Lista histport

Mensagem

[Histport] VISITA DE CURADORIA | ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO Castas Portuguesas: as Aguarelas de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880)

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] VISITA DE CURADORIA | ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO Castas Portuguesas: as Aguarelas de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880)
From :   Margarida Dias da Silva <nocasmagali@gmail.com>
Date :   Mon, 11 Nov 2024 11:38:50 +0000

Castas Portuguesas: as Aguarelas de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880)
 
VISITA DE CURADORIA | ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO
               Com Alberto Guerreiro e Ana Margarida Dias da Silva (Curadores) 
          António Maduro (Convidado)
 
Museu do Vinho: Adega dos Balseiros | 17 de novembro 2024 | 15H00
 
 
No próximo dia 17 de novembro (domingo), o Museu do Vinho de Alcobaça promove uma visita de encerramento da exposição Castas Portuguesas: as Aguarelas de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880) 
orientada pela curadoria com o Historiador António Maduro (CHCS - Universidade de Coimbra) enquanto convidado especial que fará uma abordagem ao contexto da vitivinicultura alcobacense do final de século XIX, bem patente na presente iniciativa expositiva.  
 
A exposição apresenta ao público a coleção do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra de aguarelas originais de castas (variedades) portuguesas de Emílio de Oliveira Pimentel (Lisboa, 04.04.1844 – Coimbra, 28.10.1880).
 Este exímio desenhador, formou-se no então Instituto Agrícola, tendo o conjunto de trabalhos aqui expostos, possivelmente, foram resultado da colaboração gráfica que prestava ao pai, o ilustre Júlio Máximo de Oliveira Pimentel (2º Visconde de Vila Maior), 
em alguns dos seus trabalhos, como "O Douro Ilustrado" (1876). De algumas aguarelas foram tiradas uma série de gravuras coloridas de dimensão grande. 
O traço rigoroso do desenho e a luz que imprime às uvas, aos cachos e às folhas mostram a sua qualidade de desenhador que podem agora ser observadas na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho.

Emílio Claudino de Oliveira Pimentel (Lisboa, 04.04.1844 – Coimbra, 28.10.1880), filho de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel (2º Visconde de Vila Maior) e de Sofia do Roure Auffdiener, formou-se no então Instituto Agrícola e foi um exímio desenhador. 
Era um notável caricaturista (v. Coleção Daupias, com reprodução de alguns exemplares nas "Memórias" de D. Thomaz de Mello Breyner), mas foi sobretudo um desenhador intimista, 
com acentuada preferência pela figuração da sua mulher, D. Fábia de Gouveia e Vasconcelos (vejam- se as capas de "As Praias de Portugal" (1876) e "Banhos de Caldas" (1875), ambos de Ramalho Ortigão).

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça e Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Curadoria: Alberto Guerreiro Município de Alcobaça / Museu do Vinho de Alcobaça), Ana Margarida Dias da Silva e Maria Teresa Gonçalves (Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra)

Mensagem anterior por data: [Histport] HOJE - 'Barragens e Arqueologia' | 15:00 | Auditório 'Adriano Moreira' & Zoom | Entrada livre. Próxima mensagem por data: [Histport] Exposição «Convento do Carmo, de Moura a Lisboa»
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Visita «Lisboa, cidade de cerâmica» Próxima mensagem por assunto: [Histport] Visita de estudo ao Património Médico do Algarve