Lista histport

Mensagem

[Histport] Uma viagem pelo património industrial lisboeta

To :   Histport <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Uma viagem pelo património industrial lisboeta
From :   Marina Marques <marinamarques@egeac.pt>
Date :   Thu, 27 Oct 2022 14:16:20 +0000

Title: Uma viagem pelo património industrial lisboeta
Consulte este email no seu browser

comunicado
de imprensa

© Museu de Lisboa

Museu de Lisboa revela vestígios
do património industrial da cidade

Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Museu de Lisboa assinala a Semana da Cultura Científica com uma oportunidade única para visitar a Fábrica de Moagem da Manutenção Militar e descobrir um dos testemunhos mais singulares do património industrial da cidade.

Durante a Semana da Cultura Científica, alicerçada no Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro, o Museu de Lisboa olha para a transformação industrial que moldou a paisagem da cidade no final do século XIX, estendendo-a para oriente.

Procurando refletir sobre uma época de alterações económicas, sociais e urbanísticas, em parte impulsionadas pelo desenvolvimento industrial, o Museu promove um programa composto por visitas orientadas, nos dias 24 (16H), 26 (15H) e 27 (11H), e por um percurso, no dia 26, às 11H.

Enquanto o percurso Lisboa das chaminés salienta as principais transformações arquitetónicas e urbanísticas no território entre Santa Apolónia e o Beato, onde uma prolífera atividade industrial se desenrolava entre o caminho de ferro e o rio, a visita Cheira a farinha a oriente de Lisboa chama a atenção dos participantes para a evolução tecnológica impulsionada pela industrialização, algo particularmente evidente na Fábrica de Moagem do complexo fabril da Manutenção Militar.

Ambas as atividades irão ainda incidir sobre o quotidiano da classe operária, sobre os seus costumes e dinâmicas neste contexto fabril, bem como as iniciativas de proteção social então levadas a cabo pelos proprietários das indústrias que aqui se instalaram.

Unindo o passado ao presente, o programa proposto pelo Museu destaca uma zona que, no final do século XIX, foi o epicentro da industrialização, um território então povoado por fábricas e vilas operárias, para ser nos dias hoje revisitado e reinterpretado, tornando-se num dos mais recentes bairros em ebulição em Lisboa, onde as fábricas deram lugar a bares, lojas, espaços culturais e apartamentos.
 
Imagens promocionais

MARINA MARQUES
marinamarques@egeac.pt
+351 966 780 528

MARTA ALMEIDA SANTOS
martasantos@egeac.pt
+351 910 040 306

INFORMAÇÃO EXTRA

Percurso
"Lisboa das chaminés"
> 12 anos | 180 minutos | 5€

Visita para famílias
"Cheira a farinha a oriente de Lisboa"
> 8 anos | 90 minutos | 3€

SOBRE O MUSEU DE LISBOA

Criado em 2015, o Museu de Lisboa é constituído por cinco lugares onde se descobre Lisboa e as suas histórias. Com valências e objetivos complementares, Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Casa dos Bicos e Torreão Poente partilham uma identidade e uma missão: revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa. 
As Galerias Romanas da Rua da Prata também são geridas pelo Museu de Lisboa. Localizadas no subsolo da Baixa Pombalina, abrem habitualmente ao público duas vezes por ano.

Website
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Copyright © 2022 Museu de Lisboa, Todos os direitos reservados.
Está a receber este comunicado por conter informação que lhe pode interessar.

Contactos:
Museu de Lisboa
Campo Grande, 245
Lisboa 1700-091
Portugal

Add us to your address book


Atualizar as suas preferências
Cancelar a subscrição


Mensagem anterior por data: [Histport] 3.ª sessão UNIVERSidades 2022 Próxima mensagem por data: [Histport] Terracotas Helenísticas do Museu Nacional de Arqueologia | 3 de novembro | 16h00
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Uma sessão amanhã, dia 3, em São José dos Campos, Brasil... Próxima mensagem por assunto: [Histport] Um Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense!...