Lista histport

Mensagem

[Histport] O leito de prata dos duques de Cadaval / Palácio Nacional de Sintra

Subject :   [Histport] O leito de prata dos duques de Cadaval / Palácio Nacional de Sintra
From :   Fernando Montesinos <fernando.montesinos@parquesdesintra.pt>
Date :   Fri, 18 Dec 2020 20:34:18 +0000

Acesso livre e gratuito ao terceiro volume da série de monografias "Coleções Em Foco | Palácios Nacionais | Sintra Queluz Pena", consagrado a uma peça extraordinária do Palácio Nacional de Sintra: o leito dos duques de Cadaval. Este leito em pau-preto de Moçambique, torneado e guarnecido com prata, é único nas coleções nacionais. 

Propriedade da casa ducal de Cadaval até meados do século XX, este leito é um testemunho notável do outrora rico património da coroa portuguesa e das grandes casas nobres na segunda metade do século XVII. É o único exemplar conservado em território português dos leitos torneados e guarnecidos de prata de que até hoje se tinha apenas notícia documental. Um leito deste tipo teria sido usado no Real Paço de Sintra nas cerimónias fúnebres de D. Afonso VI (†1683), que tiveram lugar nas salas das Pegas e dos Cisnes.

Foi convidado um conjunto de investigadores e especialistas para abordar vários temas relacionados com este leito, como o estudo dos materiais e técnicas, a sua datação, contexto de produção, historial, funções, gramática ornamental e exemplares afins. Destes estudos resultaram os seis capítulos que integram a presente monografia, disponível em:

Edição portuguesa:

 

Edição inglesa: 

PSML website The Internet Archive Google Books  


Aproveito este e-mail para solicitar a melhor divulgação.

Obrigado.

 



ÍNDICE E SINOPSE DOS CAPÍTULOS 

 

Coleções particulares e mercado de arte: o percurso do "leito Cadaval".  

Hugo Xavier. Historiador da Arte. Conservador do Palácio Nacional da Pena.  

O seu percurso histórico, os diferentes proprietários e a passagens pelo mercado de arte, desde a alienação pela família Cadaval à aquisição pela Parques de Sintra, assim como as apreciações de investigadores que sobre ele se debruçaram.  

 

Entre a noite e o dia, o despertar do leito Cadaval. Estudo material, tecnológico e conservação. 

Manuel Lemos, Matthias Tissot, Isabel Tissot, Maria João Petisca. Conservadores-restauradores, Archeofactu.  

Descrição material e técnica dos elementos metálicos e de madeira que o compõem a partir dos exames realizados e da intervenção de conservação e restauro, concluída em fevereiro de 2019.  

 

Um móvel de aparato português: o "Leito Cadaval"

Celina Bastos. Historiadora da Arte. Museu Nacional de Arte Antiga.  

A sua contextualização e excecionalidade na produção dos leitos portugueses seiscentistas e a identificação da existência de outros leitos de aparato decorados em prata, hoje desaparecidos, a partir do estudo de inventários e outras fontes documentais e iconográficas. A vinculação deste móvel ao vasto conjunto de bens do morgado da casa de Cadaval, instituído em 1699. 

 

A presença da prata no leito de aparato do Palácio Nacional de Sintra: uma leitura ornamental e iconográfica. 

Teresa Leonor M. Vale. Docente e investigadora. ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.  

A análise dos elementos decorativos de prata no âmbito da sua gramática ornamental, envolvendo a interpretação do programa iconográfico subjacente, na perspetiva da sua funcionalidade e utilização. 

 

Por entre as 'camas de roupa' (séculos XVII-XVIII). 

Maria João Ferreira. Historiadora da Arte. Investigadora do CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores.  

Análise da forma e qualidade dos diferentes componentes têxteis que "vestiam" o leito de aparato. Contextualização e caracterização da roupa de cama utilizada em leitos desta tipologia de meados do século XVII a inícios do século XVIII. 

 

O Leito da Virgem de Elche. 

Joan Castaño García. Historiador. Diretor do Museo de la Virgen de la Asunción, Patrona de Elche. Responsável pelo arquivo do Patronato del Misteri d'Elx e da Basílica de Santa Maria 

Estudo do outro único exemplar ibérico de que há conhecimento, muito semelhante ao Leito Cadaval. Oferecido pelos Duques de Aveiro em 1745 à Virgem da Assunção de Elche (Espanha), cuja imagem sagrada, padroeira da cidade, continua a ser exposta anualmente neste leito, durante a festividade da Assunção. 




Attachment: Capa_CEF_n3_PT.jpg
Description: Capa_CEF_n3_PT.jpg

Attachment: Contents_CEF_v3.jpg
Description: Contents_CEF_v3.jpg

Attachment: Cover_CEF_v3_EN.jpg
Description: Cover_CEF_v3_EN.jpg

Attachment: Índice_CEF_v3.jpg
Description: =?windows-1252?q?=CDndice=5FCEF=5Fv3.jpg?=


Mensagem anterior por data: [Histport] BOAS FESTAS! Próxima mensagem por data: [Histport] International Conference ‘Languages, discourses and practices beyond the vote: New perspectives on politicisation in the nineteenth century’
Mensagem anterior por assunto: [Histport] NOVA DATA | Sessão medieval on-line | “As águas na Lisboa medieval: uma pespectiva histórica da periferia ao centro urbano”- Luís Ribeiro Gonçalves (CIDEHUS-UÉ; CHUL) | 19 de março às 18h Próxima mensagem por assunto: [Histport] O Museu de Marinha Reabriu as suas Exposições e Espaços