critério temático-cronológico desde a Pré-História à Época Copta, abrangendo um período de mais de 5.000 anos de História.
Exposições Temporárias
Religiões da Lusitânia. 
Loquuntur Saxa


Retomando um tema e uma perspetiva de estudo muito cara a José Leite de Vasconcelos, apresenta-se esta exposição que convida a conhecer duas tradições religiosas, Hispania Aeterna e Roma Aeterna, que se mesclam por força da Pax Romana, e que foram estudadas de forma exaustiva pelo eminente investigador e fundador do museu, dando origem a uma importante obra cientifica e literária comemorada nesta mostra expositiva.
 
Taça de Tróia em exposição no MNA
 
Tem estado temporariamente exposta ao público no MNA, após o que regressará, em data ainda a definir, ao Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, a denominada Taça de Tróia, descoberta em 1814, naquele importante sítio com ocupação romana.
 
A peça foi apresentada ao público no dia 13 de dezembro de 2018,  no Museu Nacional de Arqueologia, na sequência da visita do Presidente da República e da Ministra da Cultura por ocasião da celebração do 125º aniversário do Museu.  Na ocasião  foram apresentados os estudos da investigação arquivística e  química efectuados, na sequência da  reidentificação da taça nas coleções da Fundação da Casa de Bragança. Foi a investigação científica realizada por Maria Teresa Caetano Aqui.  que possibilitou a reconstituição da história deste objeto, após a sua descoberta em Tróia e a sua integração na coleção de D. Fernando II.

Relembramos que a história desta taça e o seu feliz reencontro foi alvo de publicação especializada e de um artigo na National Geographic.


 



Desenhos  (adap.) a partir dos publicados pelo Padre Gama Xaro in “Annaes da Sociedade Archeologica  Lusitana”, Imprensa Nacional,  n º 1 ,1850, Lisboa. Aqui
 
Exposições Virtuais
 Exposições Virtuais do MNA disponíveis no Google Arts & Culture
 
O MNA é um dos museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que integra o projeto "Portugal: Arte e Património".

Resultado de uma parceria entre o Google Arts & Culture e a DGPC, no âmbito do projeto Simplex+, o MNA disponibiliza, digitalmente naquela plataforma, bens culturais pertencentes ao seu acervo e exposições virtuais.

Pode agora ficar a conhecer um pouco melhor as coleções do MNA e visitar virtualmente algumas das exposições que propomos aqui.

 
Entre as mais recentes exposições virtuais disponibilizadas conta-se a publicação, no final do mês de março de 2019, de uma exposição dedicada ao «Naufrágio do San Pedro de Alcantara1786» e, em dezembro do mesmo ano, a exposição sobre «O Mosaico das Musas».
 
 
Em abril de 2020, foi publicada a  exposição «Lisbon Mummy Project», com a colaboração de Carlos Prates/IMI-ARTE. 



No passado dia 24 de fevereiro foi lançada a exposição «Heróis, Gigantes e Monstros: Mitologia Grega nos Museus Portugueses», com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa.

Concepção

Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
(Projecto Aquiles tardio na escola e na corte, financiamento FCT):
Selecção de textos: Fotini Hadjittofi e Ana Lóio
Traduções: Duarte Anjos (revisão Ana Lóio)
Aqui.



 
 
Serviços do MNA
Serviço de Inventário e Coleções 




 
O Serviço de Inventário e Coleções tem como missão e objetivos:
  • Proceder ao Inventário Sistemático do seu acervo.
  • Documentar os acervos através da investigação das suas fontes primárias.
  • Proceder ao correto acondicionamento das coleções em reserva.
  • Cumprir o Plano de Conservação Preventiva do Museu.
  • Disponibilizar informação digitalizada através do Programa MatrizNet.

Escultura zoomórfica de coelho
Nº Inv. 985.45.452
Anta Grande do Olival da Pega.
MNA
    Biblioteca

     

    A biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia é uma das mais importantes e mais antigas bibliotecas portuguesas (instituída pelo decreto de 24 de dezembro de 1901) especializadas em Arqueologia, possuindo igualmente um acervo significativo na área da Etnografia e da Museologia.
     
    Conta com cerca de 23.000 monografias e 1.800 títulos de publicações periódicas e uma mapoteca constituída por 1.500 cartas geológicas, topográficas e diversas. 
     
    Possui ainda coleções especiais com cerca de 2.000 manuscritos, 5 incunábulos, e mais de 2.000 livros antigos, 917 folhetos de literatura de cordel, cerca de 3.900 registos de santos e ainda gravuras diversas. A maior parte destas coleções especiais encontra-se já catalogada e disponível na base de dados on-line.
     
    Arquivo Histórico Digital



























    A digitalização do Arquivo Histórico do Museu Nacional de Arqueologia é uma prioridade estratégica desta Instituição. Está parcialmente disponibilizado ao público o epistolário de José Leite de Vasconcelos e os “cadernos de campo” de Manuel Heleno, o que tem maior procura por parte dos investigadores e público em geral, no sítio do Museu, que pode ser consultado. 
    Aqui 
    .
    O MNA encontra-se a trabalhar, em diálogo com a comunidade científica, no sentido de serem disponibilizados novos núcleos documentais.
     
    O Arquivo Histórico do Museu Nacional de Arqueologia contempla vários fundos documentais, como os arquivos pessoais dos primeiros diretores que incluem a sua correspondência e manuscritos pessoais relacionados com a sua atividade profissional. O de José Leite de Vasconcelos, de Manuel Heleno, de Sebastião Estácio da Veiga, e de antigos funcionários, para além do arquivo do Instituto Português de Arqueologia História e Etnografia, bem como algumas doações.
    Arquivo Gráfico e Fotográfico
    A digitalização do Arquivo de Desenhos, bem como do Arquivo Fotográfico, do Museu Nacional de Arqueologia é uma prioridade estratégica da Instituição.

    O Arquivo de Desenhos do Museu Nacional de Arqueologia contempla obras de grandes desenhadores que fizeram do MNA “a sua casa”: Guilherme Gameiro, Francisco Valença, João Saavedra Machado, Dario de Sousa e Helena Figueiredo.

    Organizado em álbuns de cada desenhador, inclui representações de peças e de sítios arqueológicos e até de ambientes histórico-etnográficos, sem esquecer algumas belas caricaturas de imprensa, nomeadamente as que saíram no “Sempre Fixe”. Isto para além do uso mais comum na revista científica do Museu, “O Arqueólogo Português”. Enfim, uma preciosidade quase desconhecida e a explorar.

    Hoje destacamos um desenho das escavações coordenadas, em 1931,  por Manuel Heleno, da Anta Grande do Caminho da Fanica, Coruche, e uma caricatura de Francisco Valença (1882-1962) 
    .para a Revista "Sempre Fixe", de 5 de Maio de 1932.

    Notável ilustrador, figurinista e caricaturista, deixou também no Museu Nacional de Arqueológia um trabalho que vale a pena salientar.



     
     
     
     
    Serviço Educativo e de Extensão Cultural
    O Serviço Educativo e de Extensão Cultural o Museu acolhe e promove um conjunto de atividades educativas, a exemplo de visitas orientadas e temáticas, no âmbito das exposições permanentes e temporárias. Promove outras ações de índole formativa como ateliês pedagógico-didáticos para públicos escolares e não escolares, e participa em múltiplos eventos de divulgação das atividades do Museu.



     
    Pode contactar o serviço através do endereço de e-mail
    malbuquerque@mnarqueologia.dgpc.pt

     
    Laboratório de Conservação e Restauro


    O Laboratório de Conservação e Restauro tem como principal área de atuação a conservação e restauro de objetos metálicos, cerâmicos, pétreos e orgânicos provenientes de contextos arqueológicos.

    A filosofia do Laboratório está assente no respeito pela perenidade e integridade do objeto regendo-se pelos princípios deontológicos da conservação e restauro.

    Para melhor conhecer, pode consultar aqui.
     
    Loja


     


    A loja do Museu Nacional de Arqueologia disponibiliza uma variada gama de produtos que obedecem aos mais elevados padrões de qualidade: réplicas, jogos didáticos e produtos com temas alusivos às nossas coleções, a exemplo deste puzzle que agora vos apresentamos.

    Aqui poderá encontrar também um vasto conjunto de edições, designadamente a revista centenária
     «O Arqueólogo Português» e catálogos de atuais e anteriores exposições do MNA. 













































     
    Colar com placa de xisto
    Preço: € 19,00


     
    Publicação em Destaque
     

    Poderá encontrar à venda na Loja do MNA "Uma História da Arqueologia Portuguesa: Das origens à descoberta da Arte do Côa”.
    O autor faz uma resenha de como começou e cresceu a arqueologia no nosso país, a quem devemos os primeiros passos…e quem continuou. E de quem habitou o território onde hoje vivemos…Pois, também a arqueologia tem a sua própria história.
     
    Título da publicação: Uma História da Arqueologia Portuguesa”
    Preço: € 45,00
    Autor: Carlos Fabião
    Contém: 5 selos e 1 marcador da emissão Arqueologia em Portugal
    no valor facial de €6,85.
    Edição: CTT Correios de Portugal. Ano: 2011
     
    Notícia em Destaque














     



     








    Peça Portuguesa pode ser parte de base de dados internacional - MNA E 540
     
    O amuleto de rocha siliciosa com jaspe da Coleção Egípcia (MNA  E 540) foi objeto de um estudo, em 2006, e posterior publicação por parte Paula Veiga, do Centro de História da Universidade de Lisboa.. «Preliminary Study of an Unusual Graeco-Roman Magical Gem (MNA E540) in the National Museum of Archaeology in Lisbon, Portugal»

    Segundo a investigadora trata-se de um " um amuleto datável do século IV d.C., analisando as letras gregas inscritas e o sincretismo subjacente pela iconografia. Esta peça de carácter mágico-religioso, apresenta cinco figuras numa barca: Anubis sentado na proa, Akephalos (o Decapitado), Harpocrates sentado numa flor de lótus, um homem a remar e Abraxas (cabeça de galo e pernas em forma de serpente). O significado mágico-religioso presente reúne as mais importantes crenças deste período: as do Egipto Antigo. as Gregas, as Romanas e as do cristianismo primitivo, refletindo o sincretismo e a sincronicidade das várias populações existentes e os seus ícons e símbolos mais importantes. O tema tratado refere-se às "voces magicae", ou seja às palavras de poder que constituem os "encantamentos", e que constituem códigos independentes constituídos a partir dos códigos Demóticos, Gregos, e Coptas.Anverso 1-2 São aparentemente uma série de nomes angélicos, a maior parte terminando em -iêl ou semelhante (Mikhaêl). Raphael, Uriel, Gabriel, Mikhaêl e Sariel são nomes hebraicos de anjos. Anverso 3 A primeira palavra é provavelmente IAO. A última letra desta linha assemelha-se a hebraico e deve ser transliterada desta forma. Anverso 4 É provavelmente o nome Raphaêl mais uma vez. Reverso 1 A primeira palavra parece ser uma variante de arba=quatro e poderá ser Adônai Mikhaêl no final desta linha Reverso 2 Neste grupo poderão estar inscritas palavras coptas Reverso 3 Parece ser uma variante da fórmula de Akrammakhari Reverso 4 A leitura deste conjunto poderá ser Nwn=Deus Caos Reverso 5 Inteligível Reverso 6 A primeira palavra poderá ser uma variante de Baienkhoukh "
    Aqui.

    Esta peça faz parte, segundo Paula Veiga, dum uma tipologia catalogada por Campbell Bonner, falecido em 1954. A base de dados que iniciara foi concluída mais tarde e é agora gerida pelos investigadores do Museu de Belas Artes de Budapeste: http://cbd.mfab.hu/

    Os curadores das Antiguidades Clássicas do Museu de Budapeste, também gestores da base de dados agora digital, manifestaram desejo que o amuleto fosse integrado no mesma e o Museu Nacional de Arqueologia está a diligenciar no sentido de se poder efetivar a integração no banco de dados.

    Sobre o interesse de amuletos da mesma tipologia, poderá ler Aqui.

     













     
    A Comunição no MNA 
    O Museu Nacional de Arqueologia encontra-se representado nas redes sociais. Pode visitar-nos aqui:
     
    Página do MNA no Instagram


    Página do Site do MNA Aqui


     

    Página do MNA no Facebook Aqui




    O MNA também ainda um conjunto de vídeos disponíveis no canal youtube, estando a preparar vários que podem permitir conhecer o MNA e seu acervo em fase de Pandemia.
    Aqui.

    Extramuros
    Exposição temporária "Ad Aeternitatem - os espólios funerários de Ammaia a partir da coleção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia" no Museu Cidade de Ammaia.
     
    Foi prolongada a exposição temporária "Ad aeternitatem - os espólios funerários de Ammaia a partir da coleção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia", no Museu Cidade de Ammaia em São Salvador da Aramenha (Marvão), estando patente ao público até  julho de 2022.
    Relembramos que esta exposição conta com um número significativo de bens culturais das coleções do MNA, resultado das recolhas de António Maçãs e outras personalidades locais que se relacionaram com José Leite de Vasconcelos, bem como da doação de Delmira Maçãs ao MNA.
     

     

    Pedra de anel com 
    representação de Marte Ultor
    Séculos II d.C. 
    MNA Au 1201
    Ammaia, São Salvador da Aramenha

    Fragmento de pulseira ou colar
    Séculos I d.C. - II d.C. - Época Romana
    MNA Nº Inv. 1213
    Ammaia, São Salvador da Aramenha

    Exposição “Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal". Museu Nacional de Arte Antiga.

    O Museu Nacional de Arqueologia participa através da cedência de bens culturais do seu acervo.

    A exposição intitulada Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal, é comissariada por Santiago Macias e Joaquim Oliveira Caetano e  inaugurou no Museu Nacional de Arte Antiga no passado dia 19 de novembro.

    Segundo os seus comissários: "Em 2020, passam 800 anos do martírio de um grupo de franciscanos italianos: Berardo e Otão (sacerdotes), Pedro (diácono), Acúrsio e Adjuto (leigos) – conhecidos como os Mártires de Marrocos - que, em 16 de Janeiro de 1220, foram mortos no Norte de África. Tendo como pano de fundo uma época crucial da afirmação e estabelecimento de Portugal como nação, a exposição temporária “Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal” através de um conjunto de peças (ourivesaria, cerâmica de luxo e comum, peças militares, tesouros monetários, pintura, iluminura, escultura, têxteis, marfins e artes do fogo) irá permitir aos visitantes desvendarem as vivências deste importante período".
     


    1 - Candil islâmico
    MNA Nº Inv.
    17027
    Séculos XI d.C. - XII d.C
    Quinta da Fidalga
    Fotografia: José Pessoa DDF-DGPC
    Aqui
     
    Exposição "ILLUSTRARE – Viagens da Ilustração Científica em Portugal”
    6 de novembro 2020 a 5 de novembro de 2021.

     
    A exposição “ILLUSTRARE – Viagens da Ilustração Científica em Portugal”, que se encontra patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Universidade de Lisboa desde o passado dia 6 de novembro, exibe um bem cultural do MNA, o fragmento rectangular de mosaico polícromo proveniente da Villa romana de Milreu, que apresenta o desenho de um peixe.

    A exposição Illustrare inclui, para além de um vasto acervo de ilustrações científicas de história natural portuguesa dos últimos seis séculos, também diversos espécimes naturalizados e modelos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Aquário Vasco da Gama, Museu Nacional de Arqueologia e Fundação da Casa de Bragança.

    Para saber mais sobre esta peça consulte aqui:


     
    Exposição "Moeda, Fé e Política. Moedas e Medalhas do Vaticano.
    Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal".
    12 de novembro 2020 a 16 de maio 2021

     
    Inaugurou no dia 12 de novembro a exposição "Moeda, Fé e Política. Moedas e Medalhas do Vaticano", que integra um bem cultural cedido pelo Museu Nacional de Arqueologia, a tampa de sepultura fragmentada com decoração: crisma com alpha e omega dentro de um círculo. 
    Subsiste princípio da inscrição e algumas linhas de pauta. FLAVIANVS/ [...] [N]IVS D(e)I . VIXIT / [...] REQ(u)I / [...] / [...]
     
     
    Placa Funerária de Flavianus
    N.º de Inventário E 7272
     
    Mértola

    Fotografia: José Paulo Ruas
     

     
    Estudos, Publicações e conferências....

    Foi defendida, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, por Daniel Sacramento van Calker, em 2020,  a seguinte tese de mestrado. "Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém): as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4º e 3º milénios a.n.e.)".

    Lembramos que o Museu Nacional de Arqueologia integra no seu acervo um conjunto de bens provenientes deste sítio arqueológico, a exemplo do báculo que aqui se divulga, proveniente de escavações efetuadas sob a coordenação de Félix. Alves Pereira. No próximo dia 5 de março, a Associação dos Arqueólogos Portugueses promoverá uma conferência sobre este mesmo tema.




     
     

    Fragmento de báculo de xisto
    MNA Nº Inv. 2002.188.1
    Lapa da Galinha, Quinta do Rabaçal
    Fotografia: José Rubio  DDF/DGPC






     
    Sabia que ...

    José Leite de Vasconcelos, o fundador do Museu Nacional de Arqueologia, fez, em 1924, uma viagem de estudo aos Açores, com o Dr. Joaquim Manso (1877-1956), que dará o nome ao Museu da Nazaré, pois foi instalado na sua residência de veraneio, e que foi doada por Amadeu Gaudêncio (1890-1980) para ali se instalar esse equipamento cultural.

    Já depois da sua abertura ao público, em 1976, o novo museu teve a doação, por parte de Pedro Manso Lefèvre, filho de Joaquim Manso, de um conjunto documental e epistolar, bem como uma coleção de arte, que havia pertencido a Joaquim Manso. A caricatura que agora publicamos e uma outra faziam parte do acervo doado, que faziam parte da coleção do pai. Foi publicada no "Diário de Lisboa" acompanhada de um artigo intitulado «Um Sábio», escrito por Joaquim Manso sobre José Leite de Vasconcelos, a propósito da viagem de estudo efetuada por artistas, escritores e intelectuais, em 1924, a convite do jornal "Correio dos Açores", para celebrar Antero de Quental.



    Para mais informação, consulte aqui.


    Lembramos ainda a forte ligação que se manterá entre estes dois Museus, pois Saavedra Machado (1932-2014) havia trabalhado no Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcelos (Lisboa) onde desempenhou funções técnicas, de 1954 a 1972, ano em que assume a direção do Museu José Malhoa, Caldas da Rainha, e do Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré, de que havia sido impulsionador e primeiro diretor.

    Caricaturas de José Leite de Vasconcelos
    Museu Dr. Joaquim Manso
    N.º de Inventário:
    55 Des. e 103 Des.
    Aqui 
     

     
    Peça em destaque

    O Museu Nacional de Arqueologia iniciou o ano 2021 preparando uma nova exposição Ídolos. Olhares Milenares, onde uma das peças escolhidas se trata desta lúnula, do Calcolítico da Estremadura Portuguesa, proveniente de escavações efetuadas por Manuel Heleno, no Alto da Serra das Baútas, junto ao Casas do Lage, no Vale de Carenque.  
    Ao longo dos próximos meses vos daremos a conhecer muitos dos bens que integrarão a exposição, quer os encontrados em território nacional, quer os de origem espanhola que integrarão essa mostra.
     
     
     
    Lúnula
    Calcolítico da Estremadura
    N.º de Inventário: 43493
    Alto da Serra das Baútas, junto ao Casas do Lage, no Vale de Carenque
    Fotografia: Paulo Ruas DDF/DGPC
     
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