No dia 25 de fevereiro, às 15h, o Castelo retoma o ciclo de conferências “Fala-me do rio, do castelo, da cidade, de tudo!” com uma palestra de Miguel Metelo Seixas, em torno dos exemplares heráldicos presentes neste monumento nacional.
Como refere o autor “Bem poderia o castelo de Lisboa conter e exibir aos seus visitantes uma multiplicidade de manifestações heráldicas que espelhassem a sua condição de local de antiquíssima e variada ocupação humana. Contudo, não é assim. Os exemplares heráldicos remanescentes primam pela escassez: mais do que a antiguidade e diversidade da presença humana, eles traduzem as circunstâncias drásticas por que passaram este espaço e estas pedras, tanto por fatores naturais (entre os quais sucessivos terremotos) como por intervenção humana.”
Miguel Metelo de Seixas é Doutorado em História e investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona. Tem participado em inúmeros projetos de pesquisa a nível nacional e internacional de que destacamos os desenvolvidos nas Universidade de Munster, École Pratique des Hautes Études, Universidade Federal da Bahia, Università degli Studi di Firenze, Université de Poitiers, Università degli Studi di Viterbo e Università degli Studi di Roma III.
|
|