O Museu de Lisboa convida para a inauguração da exposição temporária «Machado de Castro em Lisboa: O Laboratorio de Escultura», no próximo dia 10 de maio, às 18H, na Sala dos Fundos do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta.
Escultor régio desde 1782 e líder de um Laboratório de Escultura onde se implementou uma metodologia inovadora de aprendizagem e prática artística, Machado de Castro concebeu o programa escultórico da Basílica da Estrela e foi o primeiro autor do projeto escultórico do Palácio da Ajuda, tendo ainda sido responsável por um conjunto alargado de obras em Lisboa durante os reinados de D. Maria I e D. João VI.
No momento em que se completam 200 anos sobre o falecimento do escultor, a exposição «Machado de Castro em Lisboa: O Laboratório de Escultura» conta a história complexa de conceção e realização da estátua equestre de D. José e revisita a ampla produção artística deixada na capital por esta figura tão carismática quanto polémica, derradeiro escultor barroco num tempo de mudança. |