Lista histport

Mensagem

[Histport] Ainda os coches em jeito de abalada!

To :   "histport" <histport@uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Histport] Ainda os coches em jeito de abalada!
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Sun, 1 Mar 2020 12:04:30 -0000

AINDA OS COCHES EM JEITO DE ABALADA!...
 
            Como não podia deixar de ser, muitas vozes se levantaram contra a pretensão - de acordo com despacho (penso que foi despacho) superior - de a unidade hoteleira instalada na Coudelaria de Alter passar a dispor, como ornamento e para dar ‘cor local’, de alguns dos coches do Museu Nacional dos Coches.
            Manifestou-se discordância não apenas em relação à trasladação em si, atentatória do património, mas, sobretudo, ao facto de ter havido essa decisão superior, assim sem mais nem menos, em jeito de «quero, posso e mando!».
            Juntaram-se essas vozes à estranheza já antes manifestada - chamo-lhe ‘estranheza’… - quando veio a conhecer-se a equipa nomeada para exercer funções directivas na Direcção-Geral do Património Cultural, sem que dos membros empossados se conhecesse publicamente experiência ou mera ‘proximidade’ nas áreas que a essa Direcção-Geral dizem respeito: Arquitectura, Museus, Arqueologia, Etnologia e afins…
            Sabe-se que, amiúde, se justifica a vinda de alguém completamente alheio à temática que vai ter entre mãos para nela introduzir uma… visão inovadora, descomprometida, isenta de preconceitos… Sabe-se. Tem-se, porém, dificuldade em aceitar, porque não é raro esse alguém acabar por dar com os burrinhos na água ou escorregar na passadeira que, de um momento para o outro, lhe retiraram de sob os pés!...
            E así se hacen las cosas! - dizia o sempre oportuno Gil Vicente!
            Não quero, porém, terminar esta ‘intervenção’ (!) na lista museum - que trata, fundamentalmente, de temáticas museológicas e de património cultural -, na archport - que trata, fundamentalmente, de temática arqueológica e de património cultural - e na histport fórum sobre a História de Portugal -  sem dar a palavra ao Dr. Luís Raposo, que preside ao ICOM – Europa (!), ou melhor, sem copiar para aqui (com sua expressa autorização) o que escreveu na sua página do Facebook, no passado dia 21, às 23.07 horas:

 

            «Começam a perceber-se as implicações mais amplas deste triste caso. A directora do Museu Nacional dos Coches tem toda a razão, legal e ética, e pode contar com a completa solidariedade activa dos seus colegas. Saberemos demonstrar isso mesmo, a ela e "a quem de direito".

            »E começa infelizmente a ter de se perguntar à ministra da Cultura e ao Primeiro-ministro se esta secretária de Estado da Cultura tem condições para continuar no cargo. Por este caso, pela ameaça de outros e pela nomeação inconcebível que fez para a DGPC.

            »Começa finalmente a ser necessário perguntar ao Partido Socialista, e mormente aos seus deputados e membros da comissão de cultura da AR (de que conheço alguns e sei serem pessoas sensatas, movidas por valores de politicas culturais cidadãs e mesmo progressistas), se aceitam conviver calados com dislates deste tamanho. É que há silêncios ensurdecedores, que jamais se esquecem.»

 

            Ámen!

 

                                                                        José d’Encarnação

 


Mensagem anterior por data: [Histport] Os ílhavos que foram para a Pederneira Próxima mensagem por data: [Histport] "Estórias da nossa história", de Ricardo Charters d'Azevedo, será lançado no dia 7 de março 2020, sábado, pelas 15h, no "Celeiro"
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Ainda Ennio Morricone Próxima mensagem por assunto: [Histport] Alberto d'Oliveira