Em mensagem anterior estava indicada a data de 3 e 4 de Outubro para o Encontro Internacional nela referido.
Poderia ser para testar a atenção dos destinatários. Mas não: foi lapso. É mesmo 3 e 4 de Setembro, conforme consta do cartaz, aqui enviado de novo.
Tudo o resto está certo.
----- Mensagem encaminhada de Luís Raposo <3raposos@sapo.pt> -----
Data: Mon, 27 Jun 2022 15:50:50 +0100
De: Luís Raposo <3raposos@sapo.pt>
Assunto: [Museum] Desenvolvimento Comunitário e museus-não-museus, Fundão, 3 e 4 de Outubro de 2022
Para: museum <museum@ci.uc.pt>
Desenvolvimento Comunitário e museus-não-museus
3 e 4 de Outubro 2022 Centro de Estudos do Território e Património Cultural
Museu Arqueológico Municipal Jose Monteiro
ICOM Europa
Fundão
(ver cartaz junto, com lista de oradores convidados; haverá também transmissão por Zoom)
Existem no mundo cerca de 100 mil museus. Ou talvez mais do dobro, se lhe juntássemos todas as formas que deles nem sequer guardam o nome. Nos últimos anos, o ICOM discutiu vivamente uma nova definição de museu, que deverá ser adotada durante a Conferencia Mundial a ter lugar em Praga, em final de Agosto. Tudo indica que a nova definição falará pela primeira vez em “comunidades” – e também em acessibilidade, inclusividade, diversidade e sustentabilidade. Serão as maiores inovações desde que em 1974, por influência da chamada Carta de Santiago, cujo cinquentenário agora celebramos, se falou pela primeira vez em “serviço da sociedade”.
A nova definição de museu do ICOM vem confirmar a importância de numerosas modalidades de museus diferentes dos tradicionais: de comunidade, de território, ecomuseus, extensivos, etc. Mas continuarão sempre a existir campos de fronteira entre o “ser museu” e o “não ser museu”. Importará, todavia, esta distinção a muito mais do que profissionais e administrações dos museus? Talvez não. Tendo em conta o objetivo do desenvolvimento e do empoderamento comunitários, pouco importam os caminhos, que serão sempre plurais, desde que se saiba quais os destinos visados.
De tudo isto falaremos neste Encontro Internacional, com “casos de estudo” e propostas concetuais, onde também refletiremos pela primeira vez sobre a nova definição de museu do ICOM, acaba de adotar uns dias antes, e as suas implicações para o desenvolvimento comunitário.
----- Fim de mensagem reenviada -----
|
cartaz_br.jpg
Description: JPEG image
Mensagem anterior por data: [Museum] MMConimbriga-MN | Atividades | Próxima mensagem por data: [Museum] Objeto e Energia: gestão do objecto em Património |
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Desenvolvimento Comunitário e museus-não-museus, Fundão, 3 e 4 de Outubro de 2022 | Próxima mensagem por assunto: [Museum] Destaques patrimonio.pt: AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021 |