Relativamente à Mensagem n.º 22938, de 4 de setembro 2022, que se referia à questão do modo como ocorrem as passagens entre os níveis de complexidade
entre as cinco variáveis do «modelo de compreensão do comportamento humano», recebi vários pedidos de esclarecimento. Aos quais respondo do seguinte modo:
Ao ser possível discernir aqueles sete modos, através dos quais se processa a percepção-representação de um Objeto-Facto na cognição ...
... Foi possível demonstrar que, para a cognição, neste processo heptadimensional de percepcionar a Realidade, não há uma descontinuidade entre um «objeto IT» e um «objeto BIT». Essa
ilusão de descontinuidade e de oposição (entre «material vs imaterial», «coisa vs informação», ou entre «tangível vs intangível») deriva de uma escolha de algum dos sete tipos de
objetos pelos quais a realidade se metamorfoseia na cognição, que misturada, sem consciência, com a de outros desses sete tipos.
De facto, trata-se de «Objetos de objetos, de 1 a 7».
A principal consequência desse facto, e o contributo mais importante deste «modelo do ciclo de um objeto na cognição», foi permitir compreender que a «redução da Realidade a formas» foi o processo
pelo qual os níveis de complexidade anteriores foram transformados em signos para uma linguagem (e um controlo) de nível de complexidade superior. Foi isso que operou a passagem entre as
Variáveis 1 a 5 – do nível físico e biológico herdado, ao nível individual cognitivo e comportamental, até ao nível social e coletivo, e depois, cultural. E, finalmente, ser capaz de reinvestir o
nível de complexidade cultural na própria modificação da condição biofísica herdada.
Assim sendo, este «modelo de compreensão do
ciclo de um objeto-facto na cognição» fornece uma descrição empírica (quiçá, uma explicação) para a
Origem da Linguagem e da Escrita. Concretamente,
Seja como for, volta a ser um caso (fenómeno) que coincide com as passagens entre os cinco níveis de complexidade –
variáveis 1 a 5, mais o retorno-reinvestimento da variável 5 na
variável 1 – formuladas no novo «modelo de compreensão do comportamento humano».
Pedro Manuel-Cardoso
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