|
Helena Dias (Viana do Castelo, 1956). Vive e trabalha em Oliveira de Azeméis. Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1976, foi professora do Ensino Preparatório e Secundário entre 1974 e 2013.
Começou a pintar por volta dos 14 anos e, antes de ingressar na ESBAP, frequentou o atelier do Mestre Mendes da Silva. Ao longo da sua trajetória, dedicou-se à Pintura e ao Desenho, explorando também a Ilustração, tendo ilustrado, em 1984/85, os livros O Canteiro Vaidoso e A Joaninha de Asas Cortadas.
Até 2013, a sua abordagem artística era tradicional, com pintura direta sobre tela. A partir desse ano, iniciou as primeiras experiências com colagem de tiras de tinta na tela, desenvolvendo uma linguagem híbrida que combinava pintura direta e colagem. Com o tempo, abandonou a pintura direta sobre a tela para se dedicar exclusivamente à colagem de tiras de tinta.
A exposição Tramas, realizada em 2017 no Centro de Arte de S. João da Madeira, marcou uma nova fase no seu percurso artístico, levando a pintura a um novo limite ao abdicar do suporte.
O seu trabalho foi objeto de estudo por uma equipa de especialistas em Conservação e Restauro de Arte Contemporânea da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Os primeiros resultados dessa pesquisa foram apresentados em 2020 na 21ª Jornada de Conservação de Arte Contemporânea do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.
Nos últimos dois anos, tem-se dedicado intensamente ao desenho, através do qual questiona a relação entre Arte e Natureza.
A sua obra integra várias coleções privadas.
|