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ensino
Professores deviam aprender braille, defende ACAPO
Hoje às 06:38
A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) defende que o braille
deve integrar a formação de professores para que os alunos cegos tenham
acesso à leitura e escrita.
«A Educação de uma criança cega privada do braille está comprometida. Seria
o mesmo que tentar educar uma criança normovisual sem lhe ensinar a ler ou a
escrever, substituindo a leitura e a escrita pela passagem de informações
orais», compara o presidente da ACAPO, Carlos Lopes.
Em vésperas do Dia Mundial do Braille, que se assinala estaa terça-feira,
Carlos Lopes lembra que é fundamental que as escolas tenham recursos
técnicos e humanos que possibilitem a utilização do braille por parte de um
aluno cego.
Por isso, defende que «as entidades de Ensino Superior responsáveis pela
formação de docentes incorporem uma componente académica sobre o braille».
Outro dos entraves ao direito pleno à educação e informação é a carência de
obras literárias ou científicas transcritas para braille.
Não há estimativas fiáveis da produção em braille de livros em Língua
Portuguesa, mas a ACAPO assegura que é «manifestamente reduzida», e quando
acontece nunca é feita pelas editoras, mas por entidades que se dedicam a
apoiar quem tem dificuldades visuais.
«Deve ser prestada especial atenção a todos os sectores que concorram para o
total acesso à informação e, assim, garantir às pessoas cegas a igualdade de
oportunidades», refere Carlos Lopes à agência Lusa.
O presidente da ACAPO lamenta ainda a ausência de dados sobre os portugueses
que sabem braille e considera crucial realizar um estudo de caracterização
de sistema de leitura e escrita.
Fonte:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?