Lista histport

Mensagem

[Histport] MNConimbriga | Concerto MISATANGO – Martin Palmeri | 17 Set | 20:30

To :   archport <archport@ci.uc.pt>, museum <museum@ci.uc.pt>, histport <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] MNConimbriga | Concerto MISATANGO – Martin Palmeri | 17 Set | 20:30
From :   Comunicação MNC-MN <comunicacao.mnconimbriga@conimbriga.pt>
Date :   Mon, 15 Sep 2025 15:17:37 +0000

MUSAS | Festival das Artes de Conimbriga
Concerto MISATANGO – Martin Palmeri
17 Set 2025 | 20:30
João Gentil –badoneon
Lara Martins - soprano
Coro Coimbra Vocal Ensemble de cordas OCC
Martin Palmeri -Piano e direção


MisaTango ou Misa a Buenos Aires, foi composta pelo argentino Martín Palmeri, entre setembro de 1995 e abril de 1996. Teve a sua estreia a17 de agosto de 1996 no Teatro Broadway em Buenos Aires.  Tem sido interpretada em todo o planeta e em diversos festivais com destaque para  o Festival C’est pas Classique (2014 ) em Nice, França, ou  no  Carnegie Hall de Nova York sob a regência de Martín Palmeri ( 2016), no entanto,  o seu enorme  êxito deu-se  por ter sido escolhida , para homenagear o Papa Francisco (2013), numa referência às suas origens argentinas. O  concerto realizou – se na Igreja de Santo Inácio de Loyola, durante o Festival Internacional de Música e Sacra. Arte no Vaticano.

No dia 17 de Setembro, será interpretado no Palco das Termas do aqueduto, integrado na 6ª edição do Festival Musas, no Museu Nacional de Conimbriga.

O Ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro, o Coro Coimbra Vocal, a Soprano Lara Martins , João Gentil no  bandoneon, Rodrigo Teixeira no Piano e direção do compositor Martin Palmeri. 


A partir de duas experiências musicais importantes na minha história musical pessoal – compor  tangos e dirigir coros -  surgiu a ideia de escrever uma obra que de alguma forma integrasse essas duas experiências que se desenvolveram de forma independente. Sempre foi minha intenção arranjar tango para grupos corais, tentando manter a “essência” do gênero. (…) . o meu objetivo nesta composição foi manter a linguagem harmônica, os ritmos, os desenhos melódicos e todas as características do tango dentro da partitura orquestral, permitindo assim que o coro tivesse total liberdade para apenas “cantar a missa”. A decisão de usar o texto latino poderia ser explicada pela importância  da língua latina ao longo dos séculos (…)  Mas devo dizer que a minha decisão também carrega o peso da minha exigência estética: o latim confere à obra uma qualidade reservada e esotérica que, do meu ponto de vista, tem muito a ver com o tango - especialmente com o tango progressista. Martin Palmeri


Concerto com entrada Gratuita (por ordem de chegada).


Saudações Conimbrigenses
COMUNICAÇÃO

       

MUSEU NACIONAL DE CONÍMBRIGA

Rua Professor Vergílio Correia s/n | 3150-220 Condeixa-a-Velha | Portugal | (+351) 239 949 110 


www.museusemonumentosdeportugal.pt         

www.conimbriga.pt                                                                                      

                    




Mensagem de acordo com o Artigo 22º do Decreto-Lei nº 7/2004, de 7 de Janeiro - Regulamento Geral de Proteção de Dados da EU, informamos que os e-mails serão exclusivamente para envio de informação do Museu Nacional de Conímbriga, sem nunca passar essa informação a terceiros. 

Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta mensagem colocando a palavra “Remover” no assunto.  



Mensagem anterior por data: [Histport] N° 29 da revista do Arquivo Municipal de Loulé Próxima mensagem por data: [Histport] Hoje | Ciclo Luso-Italiano | Conferência: "Os Primeiros Italianos na Madeira: Dos Perestrello aos Lomelino"
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Memórias de trazer por casa: uma iniciativa do programa Memória para Todos | participe Próxima mensagem por assunto: [Histport] MNConimbriga | Conferência “Os direitos humanos da Antiguidade Clássica à Pós-Modernidade: relâmpagos, trovões e lampejos”