Lista atped

Mensagem

[Atped] Saúde: Aftas; Morangos; Aprendizagem

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Saúde: Aftas; Morangos; Aprendizagem
From :   "isabel reis" <isabelre@ci.uc.pt>
Date :   Fri, 8 Apr 2011 08:46:55 +0100

 

Aftas podem estar relacionadas ao Mal de Alzheimer

O vírus da herpes simplex tipo 1 é o causador das aftas que surgem na mucosa da boca. As infecções causadas por ele crescem dentro das células nervosas e podem permanecer lá de forma latente. Um novo estudo afirma que e debilitação das habilidades cognitivas que acompanham o Alzheimer pode contribuir para a re-ativação e crescimento das infecções.

Ao observarem o comportamento do vírus dentro das células, pesquisadores viram que as partículas do vírus que saem das células infectadas dão origem a membranas celulares contendo proteína precursora de amilóide, o maior componente das células senis em pacientes com Alzheimer. Esse fato levou os cientistas a sugerirem no estudo (desenvolvido pela Universidade do Novo México e a Universidade Brown) que o mecanismo através do qual a infecção acontece indica uma forte ligação entre a doença e a herpes.

Morangos contra o câncer

Amantes do morango têm agora mais um motivo para consumir com fartura a fruta. Estudo realizado na Ohio State University Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos, mostra que o consumo de morangos liofilizados inibe significativamente o desenvolvimento de tumores em pessoas com lesões pré-cancerosas no esófago.

Segundo os pesquisadores, duas porções da fruta ingeridas por dia ajudaram a diminuir o grau histológico das lesões pré-cancerosas durante o estudo em 29 dos 36 participantes. "Nosso estudo é importante porque mostra que os morangos podem retardar a progressão das lesões pré-cancerosas no esófago. Morangos podem ser uma alternativa, ou podem trabalhar juntos com outras drogas químio preventivo, para a prevenção de câncer de esófago. Mas, vamos precisar para testar presente em estudos randomizados controlados com placebo no futuro", diz Dr. Chen Tong, um dos autores da pesquisa.

O que se aprende causa modificações no cérebro mesmo na idade adulta

Estudo recente mostra que a habilidade do cérebro adulto de mudar e aprender novas informações acontece mais rapidamente do que se acreditava.

 Nos experimentos, os pesquisadores usaram ressonâncias magnéticas para analisarem mudanças que ocorreram na massa cerebral de 19 adultos. Esses exames foram feitos antes e após das sessões de aprendizado rápido de novas palavras (nomes absurdos para dois tons de verde e azul). Eles mostraram que aprender novos nomes fez com que a massa do cérebro aumentasse em áreas associadas à percepção e visão de cores.

 De acordo com a pesquisadora Verônica Kwok, da Universidade de Hong Kong, “esse padrão de descobertas demonstra que a estrutura anatómica do cérebro humano adulto pode mudar muito rapidamente, especificamente durante a aquisição de novas categorias nomeadas”.

 Os pesquisadores afirmam que os resultados mostram que a capacidade de mudança do cérebro é maior do que se pensava e que ainda pode haver crescimento de massa cerebral na vida adulta.

Os experimentos também mostraram que o processamento e a percepção de cores podem influenciar o aprendizado e a linguagem.

 

 

Isabel Maria Paiva dos Reis

Assistente Técnico

Universidade de Coimbra • Divisão de Graduação e Formação

Apoio às Necessidades Educativas Especiais

Tel.: +351 239 857 000 | Ext. 389

 

Este e-mail pretende ser amigo do ambiente. Pondere antes de o imprimir!

A Universidade de Coimbra dá preferência a produtos e serviços com menor impacto ambiental.

 


Mensagem anterior por data: [Atped] FW: Posto de contacto fax - GANEE Próxima mensagem por data: [Atped] Prémio BPI Capacitar 2011 - candidaturas abertas
Mensagem anterior por assunto: [Atped] Restrição de calorias pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, diz estudo Próxima mensagem por assunto: [Atped] Salmão: O peixe que se quer ter por perto