Ontem, o Movimento Cívico @ApoiarSedeLisboa2022 voltou à Assembleia da República!
Como todos sabem, há dois anos, em 24 de setembro de 2020, a nossa colega Cláudia Costa criou e abriu à assinatura a Petição online
Pela preservação da mesquita principal de Lisboa identificada na Sé Catedral : Petição Pública (peticaopublica.com) (ainda a receber assinaturas). Em julho passado a petição reunia mais de 3.000 assinaturas, permitindo a sua submissão na Plataforma da Assembleia da República. Consequentemente no passado dia 14, a Petição n.º
38/XV/1.ª — Pela defesa do património arqueológico nos claustros da Sé Patriarcal de Lisboa foi admitida para apreciação na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, tendo ontem decorrido a respetiva audição peticionária.
Uma vez que tínhamos já sido ouvidos na Comissão em Julho passado, a audição de ontem permitiu-nos transmitir os últimos desenvolvimentos da ação do Movimento e articular com os deputados a sua intervenção futura. Estão, para já, previstas a audição parlamentar do Diretor-Geral do Património Cultural e a visita da Comissão Parlamentar à obra em curso no Claustro da Sé.
Mas, principalmente, foi possível sublinhar de forma inequívoca que este movimento de cidadãos conta com a Assembleia da República para tomar posição junto do Governo, na sequência da Resolução aprovada por unanimidade em 2021, exigindo a revisão imediata do projeto, com o abandono definitivo da construção do piso -1 (e da sua fantasiosa função antissísmica). URGENTEMENTE!
E quem ainda não o fez, por favor assinem a Petição!