No ano em que se assinala meio milénio sobre a morte do rei D. Manuel I, o Centro de História da Universidade de Lisboa, a EGEAC/Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, organizam um ciclo de seminários que pretende promover o debate em torno de aspetos ligados à cultura, à ciência, à religião e à arte no Portugal manuelino, tendo por horizontes os conceitos de encontro e desencontro.
A segunda sessão, que decorrerá amanhã, no dia 24 de novembro de 2021 (4.ª feira), às 17:30, em formato Online, contará com a presença da Doutora Isabel dos Guimarães Sá e do Doutor José Alberto Tavim, tendo por moderador o Doutor Giuseppe Marcocci - todos eméritos especialistas no tópico da confessionalização e império no reinado de D. Manuel I.
Tendo por mote a declaração inclusa na oração do embaixador veneziano Pietro Pasqualigo dirigida a D. Manuel, em 1501, «Juntaste povos de distante natureza», serão explorados, de forma livre e fluída, os processos de confessionalização no reino e no Império português, bem como os desafios impostos por contactos com mundividências, culturas e sociedades distintas, forjando dinâmicas, ora de conflito, ora de aproximação.
PROGRAMA DA SESSÃO II
24 NOV. 2021 | 17:30-19:00 | Online | «Juntaste povos de distante natureza». Confessionalização e Império no reinado de D. Manuel I
Giuseppe Marcocci (Moderador) – Universidade de Oxford
Isabel dos Guimarães Sá (Conferencista) – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
José Alberto Tavim (Conferencista) - Centro de História da Universidade de Lisboa
LINK DE ACESSO
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81186907962
A Comissão Organizadora
Armando Norte
Carlos Almeida
Filipa Roldão
Inês Lourinho
Rui M. Rocha