Lista archport

Mensagem

[Archport] Alquerques ou Ideogramas Mágico Religiosos? - II Parte

To :   Archport <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Alquerques ou Ideogramas Mágico Religiosos? - II Parte
From :   Luis Lobato de Faria <faria100@gmail.com>
Date :   Thu, 3 Feb 2022 20:54:53 +0000

Ora viva, se tiverem vagar visitem o blogue, obrigado
https://alentejoinportugal.blogspot.com/2022/02/alquerques-ou-ideogramas-magico.html

Encontramos vários tabuleiros de jogo desde a Arte Rupestre até ao Graffiti Histórico. Estes tabuleiros podem ser jogados de várias formas. Na Ibéria os tabuleiros, e maneiras de jogar, são conhecidos pelo nome de “Alquerque”. Pensamos que estes “Alquerques” possam ser também  Ideogramas Mágico Religiosos. Apresentamos as nossas provas.

Em relação à obra de Afonso X:

- Muitas das Formas Geométricas são interpretadas como tabuleiros de jogo do “Alquerque” apesar de não surgirem na obra de Afonso X. As regras dos jogos do “Alquerque” que surgem na obra de Afonso X são associadas a estas Formas.

Existe o erro sistemático de chamar “Alquerque” a muitas Formas simplesmente por serem quadrangulares ou parecidas com aquelas que surgem na obra de Afonso X.

Em Santuários Rupestres:

- Surgem dezenas de diferentes Formas Geométricas gravadas em Santuários Rupestres, enquanto Arte Rupestre ou Graffiti Histórico, só algumas são interpretadas como tabuleiros de jogo. Surgem misturadas com outras que são reconhecidamente Ideogramas Mágico Religiosos. Por exemplo Cruciformes e Pentagramas.

Os Santuários Rupestres apresentam vários Ideogramas Mágico Religiosos gravados com funções Votivas ou (re)Sacralizantes. Não podemos retirar alguns do seu contexto, considerá-los como tabuleiros de jogo, só por serem Geométricos ou parecidos com os “Alquerques”.

- As Formas Geométricas surgem em grande número e muito próximas umas das outras (Figura 8 a 11, 20 a 23, 27, 29, 31, 35 a 37).

Simplesmente não havia necessidade de gravar tantos tabuleiros de jogo, tão perto uns dos outros e em lugares tão ermos.

- Algumas das Formas Geométricas surgem gravadas na vertical (Figuras 39 e 41, 102 a 106).

Esta posição torna impossível a utilização das nossas Formas como tabuleiros de jogo ou possíveis reutilizações como tanto se apregoa em meio urbano.

- Por vezes as Formas Geométricas têm Cruciformes associados (Figura 14).

Uma associação que acontece também com o Pentagrama (Figura 8). Uma associação que se repete com os Ideogramas em posição vertical. Esta é uma associação comum entre Ideogramas que inclui as nossas Formas Geométricas. Podemos concluir que as nossas Formas são também Ideogramas Mágico Religiosos.

- Algumas das nossas Formas Geométricas fazem parte de figuras antropomórficas. Por exemplo na Fraga da Lapa (Figura 26) ou no Castelinho (Figura 28).

Esta associação reforça o carácter mágico-religioso das nossas Formas.

- As Formas Geométricas que encontramos nos Santuários Rupestres surgem também em vários outros suportes. Por exemplo em moedas (Figura 9), em amuletos, na Heráldica ou associadas a Santos (Figura 17).

O facto das Formas Geométricas surgirem representadas noutros suportes de carácter mágico-religioso parece ser ignorado pelos investigadores. Não me parece que fossem representar tabuleiros de jogo nestes suportes. O melhor exemplo é o pano de fundo da bandeira da Cidade de Lisboa.

- Muitas das Formas Geométricas apresentam um ponto central bem destacado (Figuras 10, 11, 31, 35 a 38).

Este ponto central leva-nos para o mundo do ritual. Por exemplo a “covinha” podia servir para colocar uma vela.

Em Templos:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, como parte da ornamentação ou enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Templos, da Pré-história até aos nossos dias.

Observa-se que algumas das Formas Geométricas foram usadas, enquanto Ideogramas Mágico Religiosos, na “oficial” ornamentação/proteção dos Templos (Figura 98). Um sincretismo que podemos chamar de arquitetónico. A partir de certa altura, os ideogramas, foram censurados e começam a surgir apenas sob a forma do “marginal” Graffiti Histórico. Este processo aconteceu com vários outros Ideogramas Mágico Religiosos como por exemplo com vários “Estreliformes”.

- As Forma Geométricas surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama. Surgem também associadas entre si (Figuras 60 a 62).

Os Templos apresentam vários Ideogramas Mágico Religiosos gravados com funções Votivas ou (re)Sacralizantes. Não podemos retirar apenas alguns do seu contexto e considerá-los como tabuleiros de jogo só por serem Geométricos ou parecidos com os “Alquerques”.

- Algumas das Formas Geométricas estão na vertical e têm Cruciformes associados. O melhor exemplo encontra-se na fachada da Igreja de Santa Maria em Estremoz (Figuras 13 ou 75).

Esta é uma associação comum entre Ideogramas incluindo as nossas Formas Geométricas. Podemos concluir que as nossas Formas são também ideogramas Mágico Religiosos. É também um excelente exemplo para contrariar a hipótese de reutilizações de tabuleiros de jogo em edificios no geral.

- As Formas Geométricas surgem muitas vezes numa posição vertical gravadas na pedra, em estuques (Figuras 146 e 151) e na madeira (Figura 145).

Muitas vezes as nossas Formas geométricas surgem gravadas na pedra em posição vertical. A explicação mais frequente é que foram reutilizadas. Os canteiros, em vez de trabalhar, jogavam Alquerque e depois colocavam os tabuleiros de jogo na obra à vista de todos? Uma explicação no mínimo estranha. Esta teoria é impossível quando as Formas Geométricas surgem gravadas, na vertical, em estuques e na madeira. A única explicação para encontrarmos para surgirem tantas das nossas Formas Geométricas, na vertical e nos mais variados tipos de suportes, é estas serem Ideogramas Mágico Religiosos.

- Por vezes encontramos as nossas Formas Geométricas, na vertical, em portas (Figura 145 e 148), janelas (Figuras 135 e 136) e arcadas (Figura 147).

Estas localizações são “estratégicas”. É aqui que encontramos as maiores concentrações de Ideogramas Mágico Religiosos desempenhando Funções Apotropaicas. Pensamos que as nossas Formas Geométricas se encontrem nestas posições “estratégicas”, enquanto Ideogramas Mágico Religiosos, desempenhando Funções Apotropaicas.

- As Formas Geométricas apresentam por vezes pequenas dimensões ou foram traçadas de modo irregular. Vamos encontrar a mesma situação em Fortificações, Edificios Públicos e Comuns.

A maneira como as Formas Geométricas foram traçadas impossibilita o seu uso enquanto tabuleiros de jogo. A proximidade das linhas entre si não permite a colocação de peças.

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes pintadas na vertical. O melhor exemplo é o Mosteiro da Batalha (Figuras 47 e 48 ou 150). Aqui surgem várias Formas muito perto umas das outras, de diferentes dimensões e pintadas em mais que um bloco de pedra.

Encontramos a mesma Forma Geométrica pintada sobre vários blocos de pedra. Isto demonstra que as Formas foram pintadas depois de os blocos estarem colocados na sua posição vertical final. Uma situação que torna impossível qualquer hipótese de reutilização. Estamos perante vários Ideogramas Mágico Religiosos pintados nas paredes do Mosteiro com Funções Votivas. Aliás as paredes do Mosteiro da Batalha estão repletas de Graffiti Histórico onde surgem largas dezenas de outros Ideogramas.

Em Santuários de Graffiti e Altares

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes em Santuários de Graffiti. Surgem sempre associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama. Estes Santuários de Graffiti localizam-se nas fachadas de Templos, muito perto destes, em janelas, onde serão talvez Altares, ou em Monumentos Funerários. Os melhores exemplos são:

As muralhas medievais em frente do Santuário de NS da Conceição em Vila Viçosa (Figuras 50 a 52 e 142).

As fachadas da Igreja de Santa Maria em Estremoz (Figuras 13 ou 75).

Precisamente a mesma situação que observámos nos Santuários Rupestres mas agora em meio urbano. Acrescentamos que, nesta situação, a maior parte dos nossos Ideogramas estão em posição vertical. A sua localização “estratégica” é mais uma achega para o facto de serem Ideogramas Mágico Religiosos. Autênticos Santuários da Religião Popular dentro de Santuários da Religião Oficial.

- Encontramos Formas Geométricas nas coberturas de dois Templos fortificados e associadas a vários outros Ideogramas Mágico Religiosos.

No tecto da Ermida de Santa Catarina em Monsaraz (Figuras 136 e 153).

No telhado inclinado do Santuário da Boa Nova em Terena (Figuras 154 a 156).

Encontramos aqui um interessante paralelo entre a Ermida de Santa Catarina e o Santuário da Boa Nova. O número de Formas Geométricas, o contexto e posição em que se encontram leva-nos a pensar que estas sejam Ideogramas Mágico Religiosos. As placas de xisto, onde encontramos o Graffiti, podem mesmo ser consideradas Placas Apotropiacas ou Votivas “in situ”.

Em Fortificações:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Fortificações. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagramas. Surgem também associadas entre si.

A frequência com que as nossas Formas Geométricas surgem, as associações, a frequente verticalidade…... Tudo isto não pode ser explicado com possíveis reutilizações. É uma explicação simplista para uma realidade vasta e complexa.

- As nossa Formas Geométricas surgem muitas vezes numa posição vertical gravadas na pedra, em estuques (Figuras 130 e 133) ou argamassas (Figuras 50 a 52 e 140 a 142). Encontramos a mesma situação em Edificios Públicos e Comuns (Figuras 126 a 128).

Os Graffitos em estuques e argamassas tornam impossível a teoria da reutilização de tabuleiros de jogo. Afirma indiscutivelmente as nossas Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. Encontramos o melhor exemplo nas muralhas medievais de Vila Viçosa.

- Por vezes encontramos as nossas Formas Geométricas, na vertical, em portas (Figura 137), janelas (Figuras 130, 132 a 136) e cunhais (Figuras 119, 120 e 144). Encontramos a mesma situação em Edificios Públicos e Comuns (Figura 111 a 113 e 127).

Esta localização “estratégica” vem reforçar a interpretação das nossas Formas Geométricas como Ideogramas Mágico Religiosos. Os melhores exemplos são as seteiras das torres de menagem dos Castelos de Elvas e Olivença.

Em Edificios Públicos ou Comuns:

- As nossas Formas Geométricas surgem com alguma frequência, enquanto Graffiti Histórico, em vários tipos de Edificios Públicos ou Comuns. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo a “Mão” (Figura 63, 64 e 126) ou “Passarinhos” (Figura 128).

A frequência com que as nossas Formas Geométricas surgem, as associações, a frequente posição vertical…… Mais uma vez tudo isto não pode ser explicado com possíveis reutilizações. A frequente associação das nossas Formas Geométricas com a “Mão”, para dar um exemplo, aponta para um ritual. Reafirma também as nossas Formas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos.

No Mundo Funerário e em Altares:

- As nossas Formas Geométricas surgem com alguma frequência, enquanto ornamentação ou Graffiti Histórico, em vários elementos de vários tipos de monumentos funerários. Surgem muitas vezes associadas a conhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Como por exemplo o Cruciforme ou o Pentagrama.

Tendo em conta o suporte onde surgem. Por um lado fazem parte da ornamentação “oficial”. Por outro lado, enquanto Graffiti Histórico, surgem em grande quantidade e densidade criando autênticos altares. Em qualquer das situações só podem ser Ideogramas Mágico Religiosos.

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes em Altares de várias Religiões, oficiais ou populares, na vertical e sob a forma de Grafitti Histórico (Figuras 38, 54, 55, 67, 68, 117 e 118.

Mais um exemplo da continuidade das nossas Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos dentro da Religião Popular.

Em Placas Apotropaicas e Amuletos:

- As nossas Formas Geométricas surgem com grande frequência, enquanto Graffiti Histórico, em Placas Apotropaicas e Amuletos.

Sempre que surge um Alquerque num bloco pétreo solto assumimos que é um tabuleiro de jogo. Como vimos muitos destes blocos podem ter feito parte de estruturas onde foram gravadas as Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos. Voltamos a apresentar os exemplos do Santuário da Boa Nova e Santa Catarina. Muitos destes blocos surgem também em contextos funerários. Um local carregado de significado e estranho para grandes jogatanas. Outros blocos apresentam gravações de pequena dimensão, gravações irregulares, gravações associadas a conhecidos Ideogramas ou entre si. Tudo isto aponta para que estejamos perante Placas Apotropaicas com Ideogramas Mágico Religiosos. Placas que vamos encontrar também na ornamentação “oficial” de vários tipos de edificios. Quando estas Placas são de pequenas dimensões passamos a identificá-las como Amuletos (Figuras 80 a 83).

- As Formas Geométricas apresentam por vezes pequenas dimensões ou foram traçadas de modo irregular.

A maneira como várias das Formas Geométricas foram traçadas impossibilita o seu uso enquanto tabuleiros de jogo. Um tabuleiro de de jogo tem estar bem organizado, apresentando simetria entre os campos de jogo e com espaços para a colocação das peças. Nestas Formas irregulares a proximidade das linhas entre si não permite a colocação de peças. A proximidade das linhas exteriores com a borda da Placa também impossibilita a colocação de peças. Estas Formas Geométricas não foram feitas para serem jogadas mesmo quando surgem em posição horizontal.

Enquanto Redes Apotropaicas:

- As nossas Formas Geométricas por vezes repetem-se formando padrões que podemos chamar de “Redes Apotropaicas” (Figura 58, 98 e 104).

Em alguns Ideogramas Mágico Religiosos encontramos a mesma repetição e as mesmas Redes que encontramos nas nossas Formas. Apresentamos o exemplo do Ideograma “Roseta Hexapétala” que se repete transformando-se na “Rede Apotropaica” conhecida como “Flor da Vida”. A Arte Islâmica é também um bom exemplo destas repetições apotropaicas. Estas Repetições das nossas Formas, e os paralelos que apresentámos, reforçam a ideia de estarmos perante Ideogramas Mágico religiosos.

Enquanto Fórmulas Mágicas:

- As nossas Formas Geométricas surgem por vezes associadas entre si (Figuras 59 a 62).

Esta associação merece destaque pois surge em diferentes áreas geográficas. As Formas geométricas surgem por vezes gravadas na vertical, em estuques e argamassas, e com pequenas dimensões. São autênticas “Fórmulas Mágicas” construidas pelas nossas Formas Geométricas enquanto Ideogramas Mágico Religiosos.

Resumo

As nossas Formas Geométricas surgem em Santuários Rupestres, Templos, Templos – Fortificações Santuários “Populares” de Graffiti, Altares “Populares” ou Oficiais, Fortificações, Edificios Públicos e Comuns, Monumentos Funerários, Placas Apotropaicas e Amuletos.

Em todos estes contextos, com destaque para o religioso onde as encontramos com mais frequência, surgem associadas a reconhecidos Ideogramas Mágico Religiosos. Por vezes formam mesmo “Ideogramas Compostos” com Cruciformes anexados. Surgem também associadas entre si ou a figuras antropomórficas, lâminas e mãos.

As nossas Formas Geométricas surgem em grande número e densidade. Surgem na vertical pintadas ou riscadas na pedra, fazendo parte da “ornamentação” oficial ou Graffiti Histórico, riscadas na madeira, no estuque e em argamassas. Surgem também em lugares “estratégicos” como janelas, portas, arcadas e cunhais. Por vezes são de pequenas dimensões e estão mal traçadas.

Por tudo isto pensamos que todas as Formas Geométricas apresentadas neste Post são Ideogramas Mágico Religiosos e não tabuleiros de jogo .



Mensagem anterior por data: [Archport] Revista Scaena III I Museu de Lisboa - Teatro Romano 10 FEV 18h Próxima mensagem por data: [Archport] RECRUTAMENTO DE ARQUEÓLOGOS
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A Grécia Antiga vista por Pausânias Próxima mensagem por assunto: [Archport] AMANHÂ - 'Descoberta dos túmulos reais de Tânis" | 15:00 | Zoom & Auditório | Entrada livre.