Lista histport

Mensagem

[Histport] Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu» - Museu Municipal da Figueira da Foz

To :   museum@ci.uc.pt, histport <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu» - Museu Municipal da Figueira da Foz
From :   jde <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 26 Jun 2025 14:12:53 +0100





Enviado do meu Galaxy


Começa já no próximo sábado o Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu» - Museu Municipal da Figueira da Foz

Entre junho e outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas “Confrontar o Legado Colonial no Museu”, uma iniciativa promovida pelo IN2PAST em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes de referência nacional e internacional para refletir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.

Ao longo de seis sessões, investigadores, artistas, curadores, escritores, docentes e personalidades da Figueira da Foz convidam o público em geral e a comunidade local a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. O ciclo resulta de uma colaboração entre diversos centros de investigação: IHC (NOVA FCSH- Univ. Évora) LAB2PT (Universidade do Minho), CRIA (NOVA FCSH e ISCTE-IUL), CHAIA (Universidade de Évora), ICS (Universidade de Lisboa), IHA (NOVA FCSH), CITAR (Universidade Católica Portuguesa – Porto), i2ADS (Universidade do Porto), CITCEM (Universidade do Porto) e HÉRCULES (Universidade de Évora). 

O evento conta ainda com a participação ativa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz) reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afrodescendentes em Portugal.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)  através do IN2PAST -  IN2PAST é o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território  este ciclo de conversas é uma oportunidade única para pensar criticamente o papel dos museus na sociedade contemporânea e contribuir para uma memória mais plural, inclusiva e transformadora. As sessões decorrem sempre às 15h, com entrada livre.

Participe e faça parte desta reflexão coletiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz!


Para mais informações sobre o programa:


Dúvidas e esclarecimentos adicionais: 

A comissão organizadora do Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu»

Elisabete Pereira, IHC | NOVA FCSH, Lisboa / Universidade de Évora – IN2PAST; Investigadora FCT CEEC (DOI 10.54499/2022.04155.CEECIND/CP1734/CT0004) 

Maria Figueira IHC | NOVA FCSH, Lisboa / Universidade de Évora – IN2PAST; Bolseira de doutoramento FCT (2024.00880.BDANA)

Alexandra Marques, IHC | NOVA FCSH, Lisboa / Universidade de Évora – IN2PAST 




Mensagem anterior por data: [Histport] Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu» - Museu Municipal da Figueira da Foz Próxima mensagem por data: [Histport] 50 anos Memórias do festival Estoril Lisboa
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Ciclo de Conversas IN2PAST: «Confrontar o Legado Colonial no Museu» - Museu Municipal da Figueira da Foz Próxima mensagem por assunto: [Histport] CICLO DE SEMINÁRIOS «SPERA MUNDI». CULTURA, RELIGIÃO E ARTE NO PORTUGAL MANUELINO (1495-1521) | SESSÃO I (13 OUT. 2021 | 17:30)