1º
Seminário -
Discriminação e Exclusão Social - Igualdade Na Diversidade - dia 3 de
Dezembro de 2010 na Universidade dos Açores
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Eventos
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Cada vez mais o tema das multidiscriminações é
transversal a todas as áreas, trabalho, saúde, política, ensino, comunicação
social, espaço público e privado.
É necessário que todas as instituições, organizações
públicas, privadas e população em geral sejam objecto de sensibilização e
informação acerca de todas as formas de discriminação, de forma a contribuir
conscientemente para a mudança, tendo em vista uma sociedade inclusiva e
igualitária.
É nesta perspectiva que o CIPA se propõe intervir junto
das instituições, organizações e da população em geral, com a realização de
um evento que permita aprofundar o conhecimento da problemática da
discriminação baseada na raça, idade, etnia, orientação sexual, género e
deficiência.
O Seminário Discriminação e Exclusão Social - Igualdade
na Diversidade, tem como objectivo, aprofundar o conhecimento e fomentar o
debate acerca das várias formas de discriminação, sistematizar e divulgar
conhecimentos.
Organização: CIPA- Centro de Informação, Promoção e
Acompanhamento de Igualdade
Financiamento: DRIO - Direcção Regional de
Igualdade de Oportunidades
Programa
Inscrições gratuitas/data limite: 22 de Novembro de 2010
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2ª
Exposição “Arte Numa
Perspectiva Diferente” na galeria de arte da EDIA, em Beja
De 23 de Novembro a 17 de Dezembro
irá estar patente, na galeria de arte da EDIA em Beja, a Exposição “Arte Numa
Perspectiva Diferente”, onde seis jovens artistas plásticos, com paralisia
cerebral, expõem 24 quadros de pintura com as suas visões artísticas do mundo.
A exposição, que é promovida pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB),
que este ano celebra a sua 9ª edição, assinalando o Dia Internacional da Pessoa
com Deficiência, (3 de Dezembro), mostrando quadros pintados por seis artistas,
utentes do CPCB, para o qual vão reverter as receitas da venda das obras.
Segundo José Pires, director do CPCB, “a exposição pretende reforçar a
auto-estima dos utentes, divulgando os seus trabalhos de expressão
plástica".
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3ª
Hospital S. João, no Porto, adopta sistema para daltónicos
Hermana Cruz
O Hospital de S. João, no Porto, vai implementar, a partir do próximo
dia 6, um código gráfico que vai permitir aos daltónicos identificar as cores
utilizadas no sistema de triagem de Manchester, usado no serviço de urgências,
e de orientação dentro daquela unidade de saúde. O ColorAdd, que terá custos
quase nulos, poderá vir a ser adoptado por outros hospitais do distrito do
Porto.
Mas
afinal o que é o ColorAdd? Consiste na substituição das cores por um símbolo
gráfico. "A cada uma das três cores primárias é atribuído um símbolo
gráfico. Conhecendo esses três símbolos, um daltónico consegue identificar todas
as cores", explicou ao JN, Miguel Veiga, criador de um sistema que
começou, há dez anos, com uma tese de licenciatura e foi divulgado em 2008.
Desde
então, o ColorAdd já foi adoptado por empresas como a CIN e outras ligadas aos
sectores da cerâmica e de materiais escolares. Segundo Miguel Veiga, até já
terá sido procurado pelos metros de Londres (Inglaterra) e de S. Paulo
(Brasil).
Na área
da saúde, o S. João é o primeiro hospital a associar a cor a símbolos gráficos.
Segue-se outra unidade de saúde, em Lisboa, onde, em Janeiro, arranca um
projecto piloto de inclusão do ColorAdd nos fármacos administrados no serviço
operatório.
O
protocolo com o Hospital de S. João vai ser assinado no próximo dia 6. A governadora civil do
Porto, que apadrinha o projecto, acredita que outros virão. "Convoquei
para uma reunião diversos hospitais do distrito e só tive reacções
favoráveis", adiantou Isabel Santos, esperançosa de que o sistema venha a
ser adoptado por outro tipo de entidades. "É um problema que afecta 10% da
população masculina do distrito", constatou, em jeito de argumento.
Ainda por
cima, para Isabel Santos, o ColorAdd é uma espécie de "ovo de
Colombo" para os daltónicos. "É uma solução muito simples. Quase não
tem custos", enalteceu ainda a governadora, revelando regozijo por um
projecto ter partido de um criador portuense. "É uma forma de afirmarmos
também a marca Porto", concluiu isabel Santos.
"No
caso do S. João, o investimento é mesmo nulo", reforçou Miguel Neiva,
convencido de que o ColorAdd "está para o daltónico como o braille para o
cego". "É sobretudo um código que permite a inclusão", rematou.
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4ª
Língua
Gestual Portuguesa - as mãos também falam!
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No âmbito da Colecção de Sebentas de Formação do Centro de Formação do
Instituto Superior de Ciências Educativas - formaISCE
- foi publicado o manual de formação Língua
Gestual Portuguesa - as mãos também falam!, desenvolvido por
Virgínia Marçalo Gomes, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (FLUC),
formadora em Língua Gestual Portuguesa e membro da Direcção da
Despertar do Silêncio - Associação de Surdos da Guarda. O presente documento
reúne, de forma concisa e clara, tópicos abordados num curso de formação
destinado a educadores de infância e a professores de todos os níveis de
ensino: o que é a surdez?,
desenvolvimento da linguagem, surdo-mudo ou surdo? como chamar a atenção de
um surdo? Linguagem Gestual ou Língua Gestual?, funções, gestos e
aspectos gramaticais da Língua Gestual são algumas das questões
abordadas.
APRESENTAÇÃO
«Esta sebenta pretende ser um instrumento auxiliar básico de apoio a todas
as pessoas que desconhecem o mundo das pessoas surdas, nomeadamente no que
concerne à existência de uma Língua própria da Comunidade Surda em
Portugal.
Nesta sebenta, são focadas, de uma forma genérica, algumas questões
fundamentais sobre este universo, que, por vezes, geram controvérsia junto
da Comunidade Ouvinte, tais como: o processo da emissão e recepção da
mensagem oral das crianças e jovens surdos; os cuidados a ter na
comunicação com os surdos, destacando-se o tipo e o grau de surdez que
possuem; os aspectos a ter em conta quando se pretende chamar a atenção de
um surdo; a educação bilingue de um surdo e o uso de uma Língua Gestual com
especificidades próprias que lhe conferem o carácter de uma Língua Oficial.
A Língua Gestual detém uma gramática própria, uma semântica e uma sintaxe
própria, difere de país para país e, por vezes, de região para região, tal
como as Línguas orais. Cada país tem a sua própria Língua Gestual. A Língua
Gestual Portuguesa é denominada LPG e o seu ensino/aprendizagem faz parte
integrante das Unidades de Apoio à Educação das crianças e jovens surdos,
dentro do Ensino Regular. Um ouvinte não compreende a essência da Língua
Gestual e a sua repercussão na vida activa das pessoas surdas sem antes ter
uma visão geral da caracterização das suas limitações e obstáculos que se
cruzam no seu desenvolvimento global.
Este instrumento basilar de reflexão junto deste público-alvo pretende
evidenciar a importância do uso da Língua Gestual no seio das Comunidades
Surdas existentes em Portugal e no Mundo e, como tal, fornecer algumas das
medidas legislativas mais relevantes para a promoção e valorização das
Línguas Gestuais na educação e na socialização das crianças e jovens
surdos.
O conteúdo desta sebenta tem como intuito facilitar e promover uma relação
mais próxima e harmoniosa entre as pessoas ouvintes e as pessoas surdas e,
subsequentemente, proporcionar a tão desejada inclusão social.»
ÍNDICE
Introdução
Capítulo 1
O que é a Surdez? - abordagem geral
A Intervenção Precoce na Infância
O Desenvolvimento da Linguagem
A Comunicação com uma pessoa surda
A Personalidade de um surdo
Surdo-Mudo ou Surdo? Eis a Questão
Como chamar a atenção de um surdo?
Capítulo 2
A Língua Gestual
“Linguagem Gestual” ou “Língua Gestual”?
O que é a Língua Gestual?
Os cinco parâmetros da Língua gestual
As funções da Língua Gestual
Os Gestos da Língua Gestual
Aspectos gramaticais da Língua Gestual Portuguesa versus a gramática da
Língua Portuguesa
A Dactilologia e Configurações da mão
A formação do género em LGP
A formação do número em LGP
A Sintaxe da LGP
Os Gestos por derivação e os Gestos compostos
A Língua Gestual é Universal?
Os Alfabetos Gestuais de alguns Países
Os Obstáculos e o Reconhecimento dos idiomas gestuais
Anexos
Reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa – Artigo 74o da
Constituição da República Portuguesa
Unidades de Apoio à Educação de Crianças e Jovens Surdos em Portugal –
Despacho no. 7520/98
Resolução da Federação Mundial de Surdos – Educação Bilingue dos Surdos
Conclusão
Bibliografia
Virgínia Marçalo Gomes (2006), Língua
Gestual Portuguesa - as mãos também falam!, Colecção forma ISCE,
Mangualde: Edições Pedago.
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5ª
Encontro de Desporto
Adaptado 2010
03.12.2010 - 03.12.2010 09.30 h - 12.30
h
Cascais -
.Descrição
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Portadora de
Deficiência, a Câmara Municipal de Cascais em conjunto com Federação
Portuguesa de Desporto para Deficientes e Santa Casa da Misericórdia de
Lisboa - Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, entre outras
entidades parceiras, irá dinamizar o “ENCONTRO DE DESPORTO ADAPTADO” de
27 de Novembro a 5 de Dezembro.
O programa deste Encontro inclui um Seminário sobre Desporto
Adaptado que se irá realizar no dia 2 de Dezembro no Centro de Medicina
de Reabilitação de Alcoitão e ainda um Programa Desportivo de 27 de
Novembro a 5 de Dezembro em vários locais do Concelho, onde é possível
assistir e experimentar diversas modalidades associadas a esta temática
(veja) e participe!
Paradressage e Equitação Terapêutica *
Picadeiro do Real Clube de Campo D. Carlos I
* 09h30 – 12h00
Organização: Ass. Hípica Terapêutica
Hipoterapia * Centro Hípico da Costa do
Estoril
* 11h00
(actividade de experimentação mediante inscrição: geral@centrohipico.pt ou t: 214
872 064 e apresentação de atestado)
Organização: Centro Hípico da Costa do Estoril
Esgrima em Cadeira de Rodas
* 11h00 – 12h00 * Centro de
Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência
(actividade de experimentação)
Organização: Duelo Clube de Praticantes e estudiosos de Esgrima de Todas
as épocas
Local
Venue:Cascais
http://www.anddemot.org.pt/
A FPAS criou um Centro de
Interpretação à Distância para a População Surda
No decorrer deste ano, a FPAS tomou conhecimento da
iniciativa Prémio BPI Capacitar que se propunha a analisar os projectos
concorrentes e a escolher alguns para apoiar. Neste sentido, a FPAS tomou
a iniciativa de elaborar um projecto autónomo e concorrer a este prémio,
tendo ganho uma Menção Honrosa no âmbito do Centro de Interpretação à
Distância da FPAS.
Assim, é com grande honra que a FPAS anuncia a
disponibilização deste serviço a toda a Comunidade Surda, ao qual podem
aceder das seguintes formas:
- através do equipamento VPAD+ que estará disponível
em
algumas Associações Filiadas na FPAS – endereço
svi_fpas
- através do computador (ooVoo) – endereço svi_fpas
- através de telemóvel 3G (ainda a confirmar)
Este serviço gratuito e confidencial já se encontra
a funcionar das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, apenas em dias
úteis.
A FPAS considera que esta é uma iniciativa muito importante
para a Comunidade Surda, na medida em que vai permitir uma maior
autonomia e independência a todos os Surdos. Assim, esperamos que este
seja um serviço a ter continuidade no futuro, sendo que para isso
contamos com a vossa participação. Desejamos poder contar com Vocês,
porque só havendo uma enorme adesão da vossa parte se pode justificar a
importância/continuidade deste serviço.
Podem consultar os vídeos sobre esta iniciativa nos
seguintes links:
ver
aqui
ver aquí
mais
ver aquí mais
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Universidade
de Coimbra • Administração
Departamento
Académico • Divisão Técnico-Pedagógica
Apoio
Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes
Palácio dos
Grilos • Rua da Ilha | 3000-214 COIMBRA • PORTUGAL
Tel.: +351 239
857 000 (Ext. 395) | Fax: +351 239 857 012
E-mail: mcorreia@ci.uc.pt
www.uc.pt/depacad/atped | www.uc.pt/administracao
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