Lista atped

Mensagem

[Atped] FW: TAGV: Programação Setembro

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] FW: TAGV: Programação Setembro
From :   "Luis Barata" <lbarata@ci.uc.pt>
Date :   Wed, 12 Sep 2012 11:59:52 +0100

 


A Temporada de 2012-13 abre com dois projetos que aprofundam o compromisso do TAGV com a formação artística de qualidade. Em setembro recebemos a École des Maîtres, um projeto de formação avançada que junta, desde 1990, jovens atores de vários países europeus, num estágio artístico coordenado por um encenador de dimensão internacional. A edição de 2012 conta com a participação do dramaturgo e encenador argentino Rafael Spregelburd, que em Coimbra apresentará também parte do trabalho em curso, através do exercício público intitulado Células Teatrais: Máquinas para Produzir Catástrofes. A fotógrafa Susana Paiva, por seu lado, inicia em simultâneo a orientação de uma escola informal de fotografia do espetáculo, um projeto singular de formação em residência. Os candidatos selecionados beneficiam de um livre-trânsito para a temporada e terão oportunidade de participar em diversas atividades formativas complementares, incluindo debates, apresentações, um workshop sobre fotografia estenopeica, integrado no projeto Latas na Cidade, além das sessões inaugurais do OpenShow Coimbra, uma coprodução entre o TAGV e The Portfolio Project, a decorrer na Casa das Caldeiras.

Pretendemos um diálogo cada vez mais alargado com o público da cidade e da região, motivo pelo qual os espectadores do TAGV terão nos próximos dois meses oportunidade de assistir a uma grande diversidade de propostas, entre a Gala Internacional de Magia, no âmbito dos Encontros Mágicos – Festival de Magia de Coimbra, a geopolítica das representações construída por Manuel Portela na conferência-performance Terra Google: Um Poema para Voz e Internet e o trabalho de questionamento da fronteira entre a dança tradicional e a modernidade que a coreógrafa Filipa Francisco propõe com A Viagem, uma criação produzida pelo coletivo Materiais Diversos, que agora terá a colaboração local do GEFAC. Por outro lado, o concerto humorístico da dupla Manuel João Vieira e JP Simões inaugura, no dia 2 outubro, o ciclo As Formas do Riso, uma parceria entre o TAGV e as Produções Fictícias. Do stand-up comedy à comédia de improviso, este ciclo contará nos próximos 8 meses com os nomes mais representativos do humor em Portugal.

O cinema estará mais uma vez em grande plano, nos dois espaços habituais: a sala principal do TAGV (agora com novo equipamento de projeção) e na Casa das Caldeiras. Além a 13ª Festa do Cinema Francês, uma iniciativa de grande sucesso público que ao longo de uma semana apresentará em Coimbra o melhor do cinema francês contemporâneo, a nova extensão do Festival Queer Lisboa apresenta uma seleção de três filmes em estreia nacional. Coimbra in Motions é o nome de um ciclo de cinema sobre Coimbra, em diversos registos e épocas, destinado especialmente (mas não só) à comunidade internacional que no início de cada ano letivo se fixa na cidade. O Cinema à Segunda continua a oferecer cinema independente de qualidade, incluindo Robert Guédiguian (As Neves de Kilimanjaro), Bruno Dumont (Fora, Satanás), Hirokazu Koreeda (O Meu Maior Desejo), e a estreia de Linhas de Wellinghton, a revisitação das Invasões Francesas imaginada pelo malogrado Raúl Ruiz e realizado por Valeria Sarmento, contando com a participação de um elenco prestigiado. Para as Sessões do Carvão, a cada quarta-feira, Sérgio Dias Branco programou três núcleos diferenciados, dedicados respetivamente às Tresloucadas Comédias Clássicas, a Julian Hernandez. Paisagens na Intimidade e a um conjunto de três filmes nacionais, unidos sob a rubrica Portugal, entre o Documento e a Ficção.

Com a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação António Fragoso celebramos o Dia Mundial da Música na Praça da República, numa festa de som e envolvimento comunitário. A música estará em força no TAGV nos meses de setembro e outubro. Os 20 dedos dos pianistas João Vasco e Eduardo Jordão interpretam um conjunto surpreendente de compositores, em 20 Fingers: De Mozart a Chico Buarque. O Festival José Afonso marca o tributo a uma referência única da música popular portuguesa, com a participação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e os convidados Cristina Branco, Janita Salomé e Vitorino Salomé. A nova música portuguesa estará presente com Frankie Chavez, ficando a cargo de Naná Vasconcelos, um percussionista sem igual, assinalar entre nós o Ano Brasil Portugal/Portugal Brasil. António Pinho Vargas fecha em grande o mês de outubro, com o concerto Solo, na abertura do Festival de Música de Coimbra.

As atividades previstas para o Projeto Educativo e para o espaço de debate público que mantemos no âmbito do Fórum TAGV testemunham o nosso desejo de afirmar o TAGV como um lugar aberto e plural, empenhado em formar e intervir com a(s) arte(s), implicando sempre que possível, como sucederá com a edição 2012 do TEDxCoimbra, todos os que não se conformam com o curso aparentemente inelutável do mundo.







 


Mensagem anterior por data: [Atped] FW: revista Jardim da Sereia nº 1 Setembro/2012 Próxima mensagem por data: [Atped] artigo: Por que o cérebro não consegue raciocinar e lembrar ao mesmo tempo?
Mensagem anterior por assunto: [Atped] FW: Sopas, Caldos e Mezinhas | A Química no tempo dos nossos avós (31 de Março, 15H00) Próxima mensagem por assunto: [Atped] FW: Teatro | Cálculo de Carl Djerassi ( 17 de Novembro, 21H30)