Lista histport

Mensagem

[Histport] AMANHÃ - «Santa Isabel, Infanta de Aragão, Rainha de Portugal» | 16:30 | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] AMANHÃ - «Santa Isabel, Infanta de Aragão, Rainha de Portugal» | 16:30 | Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Fri, 26 Sep 2025 08:46:54 +0100

image.png

Sinopse
«Várias das antepassadas da Infanta Isabel de Aragão – nascida por volta do ano de 1270 - tinham sido canonizadas ou consideradas santas, sendo a mais conhecida e mais venerada Santa Isabel da Hungria ou da Turíngia. Tudo indica que a Infanta foi educada segundo o modelo dessas suas familiares, mas foi depois de casar com o rei D. Dinis de Portugal em 1282 que as suas ações pias começaram a ganhar fama popular pela continuada prática da caridade para com os pobres e os doentes, pela fundação de instituições religiosas e de beneficência, e por lhe terem sido atribuídas qualidades taumatúrgicas. Depois do seu falecimento, a escrita de uma crónica hagiográfica veio acompanhar e acentuar um crescente culto popular, a princípio limitado à região de Coimbra, em cujo Mosteiro de Santa Clara a rainha fora sepultada.
Apesar de, desde cedo, ter havido vontade de a ver canonizada, o processo demoraria quase três séculos a ser concretizado. Antes disso, porém, a rainha Isabel tornou-se Beata da Igreja Católica em 1516 por Leão X e, finalmente, em 1625 foi incluída na hagiologia católica, como Santa Isabel de Portugal, por deliberação do Papa Urbano VIII.».

«Manuela Santos Silva é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigadora Integrada do Centro de História da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Investigação “Estudos de Corte e Diplomacia”. Também colabora com o Instituto de Estudos Medievais da NOVA/FCSH, 
instituição onde, aliás, fez a sua Licenciatura em História e o Mestrado em História Medieval, antes de se Doutorar na mesma área, já na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Enquanto investigadora tem trabalhado ultimamente sobre as origens da monarquia no período medieval, nomeadamente refletindo sobre questões de género relacionadas com este regime e a criação das sociedades de corte, mas, concomitantemente, na investigação sobre instituições das sociedades medievais, a ordenação do espaço social e, de uma forma geral, a organização da sociedade entre os períodos XII e XV.
Tem mais de uma centena de textos publicados em Português, Espanhol e Inglês e mais de duas centenas de apresentações orais em um grande número de países da Europa, América do Norte e Brasil.
Com Ana Maria S. A. Rodrigues e Isabel dos Guimarães Sá, coordenou a coleção “Rainhas de Portugal” em 18 volumes, publicada por Círculo de Leitores e Temas e Debates, e com a mesma Ana Maria S. A. Rodrigues e Ana Leal de Faria, a coleção “Casamentos da Família Real Portuguesa, em 4 volumes, publicada pela mesma editora.».

Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Mensagem anterior por data: [Histport] Reabertura das Grutas de Alvito Próxima mensagem por data: [Histport] A entrevista com Marco Neves
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Convite - «Santa Isabel, Infanta de Aragão, Rainha de Portugal» | 27 de setembro | 16:30 | Entrada livre. Próxima mensagem por assunto: [Histport] Convite - «Segismundo Ramires Pinto - 60 anos de ciência, arte e cultura» | 23 de abril | 15h00 | Auditório Adriano Moreira & Zoom | Entrada livre.