SPAE – SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA Convida para a palestra em linha, por zoom, no dia 24 de fevereiro de 2025, às 21,30 h. (hora de Portugal) – aberta a todas as pessoas interessadas Pela Prof.ª Doutora Sónia Duarte ARTIS - Instituto de História da Arte da FLUL e CESEM/NOVA - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH. Sobre Pintura, música e dança em Portugal: notas acerca do seu inventário, estudo, sonorização e salvaguarda A Árvore da Vida (detalhe), ca. 1680; Museu Nacional de Artes Antiga, Lisboa. Fot. cortesia da ADF/DGPC. Resumo: Nos últimos anos percorri mais de trezentos concelhos com o objetivo de inventariar toda a pintura existente em Portugal, com incidência nas representações de música e de dança. O trabalho exaustivo de campo revelou-me instrumentos musicais, retratos de músicos e de músicas, ou ambientes musicais, figurados na pintura dos séculos XV a XX (muita dela, ainda, inédita), em coleções públicas e privadas, nos mais variegados suportes. Pelo meão, empreendi diálogos abertos e profícuos com os guardadores de chaves e de memórias, zeladores dos espaços palmilhados e fotografados, que vieram contribuir para a sua salvaguarda. Os diálogos estenderam-se, naturalmente, aos músicos e músicas, aos construtores e construtoras de instrumentos musicais ou aos dançadores e dançadoras. E é desse trabalho, da metodologia de investigação, dos resultados obtidos e da disseminação, que falarei nesta palestra. A autora: Sónia Duarte (Porto, 1982) é investigadora integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; investigadora colaboradora do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH; e professora convidada de História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra o projeto internacional “Musical Iconography and Organology: research and transfer (IconOrg)”, sediado na Universidad Complutense de Madrid (2023-26). Doutorou-se em História da Arte com a tese «Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)» (apoio FLUL/FCT, defendida com distinção e louvor por unanimidade), sendo autora de mais de uma centena de conferências, comunicações, capítulos de livros, artigos ou recensões sobre a pintura portuguesa dos séculos XV ao XX, com especial incidência na iconografia da música, da dança e da retratística musical. Ganhou cinco bolsas de mérito, de que se destaca a do Museo Nacional del Prado (2018), para o estudo da pintura holandesa, ou a do Ministério da Cultura, para o estudo da pintura, desenho e instrumentos musicais no Museu Nacional da Música (2010-2011). Link zoom para acesso à sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98390661269 |
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