Lista histport

Mensagem

[Histport] Lançamento de estudo completo sobre a Ferrovia em Portugal

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Lançamento de estudo completo sobre a Ferrovia em Portugal
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 20 Jan 2020 23:15:19 -0000

Title: Lançamento de estudo completo sobre a Ferrovia em Portugal

 

Lançamento Ensaio  | FFMS

View this email in your browser

 

 

 

APRESENTAÇÃO DO ENSAIO

“A Ferrovia em Portugal”

QUARTA-FEIRA | 18H30 | ESTAÇÃO DO ROSSIO

Portugal sobre carris. Esta quarta-feira, entre numa viagem sobre o caminho de ferro e o que pode ser feito para o revitalizar.

Somos dos países da Europa Ocidental onde o transporte de mercadorias ferroviário tem maior peso. Que caminhos devem ser seguidos para aproveitar este potencial no transporte de carga, mas também de passageiros?

Não perca as respostas no debate de apresentação do livro “A Ferrovia em Portugal”, com o autor Francisco Furtado e o especialista em transportes José Manuel Viegas, do Instituto Superior Técnico.  A moderação é de Nicolau Santos.

Quarta-feira, dia 22, às 18h30, na Sala do Rei, na Estação do Rossio, em Lisboa.

 

 

 

O comboio português pode e deve ir mais longe..

 

 A Ferrovia em Portugal | Francisco Furtado

 

Sabia que Portugal é dos países da Europa Ocidental com maior peso do comboio no movimento de mercadorias e onde o principal operador do setor é rentável?



Autor disponível para entrevistas: de 18.01 a 26.01

 

O livro
No século XIX, o comboio significava progresso. No século seguinte, entrou em declínio. E hoje? Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década e o principal operador do setor é rentável? E que a tendência recente é de crescimento no transporte de passageiros, sobretudo no longo curso entre as principais cidades e no serviço suburbano?


Este ensaio analisa e explica a evolução de mais de século e meio de existência do caminho de ferro português. Defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico, fundamental para sectores estratégicos como os portos ou uma melhor organização do território, e o comboio como o único modo de transporte já largamente electrificado, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis importados e as emissões poluentes. Por fim, expõe prioridades e directrizes para maximizar o potencial da ferrovia no século XXI. Porque o comboio português pode e deve ir cada vez mais longe.

 

O autor

 

Francisco Furtado é analista no Fórum Internacional do Transporte (FIT/ITF), parte da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, trabalhou na direcção de várias obras públicas. Regressou à academia, onde obteve o grau de mestre em Sistemas Complexos de Infra-estruturas de Transporte e de doutor em Sistemas de Transportes, ambos ao abrigo do programa MIT Portugal. As suas teses debruçaram‑se sobre a questão ferroviária, em particular na vertente de mercadorias. É autor de vários artigos e relatórios sobre a ferrovia, novos sistemas de mobilidade e descarbonização dos transportes.

Para confirmar presença no lançamento e/ou receber exemplares e agendar entrevistas com os autores,  agradecemos que contacte:
Filipa Melo  (filipa.melo@booktailors.com)

 

 


Mensagem anterior por data: Re: [Histport] Estranhas inscrições no Norte de Moçambique Próxima mensagem por data: [Histport] Curso Online Documentação Gráfica em Arqueologia (Ed. em Português)
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Lançamento de dois livros sobre a região e o Distrito de Leiria Próxima mensagem por assunto: [Histport] Lançamento de livro sobre Arquitectura dos Sanatórios - História