Lista histport

Mensagem

[Histport] Amanhã - sábado, 29 de outubro, às 15h00. Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] Amanhã - sábado, 29 de outubro, às 15h00. Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Fri, 28 Oct 2022 12:53:34 +0100

image.png

Sinopse
«Quando Philip de Laszlo pintou o retrato do Rei D. Manuel II em 1917, nunca imaginou que a dedicatória que lhe fez “Para o Rei Músico” iria passar completamente despercebida por entre os homens do seu tempo e dos vindouros. A pergunta que se impõe é tão simples, quando nos deparamos com uma dedicatória semelhante “Para o Rei músico”, quem é afinal este Rei? que reconhecemos sobre muitas facetas, mas não como músico e menos ainda com direito a uma dedicatória tão pungente e afirmativa, “O Rei Músico”!
Chegou até nós por um acaso do destino, documentação da maior importância, que vai revelar-nos na primeira pessoa, o Rei D. Manuel II com os seus talentos, os seus afectos, as suas capacidades e interesses intelectuais e a sua maior paixão; a grande música.
As grandes fontes documentais são, a saber: as cartas que o Rei D. Manuel II escreveu ao longo de 23 anos (1905/1928) para o seu mestre de piano Alexandre Rey Colaço, as cartas que o pianista Alexandre Rey Colaço escreve para o Infante D. Manuel e Rei de Portugal, as memórias do 4.º Conde de Mafra e a inestimável Agenda Comercial de 1910.Temos ainda na primeira pessoa, testemunhos dos maiores nomes da música clássica que privaram com o nosso Rei, nos anos de exílio, como o grande maestro Bruno Walter, o compositor alemão Richard Strauss, Camille Saint-Saens, Guilhermina Suggia, Pedro de Freitas Branco, Vianna da Motta ou mesmo Marcel Proust.
Entre outros documentos, as cartas de D. Manuel II para o compositor Reynaldo Hahn. O inventário do seu quarto, no Palácio das Necessidades em 1908, que nos revela o mundo intelectual e musical do ainda Infante D. Manuel. O Real acervo musical do Rei D. Manuel II existente no MBCB e por fim o relato musical da Viagem ao Mediterrâneo em 1903.
Regressamos ao ponto de partida e ao quadro a óleo que Philip de Laszlo, pintou para o Rei D. Manuel II em 1917 e percebemos que a dedicatória “Para o Rei Músico”, faz todo o sentido, porque o Rei D. Manuel II foi verdadeiramente um Músico que se tornou Rei.»

Rui de Luna é um barítono mozartiano português galardoado com inúmeros, tendo recebido, em 2019, de sua Excelência o Senhor Presidente da República, o Alto Patrocínio pela sua obra musical, e sendo distinguido com o Diploma de Mérito Artístico de Brasília e o Prémio Jovens Músicos de Roma. Fez a sua formação em Itália com o Maestro Claude Thiolas, com Renata Scotto na Renata Scotto Opera Company e no Royal College e Royal Academy de Londres.
Cursou História na Universidade Livre e Lusófona. Paralelamente à sua carreira musical, tem-se dedicado à investigação de fundos musicais, como: D. Maria II, 8.º Marquês de Fronteira, Rainha D. Amélia, Rei D. Manuel II. Tem sido convidado a participar em seminários, palestras e conferências nas Universidades Católica, Nova, Lusófona, Clássica de Lisboa e Universidade de Sevilha, assim como no Instituto Camões, na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e na Biblioteca Nacional.
A convite da Fundação da Casa de Bragança, iniciou em 2013 uma intensa colaboração musical e de investigação sobre os acervos musicais existentes no Museu- Biblioteca do paço Ducal de Vila Viçosa, resultando para além de inúmeros concertos no Festival de Música da mesma Fundação, a publicação dos seguintes livros: “A Sua Majestade a Rainha D. Amélia de Portugal. Um raro acervo musical”, “A música na Corte da Rainha D. Maria II de Portugal”, "A educação dos Príncipes”, “D. Manuel II-O Rei Músico”.


Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Mensagem anterior por data: [Histport] Este fim-de-semana, em Ourém, um Congresso Internacional sobre a Gestão de Pandemias/Saúde Próxima mensagem por data: [Histport] Autarquia da Lousã investe em Plataforma Educativa Digital “Escola Virtual” para todos os alunos e professores do Concelho
Mensagem anterior por assunto: [Histport] AS PINTURAS DA BÊNÇÃO DO GADO, EM RIACHOS.... Próxima mensagem por assunto: [Histport] Amanhã à noite, há chegas de bois via zoom!