Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Digest Archport, volume 219, assunto 27

Subject :   Re: [Archport] Digest Archport, volume 219, assunto 27
From :   rui mataloto <rmataloto@gmail.com>
Date :   Tue, 14 Dec 2021 07:36:17 +0000

Sobre o concurso de Évora apraz-me (?) dizer duas coisas: certamente teve destinatário prévio; ao menos houve concurso já que para os de vários arqueólogos nem de tal se ouviu. Assim vamos. Mas a questão nem é de agora, nem deste executivo. Há muito que assim andamos na cidade, e no concelho muito pior, com a repetição de atropelos e destruição de património. Mas desde que as fachadas estejam pintadas e mudemos as lâmpadas continuamos a ser Património Mundial... 

A segunda, 13/12/2021, 19:23, <archport-request@ci.uc.pt> escreveu:
Enviar mensagens de Archport para
        archport@ci.uc.pt

Para se inscrever ou para anular a sua inscrição via web, visite o
endereço
        http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
ou envie uma mensagem de email com a palavra 'help' no assunto ou no
corpo da mensagem para
        archport-request@ci.uc.pt

Pode entrar em contacto com a pessoa que gere a lista através do
endereço
        archport-owner@ci.uc.pt

Quando responder, por favor edite sua linha de assunto de forma a ela
ser mais específica do que "Re: Contents of Archport digest..."
Tópicos de Hoje:

   1. Um singular concurso na Câmara Municipal de Évora! (jde@fl.uc.pt)
   2. Museus e confiança? O ?desconforto? de um inquérito da
      Aliança Americana de Museus || Opinião de Luís Raposo (patrimonio.pt)



---------- Forwarded message ----------
From: <jde@fl.uc.pt>
To: archport <archport@ci.uc.pt>, museum <museum@ci.uc.pt>
Cc: 
Bcc: 
Date: Mon, 13 Dec 2021 19:09:39 -0000
Subject: [Archport] Um singular concurso na Câmara Municipal de Évora!

                Acedendo a https://www.bep.gov.pt/pages/oferta/Oferta_Detalhes.aspx?CodOferta=90087 pode ver-se que terminou a 16 de Setembro o concurso cujos termos foram publicados

no DR, 2ª Série, Nº171, de 02/09/2021, aberto pela Câmara Municipal de Évora para preenchimento de um lugar de Arquiteto no Departamento Sociocultural, com a caracterização constante no mapa de pessoal da autarquia, aprovado para o ano de 2021.

            No ponto 10 («Habilitações literárias exigidas») fala-se em licenciatura, especificando-se logo em seguida: «Para o Posto de Trabalho de Técnico Superior-Arqueologia e Museologia, será exigida a licenciatura em Arquitetura».

            Certo é que, no ponto 4.1, quando se descrevem as funções que poderão ser-lhe atribuídas, se aponta «nomeadamente, colaborar no campo do património arqueológico, realizando levantamentos rigorosos e vectorização de contextos arqueológicos, incluindo plantas, cortes e alçados de estruturas, unidades estratigráficas e património móvel; Relação urbanística, contextual e cronológica entre o edificado existente e os contextos arqueológicos que se relacionam diretamente entre si».

            Se bem se compreende, o posto de trabalho é para Arqueologia e Museologia e… requer-se a licenciatura em… Arquitectura! Não um arquitecto, devidamente inscrito na Ordem, mas um licenciado; não um arqueólogo ou um museólogo de formação, mas… um licenciado em Arquitectura!

            Assim, à primeira vista, algo corre estranhamente pelas bandas da Cidade-Museu, cujo centro histórico foi declarado, em 1986, Património Mundial pela UNESCO!

            Diria o nosso saudoso Fernando Pessa: «E esta, hein?!».

           

                                                                                               José d’Encarnação

           

           

 




---------- Forwarded message ----------
From: "patrimonio.pt" <patrimonio.pt@spira.pt>
To: archport@ci.uc.pt
Cc: 
Bcc: 
Date: Mon, 13 Dec 2021 19:05:08 +0000
Subject: [Archport] Museus e confiança… O ”desconforto” de um inquérito da Aliança Americana de Museus || Opinião de Luís Raposo

Hoje, o artigo de Opinião é de Luís Raposo, Presidente do ICOM Europe. Um olhar sobre os resultados de um inquérito norte-americano que ausculta a confiança do público nos museus, confrontando-o com visões actuais sobre o que é esperado dos museus contemporâneos:
«(...) Dito ainda de forma mais simples: se antes e depois de se auto-representarem como “espaços inclusivos e polifónicos para o diálogo crítico sobre passados e futuros”, os museus se afirmarem acima de tudo como guardiões de memórias, através das suas colecções, cuidando que as mesmas se preservem para o futuro e simultaneamente suscitando sobre as mesmas novos olhares (olhares que não evitem as grandes questões da injustiça social, entenda-se), se isto fizerem, os museus continuarão a ser “relevantes”. Se começarem a dizer que a sua função neste mundo é a de “contribuírem para a dignidade humana e a justiça social, para a igualdade global e planetária”, bom, aí, poderão passar a ser “irrelevantes”, porque imensos outros, incluindo as “miss universo” em cada ano, dizem o mesmo (...).»
Não deixe de ler o artigo na íntegra em www.patrimonio.pt
Todos os textos de Opinião patrimonio.pt aqui.
--

Facebook

YouTube

Twitter

Instagram

AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem e a informação nela contida ou anexada são privadas e confidenciais, encontram-se protegidas por segredo profissional e dirigem-se exclusivamente ao seu destinatário. A Spira informa que, no caso de ter recebido esta mensagem por engano, a sua utilização, cópia, reprodução ou distribuição é expressamente proibida. Caso não seja o destinatário desta mensagem, agradecemos que informe o remetente com a maior brevidade possível e elimine a mensagem sem ler, copiar, duplicar, imprimir ou fazer qualquer outro uso do seu conteúdo.




_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

JPEG image

Attachment: LuisRaposo-small-logo.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Um singular concurso na Câmara Municipal de Évora! Próxima mensagem por data: [Archport] RE: Um singular concurso na Câmara Municipal de Évora!
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Digest Archport, volume 218, assunto 8 Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Digest Archport, volume 222, assunto 6