Lista histport

Mensagem

[Histport] DE VOLTA À TERRA - a evocar 24 de Julho de 1969

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] DE VOLTA À TERRA - a evocar 24 de Julho de 1969
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 29 Jul 2025 11:00:59 +0100

 

 

A 24 de julho de 1969, três homens iniciaram um mergulho de regresso à Terra, apertados no interior de uma nave cónica, que tinha orbitado a Lua, poucos dias antes. Quando o Módulo de Comando Columbia entrou na atmosfera terrestre, a 39.000 quilómetros por hora, a nave espacial transformou-se brevemente numa bola de fogo, com uma brilhante cauda de plasma ionizado, fluindo atrás da nave, enquanto o ar circundante aquecia a mais de 2.500 graus Celsius.

Cerca de 9 minutos após a reentrada, foram acionados três paraquedas laranja e branco, que reduziram a velocidade do módulo para cerca de 40 quilómetros por hora, antes de a nave de 5.440 quilos mergulhar nas ondas agitadas do Oceano Pacífico: os primeiros homens a cravar uma bandeira dos EUA na Lua estavam em segurança em casa - quase.

Com o módulo a flutuar no Pacífico, a cerca de 1.280 quilómetros a sudoeste do Havai, os mergulhadores de resgate da Marinha chegaram de helicóptero ao local da amaragem, aproximaram-se do módulo de comando num bote e entregaram em mão aos astronautas três peças de vestuário verde de isolamento biológico, ou BIGs, através de uma escotilha lateral.

Depois de os homens vestirem os seus BIGs e saírem da cápsula, esperaram no bote até um helicóptero os recolher e voaram para o USS Hornet CV-12, um porta-aviões que se dirigia para o local da amaragem. Após a aterragem no porta-aviões, os astronautas foram rapidamente isolados num reboque Airstream convertido, denominado Instalação Móvel de Quarentena (MQF), concebido para evitar qualquer contaminação biológica por potenciais agentes patogénicos lunares. Foi nesse espaço de 26 metros quadrados, com casa de banho, chuveiro, cozinha e beliches, que os astronautas passaram os dias seguintes enquanto viajavam para uma instalação de quarentena mais espaçosa, em Houston, no Texas.

No entanto, a primeira paragem dos astronautas seria em Pearl Harbor, na ilha de O'ahu, no Havai. Na manhã de 26 de julho, o Hornet atracou no Cais B25-26 (parte do Cais Bravo), cerca de 52 horas após o Columbia ter sido içado a bordo do porta-aviões, tornando a viagem marítima apenas 6 horas mais curta do que a viagem da órbita lunar até à amaragem.

Milhares de pessoas entusiasmadas aguardava e saudaram o navio. O comandante do Hornet, Capitão Carl J. Seiberlich, acompanhado pelo Almirante John S. McCain, Comandante-Chefe do Comando do Pacífico, pelo Governador do Havai, John A. Burns, e pelo Presidente da Câmara de Honolulu, Frank F. Fasi, presidiu a uma breve cerimónia de boas-vindas que incluiu leis de flores havaianas, música de ukulele e dançarinas de hula.

Logo de seguida, o MQF foi descarregado por grua para um camião de caixa aberta que o aguardava e, de seguida, levado para a Base Aérea de Hickam, nas proximidades, onde foi carregado num Starlifter C-141, com destino à Base Aérea de Ellington, em Houston. "Viajaram diretamente, dentro do MQF", explicou a historiadora da ciência e curadora da coleção Apollo do Museu Nacional do Ar e do Espaço, Teasel Muir-Harmony. "No Texas, foram transportados dentro do MQF para o Laboratório de Recepção Lunar. As suas mulheres aguardavam-nos lá, vestidas de vermelho, branco e azul."

Tradução livre do texto de Adam Voiland, em NASA Earth Observatory, 24.JUL.2025

 

 


Mensagem anterior por data: [Histport] FW: EPPIC Encontro Nacional_Extensão de prazo para submissão de propostas Próxima mensagem por data: [Histport] O Ideário Patrimonial 21 (2025)
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Deuses e Demónios da Medicina Próxima mensagem por assunto: [Histport] DGARTES e Centro de Estudos de Teatro colaboram no incentivo à implementação de projetos de arquivo nas áreas artísticas da dança, do teatro e de cruzamento disciplinar