Lista histport

Mensagem

[Histport] Som como Património: Do Registo Sonoro ao Artefacto Museológico

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Som como Património: Do Registo Sonoro ao Artefacto Museológico
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 21 May 2025 10:03:26 +0100

 

 

De: Vitor Oliveira Jorge <vitor.oliveirajorge@gmail.com>
Enviada: 20 de maio de 2025 21:43
Para: spae spae <spae.antropologia@gmail.com>; adecap adecap <adecap.arqueologia@gmail.com>
Assunto: Lembro as duas próximas palestras zoom, a da SPAE e a da ADECAP. Podem interessar-lhe

 

A associação cultural e científica

A SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA (SPAE)

Tem o prazer de anunciar a palestra aberta, por zoom,

A realizar no dia 26 de maio de 2025, a partir das 21,30 h.

A que pode aceder através deste link zoom:

Doutora ALCINA CORTEZ

Som como Património: do Registo Sonoro

ao Artefacto Museológico

Tema:

Nos últimos anos, os museus têm assistido a um aumento exponencial de práticas expositivas multimodais em que o som e/ou a música surgem como elementos fundamentais. Este fenómeno tem por base o reconhecimento de que o som e a música se podem constituir como um artefato museológico, comunicar significados ou funcionar como um elemento expressivo que pode ser experimentado pelo ouvinte.

Nesta palestra apresento os pressupostos teóricos que suportam a noção de som como artefato museológico, discutindo as suas potencialidades comunicativas. A discussão decorrerá através de uma incursão teórica pela etnomusicologia e com recurso a exemplos de exposições que tiveram lugar no panorama museológico internacional.

Imagem abaixo, enviada pela autora: Exposição Listen: 140 of Recorded Sound, British Library, London, 2017/18

Autora:

Curadora e produtora de exposições desde 1996, trabalhou na Expo'98 (1998) e na Fundação Calouste Gulbenkian (2001-2011). Estudou piano, violoncelo e composição, licenciou-se em Musicologia (1992), realizou pós-graduações em Estudos de Música Popular (2011) e em Estudos Acústicos e do Som (2019), e obteve o Mestrado (2014) e o Doutoramento (2022) em Etnomusicologia/Estudos de Museus.

A sua investigação versa a perceção e a cognição do som quando exposto em museus, aprofundando a complexidade dos processos que levam à criação de significados. Tem publicado em revistas como Popular Music, Sound Studies e Curator, The Museum Journal, bem como é autora do livro O Som como Meio de Comunicação nas Exposições em Museus (DGPC/ Caleidoscópio, 2024). Fundou a conferência internacional Sound in Museums, que contou em 2024 com a sua segunda edição, e é a editora principal do compêndio The Bloomsbury Handbook of Sound in Museums, que será publicado em 2026.

Attachment: o som nos museus.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Histport] TERMINA HOJE - prazo de inscrição no Seminário do XVI Encontro Nacional de Ex-Libristas. Próxima mensagem por data: [Histport] Jornadas Arqueologia dos Prazeres-2025
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Sobre os estudos semīticos Próxima mensagem por assunto: [Histport] Spira Tours Pro: Formação em Gestão Patrimonial | 12 e 13 Março 2022