Lista histport

Mensagem

Re: [Histport] Uma História bem mal Contada...

To :   histport <histport@uc.pt>
Subject :   Re: [Histport] Uma História bem mal Contada...
From :   Alfredo Oliveira <oliveir.alfredo@gmail.com>
Date :   Sat, 25 Nov 2023 10:54:35 +0000

É lamentável como esta mailing list foi tomada de assalto pelos partidários do delírio colombino.
O senhor invocado bem podia ter estado 50 anos a estudar o assunto que continuaria a escrever asneiras.
E ao ridículo que se chegou: como a teoria do Colombo português não colava agora arranjaram-se dois. Tudo para que a teoria sirva, nem que se martele a documentação.
A tese de doutoramento aprovada deveria cobrir de vergonha a academia portuguesa e o júrio que aprovou tal. Basta lê-la para ver que não tem qualquer sustento histórico. Tudo feito à base de leituras enviesadas.
E ainda mais lamentável supostos historiadores sérios irem atrás, como se já não soubessem fazer análise crítica das fontes. Revela muito sobre o estado da academia, da ciência e dos debates em Portugal.

Cordialmente,
Alfredo Oliveira

P.S. - os senhores do delírio colombino evitam de me responder a este email, pois vão directos pro caixote do lixo. Para chalupices bastou o covid e os especialistas da internet.



José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu em sáb., 25/11/2023 às 10:41 :

 

 

De: Damas <damas@returnroute.org>
Enviada: 25 de novembro de 2023 04:29

 

O silêncio das academias é assustador!

 

Desde 2006 que o historiador Luso-Americano Manuel Rosa publica provas das suas investigações mostrando que o navegador Cristóvão Colombo não era genovês.

O seu primeiro livro, O Mistério Colombo Revelado, (2006) foi louvado pelo Professor Joaquim Veríssimo Serrão no Prefácio que escreveu para o livro COLÓN La historia nunca contada, e pelo Professor Francisco Contente Domingues durante um debate na Sociedade de Geografia de Lisboa. O livro COLUMBUS, The Untold Story foi nomeado melhor livro da historia mundial de 2016, mas nada mudou.

 

O Dr. Manuel Rosa leva 30 anos numa batalha solitária contra as academias do mundo para que se mude a história mas é um esforço sem resultados.



A dissertação para o seu doutoramento foi "aprovada com distinção, por unanimidade”:

"As provas foram avaliadas por um júri presidido pela doutora Suzana Nunes Caldeira, Vice-reitora para o Ensino e a Gestão Académica da Universidade dos Açores, por delegação da Reitora desta Universidade, sendo vogais os doutores Manuela Rosa Coelho Mendonça de Matos Fernandes, Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Luís Miguel Ribeiro de Oliveira Duarte, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, João Paulo Oliveira e Costa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Susana Maria Goulart Pereira da Costa, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, Mário Paulo Martins Viana, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, e Maria Barreto D’Ávila, Doutorada em História de Expansão Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do CHAM."

 

 Até hoje apenas o Professor João Paulo Oliveira e Costa deu a cara, escrevendo  "No estudo recente de Manuel Rosa, que, respeitando escrupulosamente as fontes, deixa clara a impossibilidade de Colón ter nascido no seio de uma família de tecelões genoveses.” Oliveira e Costa, Portugal na História - Uma Identidade. Temas e Debates. (2022) p. 402.

 

Será necessário um tremendo esforço por parte de todos para que este trabalho de 30 anos faça a impressão que merece. 

Por essa razão a Association Cristóvão Colón pede a todos aqueles interessados pela verdade histórica que leiam e divulguem e peçam aos vossos amigos para ler e divulgar o estudo deste grande compatriota cujo trabalho vai mudar a história mundial. 



Com os melhores cumprimentos,



 Lourenço Damas,

Association Cristóvão Colón-USA

 

 













 

_______________________________________________
Histport mailing list
Histport@uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/histport

Mensagem anterior por data: [Histport] Uma História bem mal Contada... Próxima mensagem por data: [Histport] FLUC | 100 ANOS DE EDUARDO LOURENÇO
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Uma História bem mal Contada... Próxima mensagem por assunto: [Histport] Uma ilha-farol chamada Democracia Cultural | Opinião de André de Soure Dores