Lista histport

Mensagem

[Histport] No dia 19 há meditação tibetana!

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] No dia 19 há meditação tibetana!
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 2 Feb 2024 12:23:59 -0000

A SPAE – SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA convida para a palestra em linha, por zoom, no dia 19 de fevereiro de 2024, a partir das 21:30h. (hora de Portugal) – aberta a todas as pessoas interessadas.

 

por

Fátima Santos

sobre

“Quando as cidades também são os Himalaias: Budismo tibetano e meditação em Lisboa e Leiria”

 

 

Resumo:

 

O budismo tem vindo a atrair cada vez mais simpatizantes em Portugal, visto que, segundo Teixeira (2007), em 2007 existiam aproximadamente 5 mil pessoas que se consideravam budistas, e em 2021 este número aumentou para 17 mil (INE 2021).

A presente palestra foca-se em dois centros de meditação pertencentes à comunidade Tergar, uma comunidade internacional de meditação ancorada nos ensinamentos budista de tradição tibetana, liderada espiritualmente por Yongey Mingyur Rinpoche. O objetivo é explorar o conceito de autenticidade, visto que é uma das questões mais importantes para o contexto budista. É mencionada por mestres, responsáveis de instituições e fundações bem como pelos participantes dos grupos de meditação Tergar Lisboa e Tergar Leiria. Como veremos, é a autenticidade que confere autoridade e legitimidade ao líder espiritual destes centros e consequentemente eficácia simbólica à prática da meditação, no budismo europeu.

 

 

A autora:

 

Chamo-me Fátima Santos. Sou licenciada e mestre em Antropologia, pela FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Sempre possuí um grande interesse pelo budismo, mais concretamente pelo budismo Vajrayana (tradição tibetana). Foi na elaboração da dissertação de mestrado, intitulada: “É hora de ficar consciente!”: Budismo tibetano, meditação e felicidade em Lisboa e Leiriaque vi a oportunidade de explorar um tópico muito pouco estudado pela antropologia: a presença do budismo de tradição tibetana em Portugal. Assim sendo, a investigação realizada pretende perceber que tipo de fluxos internacionais são mantidos, qual o seu impacto nas práticas realizadas semanalmente nestes centros de prática, bem como perceber quem frequenta estes espaços e porquê.

 

 

Link zoom para acesso à sessão:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93354939642 

 

Attachment: Fátima Santos 1.jpeg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Histport] Manual de Português Língua não Materna | dia 8 Próxima mensagem por data: [Histport] AMANHÃ, Museu de Lisboa - Teatro Romano: Volume V da Revista Scaena I 3 fevereiro, 17h
Mensagem anterior por assunto: [Histport] NOVIDADES e reedições de Verão na Mazu Press! Próxima mensagem por assunto: [Histport] Notícias do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos