Lista histport

Mensagem

[Histport] Casa Memória EN2 a inaugurar, em S. Brás de Alportel, no dia 22

To :   "histport" <histport@uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Histport] Casa Memória EN2 a inaugurar, em S. Brás de Alportel, no dia 22
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 19 Aug 2020 11:12:39 +0100

            Como pode ler-se no convite em anexo, está prevista para o próximo sábado, a partir das 19 horas, a inauguração da Casa Memória da Estrada Nacional Nº 2, no coração da vila de S. Brás de Alportel, em pelo Barrocal algarvio.

         S. Brás de Alportel era – antes da abertura da A 2 e das beneficiações do IC 1 – a principal porta de saída do Algarve litoral para Norte. Daí que se haja criado a EN2, de Faro a Chaves, correndo, pois, Portugal de norte a sul!

         A Casa Memória conta essa história e, revitalizando uma Casa de Cantoneiros, sita ao lado do (também simbólico!) antigo posto da Polícia de Viação e Trânsito, acção com que muito me congratulo, mostra em exposição alguns dos instrumentos usados nessa importante faina (cada cantoneiro tinha a seu cargo a manutenção de um ‘cantão’, ou seja, de uma porção da estrada), bem como placas de sinalização.

         Aproveita-se a oportunidade para evocar uma outra das profissões mais notáveis de S. Brás de Alportel (a par da dos corticeiros, naturalmente): os canteiros! Embora o seu local de trabalho fossem as pedreiras do sítio dos Funchais, antes de abalarem para Marrocos, no começo do séc. XX, e, em meados desse século, para a região de Cascais, competia-lhes a feitura dos lancis e a gravação dos marcos hectómetros e quilométricos. Imaginei o que poderia ter sido o pensamento deles:

                E com viagens sonhava, quando lhe pediam para esculpir um marco quilométrico com os quilómetros a que ficava o destino mais próximo. Letra bem feitinha, a ser pintada depois. E os números que bem se entendessem, mormente nos hectométricos, a que só alguns ligavam importância, mas onde o canteiro se esmerava também: 1, 2, 3… E quanto se orgulhou ao gravar na parte arredondada de cima E. N. 2! Está bem, havia a de Lisboa ao Porto, a Estrada Nacional nº 1, mas esta era muito maior, de Faro a Chaves!... O país de lés a lés! E o canteiro sonhava: como é que seria Chaves? Dizem que há lá uma ponte romana!...

         Encontro marcado, portanto, não apenas para a inauguração, mas para quantos, daqui para a frente, passarem por S. Brás: mais um ponto de visita obrigatória!

                                                                                                                                                                         José d’Encarnação

 


Sem vírus. www.avast.com

Attachment: convite_CasaMemoria_EN2.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Histport] Destaques patrimonio.pt Próxima mensagem por data: [Histport] Apelo a artigos / Call for papers, 8 (2020)
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira; sobre a Casa da Maceirinha Próxima mensagem por assunto: [Histport] Castelos e Fortalezas na raia: defesa e património.