Lista histport

Mensagem

[Histport] Teresa Rita Lopes (1937-2025)

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Teresa Rita Lopes (1937-2025)
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 17 Jun 2025 11:02:46 +0100

         Ainda que, por diversas vias, se tenha assinalado o passamento, aos 87 anos, da Doutora Teresa Rita Lopes, cumpre também manifestar neste fórum as nossas condolências. Mais uma algarvia que, vindo para a capital, nela se ilustrou e deixou marcas indeléveis, quer como docente da Nova de Lisboa quer como escritora e especialista em Eça de Queiroz, por cuja fidelidade da obra tanto lutou.

         Transcrevo, com a devida vénia, o singelo comunicado ontem divulgado pela Academia das Ciências de Lisboa.

        

Teresa Rita Lopes (1937-2025)

A Academia das Ciências de Lisboa assinala, com profunda tristeza, a morte de Teresa Rita Lopes, sócia efetiva da secção de Literatura e Estudos Literários da Classe de Letras.

Teresa Rita Lopes concluiu o seu doutoramento em Paris, em 1975, com uma tese intitulada« Fernando Pessoa et le drame symboliste héritage et création»

Exerceu funções como Professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  Foi autora diversas vezes premiada pela sua produção literária nos domínios da poesia, do conto e do teatro.

Teresa Rita Lopes ficará para sempre reconhecida como uma das mais brilhantes especialistas da obra de Fernando Pessoa, tendo-lhe dedicado múltiplos ensaios.  

A Academia das Ciências de Lisboa expressa sentidas condolências aos seus familiares e amigos mais próximos


Mensagem anterior por data: [Histport] António Cravo Próxima mensagem por data: [Histport] Como usar a imagem para modelação das coinsciências!
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Tempos de COVID19 - um texto do Doutor Reis Torgal Próxima mensagem por assunto: [Histport] "Terra e Sal. Das antigas sociedades camponesas ao fim dos tempos modernos. Estudos oferecidos a Carlos Tavares da Silva"