TEMA: “O Brasil na Guerra Peninsular: a sua importância para o sucesso da Estratégia Global e das Estratégias Gerais de Portugal”
35ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL
SÁBADO, dia 5 de março de 2022,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
Plataforma Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/6164543465 Canal das Tertúlias:
https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasilCanal de Podcasts:
https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil Até sábado!
Resumo de Comunicação
A Guerra Peninsular, dominada pela guerra global entre as potências marítima (Inglaterra) e continental (França), foi marcada pela opção estratégica da transferência da capital e da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, preservando a independência do Reino. Neste sentido, o Brasil teve um papel muito importante no âmbito de uma ação estratégica global, que contemplou a coordenação entre as diferentes estratégias gerais de Portugal, e que resultaria no sucesso da manutenção de uma independência nunca perdida e na consolidação das fronteiras portuguesas na Europa e na América do Sul.
Sobre o convidado
O Major-General do Exército, João Vieira Borges, é presidente da Comissão Portuguesa Militar (CPHM), professor no Instituto Universitário Militar (IUM), conferencista, membro do Grupo de Trabalho do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (GT CEDN) e coordenador científico e docente do curso Strategy and Safety, no âmbito da UNESCO. Doutorado em “Ciências Sociais” e mestre em “Estratégia” e em “Ciências Militares”, foi instrutor, professor, oficial de estado-maior, assessor e comandante de várias unidades, com destaque para a Academia Militar (2016-2020). É “Académico Honorário da Academia Portuguesa da História” e “Associado Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil”, autor e co-autor de 26 livros e de cerca de 160 artigos nas áreas da Estratégia, História Militar e Segurança e Defesa. Foi agraciado com várias condecorações, de que se destaca a de “Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis”.--
Major-General
+351 965 777 008
ruimoura.ri14@gmail.comEvite imprimir este mail. Poupe papel, tinteiros/tonner e energia! O Ambiente agradece!
Se reencaminhar esta mensagem, por favor:
1. Apague o meu e-mail e o meu nome.
2. Apague também os endereços dos meus amigos antes de reenviar.
3. Encaminhe como cópia oculta (Bcc).
Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e banners.