Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Faleceu Simon Keay - a Arqueologia hispânica de luto!

To :   jde@fl.uc.pt
Subject :   Re: [Archport] Faleceu Simon Keay - a Arqueologia hispânica de luto!
From :   Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião <cfabiao@campus.ul.pt>
Date :   Sat, 10 Apr 2021 21:04:29 +0100

Consternado e triste com a morte de Simon Keay, um excelente ser humano e um extraordinário arqueólogo, um dos raros investigadores britânicos “hispanista”.

Simon Keay foi primeiro uma referência bibliográfica (naturalmente, ainda o é) com a sua monumental tese de Doutoramento sobre Late Roman Amphorae, 1984, trabalhada sobretudo a partir das importações documentadas na Catalunha. A tese constituía um excelente ensaio no âmbito da profunda renovação do estudo das ânforas da “escola de Southampton”, dos magníficos dois Davids (Peacock e Williams), colocando o foco nos fabricos identificados, caracterizados pela petrografia, em apêndice. Naturalmente, o progresso das investigações, sobretudo no Norte de África, com a identificação e estudo de centros produtores, impõe revisão e aprofundamento do seu trabalho (e muito se fez já, por M. Bonifay e C. Capeli), mas o Late Roman Amphorae continua a ser obra a que regresso amiúde sempre com proveito.

Seguiu-se (no meu conhecimento da sua obra) o Roman Spain, editado pelo British Museum, uma boa síntese em língua inglesa sobre o domínio romano na Península Ibérica.

No princípio do corrente século, o grupo de Southampton, Simon e David Williams convidaram-me para integrar um extraordinário projecto que continuo a recomendar a todos os interessados em cerâmica romana: o Roman Amphorae a digital resource:

https://archaeologydataservice.ac.uk/archives/view/amphora_ahrb_2005/index.cfm

O Projecto, vasto e inclusivo, pretendia fornecer uma ferramenta em acesso livre para a identificação das ânforas romanas, de todo o Império e de todos os períodos. Este Projecto, pode dizer-se, é bem a face e espírito dos seus mentores: rico, amplo, participado, agregador e aberto, uma verdadeira dádiva generosa e desinteressada a estudantes e investigadores.

Assim começou o meu relacionamento com Simon Keay, que se foi fazendo de encontros, mais ou menos regulares em eventos científicos, por exemplo, na Ammaia, em 2010, no Colóquio Changing Landscapes, seguindo sempre os seus trabalhos, os da Península Ibérica, Celti (Peñaflor) e Italica, para onde mobilizou outra das grandes valências da “escola de Southampton”: as prospecções extensivas, não-invasivas. Assim nasceu a planta de boa parte da (ainda soterrada) cidade romana de Italica.

Nos últimos anos, o grande projecto de Simon Keay era o Portus, no coração do Império.

https://www.portusproject.org/

A última vez que estivemos juntos (2016) foi justamente no Congresso de Arqueologia Clássica de Roma. Num daqueles momentos em que se “foge” do Congresso, encontrámo-nos por casualidade (rindo da coincidência) à porta de Santa Maria Antiqua, que visitámos juntos. Inesquecível, depois, a visita a Portus, que ele guiou.

Como sempre, era estimulante e enriquecedor falar com o Simon, sempre afável e disponível. Uma dolorosa perda para os seus, mas também para todos os que tiveram a felicidade de com ele se cruzar.


Carlos Fabião




<jde@fl.uc.pt> escreveu no dia quinta, 8/04/2021 à(s) 17:29:

                Acabo de receber a mensagem infra da Professora Isabel Rodà.

                Escusado será dizer que me chocou profundamente e de imediato elevei uma prece pelo seu eterno descanso.

                Simon – que nasceu a 21 de Maio de 1954 - era um daqueles amigos com que uma pessoa sempre conta e que pensamos que sempre estará a nosso lado ou do outro lado do telefone, pronto a receber-nos, a saudar-nos, a dar-nos o apoio de que necessitamos. Assim foi comigo, na qualidade de coordenador ERASMUS, quando lhe enviava os meus estudantes para Southampton e que vinham de lá encantados com o extraordinário acolhimento que Simon lhes prestava.

                Muito interessado pela Hispânia Romana, a ele devemos obras, já clássicas, como a monumental Hispania Romana (British Museum Publications, 1988); o brilhante panorama traçado, em 2003, sobre «Recent archaeological work in Roman Iberia» (Journal of Roman Studies XCIII, 2003, p. 146-211); «Falerii Novi: a new survey of the walled area» (Papers of the British School at Rome¸ 68, 2000), que assinou em colaboração com a sua equipa, onde se apresentam os resultados da intervenção da sua Universidade de Southampton na cidade de Falerii Novi, no Lácio.

                Membro da Academia Britânica, ali representava, de certo modo – e uso as palavras académicas -, «a arqueologia dos portos, do comércio, do urbanismo e do intercâmbio cultural nos primórdios do Mediterrâneo romano, principalmente da Itália e da Ibéria, a aplicação das técnicas de campo não destrutivas nos sítios arqueológicos».

Ao contrário do que se passava (e passa) com a quase totalidade dos arqueólogos seus compatriotas, Simon Keay não hesitava em aceitar um convite para vir à Hispânia, assíduo participante nas nossas reuniões cientificas, conferencista muito estimado.

À família enlutada e à sua Universidade apresentamos os mais sentidos pêsames!

Que descanse em paz!

 

                                                                                                              José d’Encarnação

 

 

-----Mensagem original-----
De: Isabel Rodà de Llanza <iroda@icac.cat>
Enviada: 8 de abril de 2021 15:47

Queridos amigos:

Esta mañana he recibido esta noticia que me ha dejado en estado de shock y conmocionada.

Muy, muy triste, un abrazo

Isabel

 

 

-------- Mensaje Original --------

Asunto: Very sad news

Fecha: 2021-04-08 10:52

De: M J Millett <mjm62@cam.ac.uk>

 

  Dear Isabel

  I'm very sorry to email you in this way, but I have just had a cal from Nina Keay to tell me that Simon died yesterday. She has asked me to let everyone know. As may know he had been very ill for a long time, but was taken to hospital yesterday with pneumonia and died quietly soon after with his family there.

  It would be immensely helpful if we could let friends and colleagues know this very sad news.

  Many thanks Martin

 

Martin Millett FBA

Laurence Professor of Classical Archaeology

University of Cambridge

Faculty of Classics

Sidgwick Avenue

Cambridge CB3 9DA

Office tel. 01223 335161

Mobile tel. 07802 713418

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport


--
   Picture
UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tel. dir: +351 217 920 084 / Ext. 11615
http://www.uniarq.net
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa

Mensagem anterior por data: [Archport] A exposição «Ídolos - Olhares milenares» Próxima mensagem por data: [Archport] Duas bonitas epígrafes romanas
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Faleceu Simon Keay - a Arqueologia hispânica de luto! Próxima mensagem por assunto: [Archport] FALECIMENTO DE ÁLVARO FIGUEIREDO