Lista histport

Mensagem

[Histport] AMANHÃ - «Sobre a construção de uma fraude» | 15:00 | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] AMANHÃ - «Sobre a construção de uma fraude» | 15:00 | Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Fri, 28 Mar 2025 11:41:33 +0000


29março2025_APEL.jpg

Sinopse
«O denominado Livro das receitas de doces e cosinhados vários deste convento de Santa Clara d&#39;Évora, datado de 1729, tem sido considerado pelos investigadores em História
da Alimentação como o único testemunho escrito conhecido de uma compilação de receitas conventuais femininas de doces. Trata-se de um conjunto de apenas 10 receitas que, segundo informações contidas no próprio receituário, teriam sido compiladas por ordem da abadessa Maria Leocádia do Monte do Carmo, do Convento de Santa Clara de Évora, tendo cabido à escrivã Inês Maria do Rosário o seu registo.
O manuscrito integrava a biblioteca pessoal do etnógrafo Francisco Lage (1888-1957) e foi uma das obras que foi a leilão em 1959, após a sua morte, passando, a partir desta data, a integrar o espólio da Biblioteca Nacional de Portugal.
Em 1967, foi publicado um fac-simile do documento por Manuel Lopes e só em 2002 seria integralmente transcrito por Leila Algranti em artigo de especialidade.
Até à presente data, o manuscrito foi largas vezes citado e apresentado como um raro exemplar das dinâmicas inerentes à produção de doces dentro dos conventos, nomeadamente na dimensão económica que estas representariam dentro das instituições, emprestando, em certa medida, suporte histórico a um conceito de doçaria conventual; e mitos associados que, desde há cerca de uma década, têm sido consecutivamente refutados pelos investigadores. Todavia, estudos de pormenor sobre o conteúdo do receituário levados a cabo durante os últimos anos permitiram levantar algumas interrogações sobre a autenticidade do manuscrito, nomeadamente quanto à originalidade das receitas registadas e identidade das religiosas citadas. Assim, a presente conferência pretende revelar os resultados preliminares das mais recentes investigações desenvolvidas por Isabel Drumond Braga e João Pedro Gomes sobre este peculiar documento.».

«Isabel Drumond Braga. Professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de História, para onde entrou por concurso público em 1990. Foi professora visitante na Universidade Federal Fluminense (Brasil), na Università di Catania (Itália), na Universidade Federal da Uberlândia (Brasil), e na Universidade Estadual de
Londrina (Brasil). Professora do programa Erasmus Plus, na Università degli Studi della Tuscia (Viterbo-Itália), de 2007 a 2015 e da Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT- FIT), desde 2016. Tem desenvolvido investigação e lecionado nas áreas de História Social, História de Género, História Cultural e História das Práticas do Quotidiano, em especial História da Alimentação, das Épocas Moderna e Contemporânea. Membro de diversos projetos de investigação em Portugal, Espanha, Itália e Brasil e orientadora de projetos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado, nas áreas História da Inquisição, da História das Práticas Culturais e da História da Alimentação. Das obras mais recentes destaquem-se: 
BRAGA, Isabel Drumond (coord.), História global da alimentação portuguesa, Lisboa: Temas e Debates, 2023. ISBN 978-989-644-755-7. BRAGA, Isabel Drumond, Vida familiar à mesa: Portugal 1914-1945 / Family life at the table: Portugal 1914-1945, Lisboa: CTT- Clube de Colecionadores dos Correios, 2022. ISBN: 978-989-8988-17-1. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7035-6497. Publicações disponíveis em linha: https://ulisboa.academia.edu/IsabelDrumondBraga/ ».

«João Pedro Gomes. Doutor em “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades” pela Universidade de Coimbra, é autor da obra Doçaria Portuguesa. Das origens ao século XVIII, publicada pela editora Booksfactory, resultado da sua investigação de doutoramento. É licenciado em Arqueologia e mestre em História da Arte pela mesma instituição. Atualmente é docente na Licenciatura de Gastronomia, da Escola Superior de Educação de Coimbra e formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. É Investigador Integrado do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, através do qual está associado à rede de investigação transnacional “DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia”, onde tem desenvolvido estudos sobre literatura culinária/gastronómica, práticas sociais e culturais em contexto alimentar e cultura material associada à mesa e cozinha, com especial foco na história da doçaria portuguesa.».

Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Mensagem anterior por data: [Histport] O inimigo dentro de portas Próxima mensagem por data: [Histport] BB trimestral da Biblioteca de Património
Mensagem anterior por assunto: [Histport] AMANHÃ - «Diálogos entre Ciência, Tecnologia e Emblemática» | 14:30 | Auditório Adriano Moreira & Zoom | Entrada livre. Próxima mensagem por assunto: [Histport] AMANHÃ - «Práticas emblemáticas europeias» | 15:00 | Entrada livre.