Lista histport

Mensagem

[Histport] RESERVE A DATA: 21 MAR | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "AQUELAS QUE CUIDAM DE NÓS", DE HELENA DIAS

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] RESERVE A DATA: 21 MAR | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "AQUELAS QUE CUIDAM DE NÓS", DE HELENA DIAS
From :   Margarida Dias da Silva <nocasmagali@gmail.com>
Date :   Mon, 17 Mar 2025 11:15:48 +0000


 
 
 
 
 

Aquelas que cuidam de nós
de Helena Dias

 

Uma exposição com o cuidado de Raquel Guerra,
inaugura a 21 de março, às 17h30,
no Departamento de Ciências da Vida_Edifício S. Bento (Ala ex-Botânico), Universidade de Coimbra.

 

produção: Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

 
Sem título, 2023
Lápis de cor sobre papel Canson
59.4 x 42 cm
fotografia: André Lemos Pinto
 

Aquelas que cuidam de nós_sinopse

Os desenhos apresentados por Helena Dias nesta exposição fazem parte de uma série que a artista tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos. Apropriando-se de imagens de elementos naturais – maioritariamente plantas, as que cuidam de nós –, Helena Dias (re)cria um universo que questiona a relação entre a perceção da natureza e a possibilidade da sua representação.

Dispostos de forma ordenada, como num herbário, estes desenhos exploram a estrutura e a organização do (seu) mundo natural. Em última instância, o seu objetivo é traduzir visualmente uma ideia de reconciliação com a natureza.

 
 

Helena Dias (Viana do Castelo, 1956). Vive e trabalha em Oliveira de Azeméis.
Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1976, foi professora do Ensino Preparatório e Secundário entre 1974 e 2013.

Começou a pintar por volta dos 14 anos e, antes de ingressar na ESBAP, frequentou o atelier do Mestre Mendes da Silva. Ao longo da sua trajetória, dedicou-se à Pintura e ao Desenho, explorando também a Ilustração, tendo ilustrado, em 1984/85, os livros O Canteiro Vaidoso e A Joaninha de Asas Cortadas.

Até 2013, a sua abordagem artística era tradicional, com pintura direta sobre tela. A partir desse ano, iniciou as primeiras experiências com colagem de tiras de tinta na tela, desenvolvendo uma linguagem híbrida que combinava pintura direta e colagem. Com o tempo, abandonou a pintura direta sobre a tela para se dedicar exclusivamente à colagem de tiras de tinta.

A exposição Tramas, realizada em 2017 no Centro de Arte de S. João da Madeira, marcou uma nova fase no seu percurso artístico, levando a pintura a um novo limite ao abdicar do suporte.

O seu trabalho foi objeto de estudo por uma equipa de especialistas em Conservação e Restauro de Arte Contemporânea da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Os primeiros resultados dessa pesquisa foram apresentados em 2020 na 21ª Jornada de Conservação de Arte Contemporânea do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.

Nos últimos dois anos, tem-se dedicado intensamente ao desenho, através do qual questiona a relação entre Arte e Natureza.

A sua obra integra várias coleções privadas.

 
 
 
DCV - Departamento de Ciências da Vida
Edifício S. Bento, 2º andar (Ala ex-Botânico)
Calçada Martim de Freitas
3000-456 Coimbra
 
Facebook
Website
Email
Copyright © 2025 raquelguerra.org, All rights reserved.
We send fresh news to subscribers who opted in at Raquel Guerra newsletter.

Our mailing address is:
raquelguerra.org
Granja do Ulmeiro
Granja do Ulmeiro 3130-080
Portugal

Adicione-à sua agenda


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp




Mensagem anterior por data: [Histport] Contemporânea — A Newsletter do IHC Próxima mensagem por data: [Histport] Um mercador dm Lina no séc. XVII
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Religiões - um curso e uma oficina! Próxima mensagem por assunto: [Histport] Resistência Patriótica e Revolução Liberal, 1808-1820