Lista histport

Mensagem

[Histport] AMANHÃ - Teatro e Molière | 15:00 | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] AMANHÃ - Teatro e Molière | 15:00 | Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Fri, 29 Apr 2022 15:42:57 +0100


 



 

Sinopse da conferência
«Jean-Baptiste Poquelin, vulgarmente conhecido como Molière expôs, de forma inovadora e emblemática, os hábitos e vícios da sociedade francesa do século XVII, através da inclusão de personagens arquétipo nas suas narrativas cómicas mordazes e satíricas.
Decorridos 400 anos desde o seu nascimento, a existência hodierna coincide, para muitos, com o apogeu da era digital, momento em que a tecnologia assume um papel crucial, para não dizer determinante, na vida quotidiana, nomeadamente, no acesso a informação.
Por outro lado, a evolução do Direito, da Ciência e da Técnica conduziram a uma consciência acrescida da natureza humana, das suas motivações, da sua maneira de pensar, de agir e de interagir.
Tal conhecimento conjugado adivinharia uma séria reflexão sobre o comportamento humano e, quiçá, a tentativa de superação de alguns dos seus vícios, falhas, debilidades e, até, do impulso de subjugação do homem pelo homem, em prol de uma coexistência pacífica, igual e fraterna.
Ora, através da presente conferência propõe-se uma reflexão sobre a actualidade da obra de Molière, numa sociedade ocidental que parece reunir condições para alcançar um novo Humanismo, mas que, contraditoriamente, sobrevive a um conflito bélico com repercussão mundial.»
 

Henrique Martins Gomes
Actor desde 2001, iniciou a sua actividade enquanto membro do Grupo Cénico de Direito e, mais tarde, como respectivo Director.
Mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com o trabalho de projecto intitulado “Provocatio”, leccionando, presentemente, na Escola DOARTES.
Colabora com diversos grupos de teatro, destacando-se a colaboração recente com o TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS na produção “Hamlet”. Co-criador das oficinas “Artes nas Férias de Verão - Sonhos de longos dias de Verão”, inserido no Ciclo sobre William Shakespeare “For Goodness sake” organizado pelo Centro Cultura de Belém/Fábrica das Artes.
Em paralelo, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fez a sua agregação à Ordem dos Advogados em 2005. Concluiu a pós-graduação em Prática Processual Forense pela Universidade Católica (2005) a parte académica do Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito de Lisboa (2008) e o Executive Master em Auditoria e Controlo de Gestão pela EGE e Universidade Católica do Porto (2010).
Orador em diversas conferências sobre a informatização e desmaterialização da Justiça (2009 – 2011), a convite, nomeadamente, da APDSI (
http://www.apdsi.pt/), do (então) Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados e do Conselho Superior da Magistratura (VII Congresso - encontro anual).
Foi eleito vogal do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados para o Triénio de 2010 a 2013 e foi um dos membros fundadores do Fórum Penal – (
www.forumpenal.pt).
Em 2014, foi orador no Seminário: "ACCESS TO JUSTICE FOR CRIME VICTIMS IN THE EU” organizado pela ERA - Academia Europeia do Direito, em Trier, Alemanha.


Sem vírus. www.avast.com

Mensagem anterior por data: [Histport] Serge Halimi em Lisboa | 5 de Maio Próxima mensagem por data: [Histport] Apresentação dos Vols. LXXVIII e LXXIX da Revista Beira Alta
Mensagem anterior por assunto: [Histport] AMANHÃ - "Lisboa no Neolítico" | 15h00 | Jornadas Europeias do Património Próxima mensagem por assunto: [Histport] AMANHÃ - conferência | 10h00 | Entrada livre.